02/08/2012

Casa eco-friendly desenvolvida por universitários brasileiros vai a competição na Espanha

Casa eco-friendly desenvolvida por universitários brasileiros vai a competição na Espanha

Fonte: Revista do ZAP

Chamada de Ekó House, a casa se abastece de energia solar, água da chuva e tem iluminação natural

O projeto de uma casa sustentável, desenvolvido por alunos da UFSC e da USP, será o único representante das Américas e do Hemisfério Sul em uma competição internacional que acontece em setembro de 2012 na Espanha. Chamada de Ekó House, a casa se abastece de energia solar, água da chuva e tem iluminação natural.

Divulgação

A inspiração para a Ekó House veio da tradição dos índios Tupi-Guaranis. O nome Ekó em tupi-guarani significa “viver” ou “maneira de viver”. Como explica o site oficial do projeto, a Ekó House “compartilha com a cultura Tupi-guarani a importância do Sol como o principal regulador da vida na Terra”. As duas dão destaque à integração entre os ciclos da vida humana e da natureza.

Divulgação
















A estrutura da Ekó House foi pensada com base nas necessidades de organização modular, eficiência de montagem e transporte. Foram usados painéis de madeira em módulos constituídos de estrutura de vigas e pilares de madeira, painéis de OSB e cabos de aço pré-esforçado.

Divulgação
















As varandas da casa mudam ao longo do dia e da época do ano, se adaptando a diferentes usos e climas. Quando fechadas, elas criam um ambiente mais íntimo. Quando abertas, elas integram os ambientes interno e externo, além de permitir a entrada da luz e do calor do sol.

Divulgação
















A energia usada para o funcionamento da Ekó House é obtida por meio de painéis fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica. A casa utiliza um vaso sanitário seco que faz a compostagem de forma eficiente. O mobiliário da cozinha ajuda na separação de resíduos com um espaço específico para cada tipo.

A Ekó House concorre com outros 19 projetos no Solar Decathlon Europe de 2012. A competição, que acontece em Madri (Espanha) em setembro de 2012, é realizada entre diversas universidades do mundo e promove a pesquisa e o desenvolvimento de casas sustentáveis e eficientes.

 

Leia mais:
>> Dicas para tornar sua casa mais sustentável
>> Sustentabilidade: contêineres reutilizados se tornam imóveis residenciais e comerciais
>> Tendência verde: empresas investem em construções de baixo impacto ambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.