Quando ainda residia no antigo apartamento, em Gramado, no Rio Grande do Sul, o casal de proprietários com duas filhas adolescentes já ansiava construir uma casa aconchegante e contemporânea em condomínio fechado na cidade serrana. Passados dois anos entre projeto e obras, a residência sonhada virou realidade no projeto arquitetônico assinado por Lívia Bortoncello, configurado com elementos inspirados na arquitetura americana.
Eles queriam uma casa moderna que tivesse bastante luz e área de jardim livre, mas ressaltaram que não gostariam do tradicional rústico serrano. Então, fizemos um projeto em estilo americano, com telhado inclinado de concreto, molduras suaves nas janelas e pé-direito duplo no hall explica Lívia, cuja obra foi executada pelo engenheiro Ricardo Peccin.
Com 360 metros quadrados, a moradia de alvenaria mostra reboco levemente arranhado, pintado com tinta acrílica em tom off-white. Estruturado com laje de concreto inclinada, o telhado tem cobertura com telhas planas de mesmo material, fixas em barrotilhos de madeira. Soluções para o conforto térmico da morada também foram priorizadas no projeto.
Roseiras arbustos, russelias vermelhas (conhecidas popularmente como flor-de-coral) e heras foram algumas das espécies eleitas para cobrir o muro de basalto que delimita o pátio de fundos da residência, com esquadrias do piso superior destacadas por guarda-corpo de metal.
Placas de cimento e mosaico de pedra portuguesa e basalto formam o caminho semicircular que conduz à garagem e à porta de entrada recurso que facilita a chegada de visitantes em dias de chuva. Molduras brancas no contorno das janelas reafirmam o estilo proposto para a moradia.
Usamos esquadrias de PVC com vidros duplos, manta térmica sob o telhado, calefação central e paredes de tijolos duplos salienta a arquiteta.
No paisagismo criado pela arquiteta paisagista Susana Nedel, a entrada da casa é demarcada pelo caminho semicircular, de placas cimentícias e mosaico de pedra portuguesa e basalto. Com forração de grama-esmeralda, o jardim tem como estrelas do cenário plantas topiadas (podadas em formatos específicos) e coníferas, que exalam um aroma cítrico.
Usamos plantas adequadas ao clima frio, como ciprestes velas para formar um volume com a casa e plantas podadas, como as azaleias e os buxos diz Susana.
Contornadas por grama-esmeralda, placas de cimento de 1m x 1m compõem o piso do estar da lareira externa. Móveis de fibra sintética ampliam o conforto no jardim, adornado ainda por lavandas, jasmins, liriopes, murtas, agapantos e camélias.
Paisagem e bem-estar
A piscina não era prioridade. Eles queriam mais espaço livre e privacidade, mas sem tirar a vista diz a arquiteta paisagista Susana Nedel, ao explicar a escolha pelo recanto com lareira externa no pátio de fundos da residência.
Estar com lareira a gás ou sofás sob o pergolado convidam a momentos de contemplação junto ao jardim. No deque, a banheira do spa oferece espaço para pais e filhas relaxarem em família.
Estruturado em alvenaria e tijolos refratários, o aparelho a gás proporciona conforto térmico ao estar, ambientado por sofás de fibra sintética. Próximo dali, um pergolado com estrutura metálica e cobertura de vidro, de 22 metros quadrados, oferece outro espaço aprazível com sofás próprio para os dias de chuva.
Na lateral, outro pergolado, com deque de madeira ipê, acolhe um spa para o relaxamento da família e uma mesa para degustar o chá ou café da manhã junto à natureza. Ali, uma pequena horta com ervas, hortaliças e temperos exala agradável aroma.
Panos de vidro nas laterais da porta garantem luminosidade ao hall, ambientado com espelho bisotado e pufes Barcelona.
Lambri branco em MDF laqueado na parede e pé-direito duplo são detalhes na entrada da casa que caracterizam o estilo americano proposto pelo projeto arquitetônico.
Visual clean
Em sintonia com a pintura da fachada da residência, a área interna também mostra a neutralidade do branco no projeto de interiores da arquiteta Lívia Bortoncello. No living de 60 metros quadrados, a cor surge na marcenaria, no piso e no teto para contribuir com a luminosidade desejada pelos proprietários.
O casal queria uma área social com ambientes agradáveis e bastante iluminada. Então, trabalhamos com esquadrias amplas, tons suaves e integramos o estar com o jantar. E, por se tratar de uma moradia serrana, projetamos a lareira para aumentar o conforto em dias frios explica Lívia.
Em contraste com o predominante branco presente no porcelanato do piso, no mármore da lareira e na laca da marcenaria , as paredes mostram tom fendi-claro, conferindo aconchego visual aos espaços. Feita em conjunto com a proprietária, a decoração combina peças contemporâneas, como a mesa de centro de vidro e aço inox, com outras clássicas, a exemplo das poltronas de seda rústica também utilizadas no estar.
Para não deixar o assador ou o gourmet sozinhos na hora do preparo do assado ou das receitas, churrasqueira, cozinha e copa se integram em um ambiente único, de 25 metros quadrados. Ali, o destaque fica por conta da mesa Saarinen de mármore branco e das cadeiras de couro preto. Na cozinha, o branco e o aço inox enfatizam o visual limpo, em parceria com os puxadores de alumínio tipo cava.
Leia mais
>> Luxo de decoração na Serra Gaúcha
>> Compre uma casa em Gramado