11/08/2015

Casa do futuro tem cômodos que mudam de lugar

Controlado por automação, cômodos podem ficar voltados para interior da casa ou para rua

Fonte: Redação

Casa tem cômodos móveis que giram em até 90º de acordo com a vontade do proprietário. Residência de sete andares fica em Teerã.

Com frequência, projetos inovadores ganham status de “casas do futuro” e dão uma palhinha do que os imóveis poderão se tornar nos próximos anos. Proporcionando a mobilidade de três ambientes – verdadeiros cômodos giratórios –, os arquitetos do escritório iraniano Nextoffice também trouxeram mais uma característica que pode estar presente nos lares dos próximos tempos.

 

Cômodos podem mudar de lugar para receber iluminação solar (Foto: Parham Taghioff)
Cômodos parecem caixas de madeira e podem ser expandidos para fora de casa (Foto: Parham Taghioff)

+ Projetos de arquitetura conservam árvore dentro de casa 

+ Casa feita em impressora 3D pode virar realidade

Já pensou poder rotacionar a face de um quarto de acordo com a estação do ano, recolhendo o ambiente durante o inverno e expandindo a estrutura no verão? Pois isso é possível para os moradores da Sharifi-ha House, em Teerã.

Com 1400 m², a casa já impressiona por sua magnitude. O que torna o projeto único, no entanto, é a possibilidade de girar em até 90º alguns ambientes: uma das salas do primeiro andar, dedicada ao café da manhã; o quarto de hóspedes do segundo piso; e o escritório do terceiro andar.

 

foto_Parham-Taghioff_2
No inverno, ambientes podem ser recolhidos (Foto: Parham Taghioff)

Quando virados para a rua, os cômodos liberam espaço e ampliam a ventilação natural e o terraço em cada piso, que pode ser utilizado em dias quentes. Ao serem rotacionados para o interior, contudo, os ambientes – que se assemelham a caixas de madeira – proporcionam o recolhimento que o inverno exige. E tudo é controlado por automação.

Ao todo, o imóvel possui sete andares. Os dois andares do subsolo receberam a sala de ginástica e outros espaços de convivência, para jogos de bilhar, por exemplo. Garagem e ambiente dos empregados ficam no térreo. O primeiro e o segundo pisos, por sua vez, abrigam estar, cozinha e espaço para o piano. Já nos dois andares superiores, localizam-se os quartos e os banheiros, assim como uma segunda cozinha.

 

+ Charmosa, casa container pode custar a partir de R$ 100 mil

+ Casa sobre rodas, motor home pode ser até dobrável

+ Móveis inteligentes transformam um ambiente em cinco. Assista ao vídeo

+ Apartamentos pequenos exigem truques de decoração

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.