27/04/2015

Caixa vai financiar apenas 50% do imóvel usado

Foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular

Fonte: Revista do ZAP

Após modificar a taxa de juros do financiamento imobiliário, a Caixa Econômica Federal anunciou que, a partir de 4 de maio, vai financiar apenas 50% do imóvel usado adquirido com recursos da poupança.

mudança de casa
Cota de financiamento de imóveis usados, apenas para operações com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), vai passar de 80% para 50%

+ Caixa aumenta taxa de juros do financiamento imobiliário

+ Feirão da Caixa 2015 – Veja locais e datas do evento

Em nota, a Caixa informou que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular – operações do Minha Casa Minha Vida e recursos do FGTS. A Caixa reforçou que essas modalidades não tiveram alteração.

O que muda

A cota de financiamento de imóveis usados, apenas para operações com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), vai passar de 80% para 50% nas operações do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).

De acordo com Daniele Akamine, sócia-diretora da Akamines Negócios Imobiliários, a nova medida não deve afetar os demais bancos num primeiro momento, o que pode ser vantajoso para os compradores. Com a alteração, as instituições financeiras estarão em um patamar de igualdade competitiva com a Caixa.

Segundo a especialista, o ritmo de financiamento nos últimos anos não acompanhou o da captação da poupança, ou seja, não há mais recursos para empréstimos. Segundo dados do Banco Central de fevereiro de 2014, até o mesmo mês deste ano, as concessões de crédito imobiliário cresceram enquanto a captação líquida da poupança ficou negativa.

“Esse é um mal que irá atingir a todos os bancos, mas principalmente a Caixa, que é a que mais empresta”, analisa Daniela.
+ Saiba o que perguntar no estande vendas para não errar na compra

+ Ferramenta informa o preço estimado do seu apartamento

+ Confira quais cuidados tomar ao investir em um imóvel para locação

+ Veja o que fazer em seu apartamento após a entrega das chaves

+ Título de capitalização pode ser oferecido como garantia locatícia

 + Saiba como declarar imóvel no imposto de renda 2015

+ Entenda a regra das bandeiras tarifárias na conta de luz 

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

4 Comentários

  1. Estou apavorada com essas medidas que a cada dia dificultam a classe média, pois são medidas que não só prejudicam a nós compradores como também aos profissionais do mercado imobiliário. Isso vai continuar assim mesmo? Não há um meio de estancar as mazelas dessa SENHORA em nossa vidas?

  2. tenho um amigo que gostaria de passar o financiamento do apto pra mim, posso usar meu FGTS, como parte de 50%, já que o imóvel e usado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.