11/01/2010

Carnê do IPTU começa a chegar às residências

Fonte: Revista ZAP
IPTU virá até 45% mais caro (Foto: Divulgação)
IPTU virá até 45% mais caro (Foto: Divulgação)

O Ano Novo mal começou e as contas já começam a dar o ar da graça. Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para 2010, por exemplo, começam a ser distribuídos pela Prefeitura de São Paulo no dia 14. No Rio de Janeiro os boletos começaram ser entregues no dia 8. O prazo para o contribuinte receber em casa é de cinco dias após a postagem.

O primeiro boleto vence no dia 1º de fevereiro em SP. Já no Rio o vencimento para os carnês com final de 0 a 5 será no dia 5 de fevereiro, e os carnês com final de 6 a 9 vencem no dia 8. Quem não receber o carnê terá prazo para requerer a segunda via nas subprefeituras, nos postos da Secretaria municipal de Fazenda ou pela internet.

AUMENTO – O imposto deste ano virá com um aumento de até 45% em São Paulo. No Rio de Janeiro o reajuste será de 4,18%. Se o contribuinte não concordar com o valor do imposto, pode fazer uma reclamação na Secretaria de Finanças em até 90 dias do vencimento da primeira parcela.

Para isso, será necessário juntar cópias de documentos pessoais (RG e CPF), da notificação de lançamento do IPTU e de documento de propriedade do imóvel, além de formulário próprio da prefeitura, que pode ser obtido pelo site.

Todos os documentos citados devem ser entregue pessoalmente ou por procurador na Secretaria de Finanças, no Vale do Anhangabaú, 206, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, ou, para imóveis residenciais, nas subprefeituras.

Quem optar por pagar o IPTU à vista terá desconto de 6% em SP e 7% no Rio. Para isso, basta quitar o imposto até a data de vencimento da primeira parcela. Do contrário, o contribuinte poderá quitar o débito em 10 vezes.

LEIA MAIS:

ÁREA ALAGADA TERÁ IPTU MAIOR

IPTU É O QUE CHEGA COM O MAIOR AUMENTO

6 Comentários

  1. É vergonhoso como todas as instâncias de governo no Brasil são tão gananciosas para um retorno à população tão pífio. A impressão que tenho – e sei que não estou sozinho – é que estamos sempre financiando – estamos em ano eleitoral, lembram-se? – campanhas que só fazem manter esquemas políticos viciados, se é que temos direito a uma livre opinião.Qualquer aumento de IPTU ou até mesmo a manutenção de qualquer taxa ou imposto neste país nos níveis atuais são realmente repugnantes e inaceitáveis.Que os governos demonstrem antes para que vieram, que cumpram suas promessas de campanha sem discursos demagógicos e falsas inaugurações. Chega de papo furado.Admiro-me do povo paulistano calar-se diante de tamanho disparate – tanta tragédia evitável com boa vontade política e o preço disso recai sempre sobre o povo, multiplicado muitas vezes o seu custo.Lamentável!

  2. No caso do carnê chegar em casa é muito bom.Mas o aumento que vem cada vez mais crescendo não tem logica tem que ter um explicação.

  3. o PRINCIPAL eles não disseram..o PORQUÊ desse aumento de até 45% com uma inflação de 6~8% ao ano…tá certo que o presidente deste país decide fazer todas as medidas não-populares, ao final do seu mandato… e com isso.espreme ainda mais a classe média (que é a que mais sofre com essas coisas no país).porque favelas e sem-terra, quase não sabem o que é IPTU…POR QUE desse aumento?.e fugindo ao tópico:Por que todos os ítens alimentícios que fogem ao extremamente necessário para o consumo, são sobretaxados?.e agora o projeto de lei dos direitos humanos vs censura….cadê o pessoal fazendo passeata na rua p/ reclamar disso?ou será q p/ eles é só importante passeata de legalização de substancias, ou orgulho de opção sexual?.espero que drogas, sexo e rock n” roll não sejam mais prioridade do que liberdade de veículos de comunicação e superfaturação de impostos..

  4. mais caro pra pegar dinheiro$$$ pra colocar nas reformas e contruções pra copa e olimpiadas ai ficamos sem educação sem saúde sem seguranaça e sem um salário mínimo digno e tudo sobe combustível passagens de ônibus alimentos enchentes esse é nosso país injusto

  5. Moro em um apartamento de 2 dormitório,e nãcfor dauantia que pago de iptu, estou morrendo de mêdo,pois este ano tem um aumento absurdono ano de 2009 paguei 100 reais por mês quer dizer 1000 reais no ano, a imobiliária não da o documento de iptu para as pessoas do prédio para ver então pagamos este absurdo sem saber se é real este pagamentoEu gostaria de saber como fazer esta reclamação?Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.