30/10/2006

Casa de taipa: sintonia entre homem e natureza

Fonte: O Estado de S. Paulo

Imóveis construídos a partir da terra tirada do solo, sem utilizar tijolos, resistem ao tempo e mantém viva tradição milenar

Quem entra no aconchegante sobrado de estilo rústico construído pelo arquiteto Paulo Montoro, em Itapecerica da Serra (SP), não imagina que o imóvel foi construído sem um único tijolo. Todas as paredes foram feitas utilizando apenas terra retirada do próprio solo. Esse tipo de construção, conhecida como casa de taipa, oferece diversas vantagens e aos poucos deixa de ser usada apenas em habitações populares para conquistar também um público mais exigente, em busca de qualidade de vida e equilíbrio ecológico.

Montoro conta que já fez projetos de casa de taipa para clientes que desejavam um lugar agradável para passar o fim de semana e outros imóveis para uso do próprio arquiteto. “É um erro achar que a taipa é só para casas populares”, afirma. Segundo Montoro, o sistema construtivo oferece diversas vantagens. “Você pode pegar a matéria-prima no próprio local da obra, com custo zero, e ainda utilizando apenas recursos naturais, que não poluem nem agridem a natureza.” Além disso, o arquiteto explica que a terra ajuda a conservar a temperatura no interior do imóvel, mantendo os ambientes frescos no calor e aquecidos no inverno.

A resistência das paredes, construídas com pelo menos 30 centímetros de espessura, é outro ponto forte apontado por Montoro. “Existem construções desse tipo erguidas há séculos e que continuam em perfeito estado.” Nem mesmo a chuva é capaz de fazer a terra das paredes se desmanchar, garante o arquiteto.

Montoro explica que existem mais de 20 tipos diferentes de técnicas de construção com terra crua. A maior parte utiliza apenas terra do solo e algum estabilizante (areia ou cal) para dar maior resistência às paredes.

Para divulgar as vantagens desse tipo de construção, Montoro e um grupo de arquitetos e engenheiros fundaram a Associação Brasileira dos Construtores com Terra (ABCTerra), uma organização não-governamental criada em 1997 que desenvolve pesquisas e realiza estudos sobre o tema. A entidade comercializa cartilhas sobre as técnicas construtivas e fornece informações aos interessados pelo telefone (11)3887-5692.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.