15/12/2015

Calculadora FipeZAP mostra se compensa comprar ou alugar um imóvel

Ferramenta mostra até quanto vale pagar por mês no aluguel e quando é hora de entrar em um financiamento

Fonte: Revista do ZAP

Ferramenta inédita e gratuita informa até quanto vale a pena pagar por mês no aluguel e quando é hora de entrar em um financiamento

 

Na hora de buscar um lugar para morar, muitas pessoas têm dúvida do que é mais vantajoso: alugar ou comprar um imóvel. Para facilitar a decisão, uma nova ferramenta, criada pelo ZAP em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), revela ao usuário o que vale mais a pena. O sistema é capaz de informar até quanto vale a pena pagar por mês no aluguel e quando é hora de entrar em um financiamento.

Como funciona? A Calculadora FipeZAP apresenta o valor máximo que vale a pena pagar pelo aluguel ao mês, de acordo com as informações preenchidas pelo usuário. O sistema faz a análise para imóveis nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A calculadora considera que os preços de venda e de locação dos imóveis variam 6% ao ano e que os imóveis se depreciam a uma taxa de 1% ao ano, o que equivale dizer que o consumidor precisa desembolsar em torno de 1% de todo seu investimento por ano com manutenção do imóvel.

Para fazer as contas, a calculadora computa em cada instante qual é o valor efetivamente gasto tanto na opção de compra quanto na opção do aluguel. Os cálculos são completos e levam em consideração a taxa de juros do financiamento imobiliário, os custos com cartórios e seguro fiança, entre outros fatores.

A  ferramenta também contribui para o trabalho de vendedores e de investidores do mercado imobiliário na hora de orientar seus clientes.

Leia mais:

ZAP lança ferramenta que informa o preço estimado do seu apartamento

Advogada esclarece dúvidas de leitores sobre mercado imobiliário

Veja o que não pode faltar no contrato de compra do imóvel

Saiba quais as opções de financiamento imobiliário

2 Comentários

  1. O que deve ser informado no campo “Taxa de juros de investimentos alternativos”? Essa taxa é a.a ou a.m?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.