20/07/2012

Casa em harmonia: utilize o Feng Shui para provocar mudanças positivas na sua vida

Casa em harmonia: utilize o Feng Shui para provocar mudanças positivas na sua vida

Fonte: Revista do ZAP

A técnica milenar pode proporcionar o equilíbrio das energias que existem nos ambientes do seu lar, trazendo prosperidade, saúde e muitos outros benefícios

Ao levar em conta cores, formas e objetos, o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes que existe há mais de quatro mil anos, pode trazer muitos benefícios para a sua casa. Os consultores do método equilibram as energias de um imóvel, valorizando os seus potenciais mais favoráveis.

“O Feng Shui não é magia e não elimina todos os desafios da vida. Mas é uma ferramenta que podemos utilizar para maximizar as coisas boas e minimizar os obstáculos impostos a nós por influências negativas de nosso ambiente”, esclarece a consultora Lucimara Stráda.

>> Saiba como montar um espaço zen em casa

Para entender o Feng Shui, faça um simples exercício: feche os olhos por apenas alguns instantes e tente imaginar o fluxo de um rio passando por dentro da sua casa, sendo que a porta de entrada representa a nascente e os outros ambientes são os seus afluentes. Na sua visão, há algum móvel que poderia estar interrompendo o caminho da correnteza?

De acordo com a consultora Lucimara Stráda, para o Feng Shui, o Chi (ou Qi), nossa ‘força energética vital’, pode ser comparado à correnteza de um rio que flui pelo nosso lar. Sendo assim, quando visualizamos a nossa casa integralmente, precisamos observar a disposição dos móveis e organizá-los de forma que a energia possa percorrer todos os ambientes, sem obstáculos.

A consultora Edma Ribeiro Pacheco explica que as energias são invisíveis, mas se comportam como se fossem matéria. “Se deixamos alimentos parados e fechados por muito tempo, eles criam mofo e se deterioram. As energias também são assim, só que a gente não vê”, garante. Nos lugares em que objetos e móveis ficam estagnados e acumulados, a energia também fica estática. O Feng Shui é utilizado, então, para harmonizar esses ambientes, fazendo com que a energia flua.

Por onde andam as energias?
Edma e Lucimara utilizam a técnica aplicada pela escola de Feng Shui tradicional chamada Xuan Kong Fei Xing, conhecida como Escola das Estrelas Voadoras, que se baseia na metafísica chinesa. Assim, conforme orienta Edma, a partir da data de construção ou habitação da casa e de um direcionamento magnético, estabelecido com uma bússola regular ou com a Luo Pan – uma bússola especial que possui 24 anéis –, é possível determinar a sua frente energética, ou seja, por onde entram as energias. Além disso, todas as casas têm oito divisões, levando em conta os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste, noroeste e assim por diante). Em cada um desses espaços, o Chi, elemento fundamental para o Feng Shui,  tem qualidades e características distintas.

As energias Yin e Yang também estão presentes nesses setores, mas elas podem não ser benéficas em determinados espaços. Por isso a importância do diagnóstico dos consultores de Feng Shui, que podem encaminhar os ajustes necessários para equilibrá-las da melhor forma, conforme explica Edma. Em um dormitório, por exemplo, a busca é pela maximização das energias Yin, mais adequadas a ambientes de repouso. Em escritórios ou salas de estar, por outro lado, devemos dar preferência pela potencialização das energias Yang, propícias para espaços que têm movimento.

Cores e formas
Em Feng Shui, utiliza-se a expressão ‘cura’ para determinar a harmonização feita em cada ambiente, a partir da teoria dos Cinco Elementos. “O termo é inadequado, pois não ‘curamos’ energias. O que fazemos, na verdade, são ajustes”, esclarece Edma. Nesses procedimentos, então, após o devido mapeamento energético, os consultores orientam onde é necessário potencializar ou minimizar cada tipo de energia, utilizando formas e cores específicas.

As energias dos elementos – metal, água, madeira, fogo e terra – podem ser boas ou ruins, dependendo da sua combinação no local. Conforme explica Edma, em uma sala, por exemplo, onde as energias do elemento madeira são negativas – ou seja, podem atrair roubos e perdas –, são utilizadas cores e formas do elemento fogo para enfraquecê-las.

A orientação, portanto, é que a decoração tenha mais tons de vermelho, laranja, rosa, entre outra cores, além de objetos com formas triangulares e pontiagudas. Agora, se a energia de madeira for benéfica, ela deve ser potencializada. Para isso, é utilizado o elemento água, com objetos ondulares ou nos tons de azul e preto.

Feng Shui na prática
O casal Fernando Maia e Caroline Wutzke contratou a consultora Edma em 2009, antes da mudança para um apartamento no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. Eles queriam orientações para aplicar a técnica de harmonização nos ambientes, antes mesmo de começarem a morar no local. “Acredito nas energias e queria aproveitá-las ao máximo”, explica Maia. Assim, Edma pôde, inclusive, informá-los sobre qual seria a melhor data para uma mudança.

Foto: Letícia Bernardino | Pense ImóveisA fonte incluída na decoração do living do casal Fernando Maia e Caroline Wutzke tem o propósito de fazer fluir de forma mais adequada as energias pelos ambientes.

Como o casal já tinha muitos móveis, a consultora teve de fazer adaptações. A mesa da sala de estar pôde ser trocada de lugar para seguir as orientações do mapeamento energético. Já no quarto de casal, a cama embutida no armário não teria como ser colocada em outro local. Assim, nesse cômodo as mudanças tiveram que ser mais sutis. O edredom vermelho foi substituído por outro, de tom azul, representando o elemento água por ser mais propício para um ambiente de repouso.

A casa de Maia e Caroline também precisou receber uma fonte no corredor em frente à porta de entrada. A medida foi utilizada para que a água retida no objeto ajudasse a fluir a energia para os outros cômodos do apartamento. Em outros ambientes, como na cozinha e na área de serviço, as energias estavam equilibradas e não foram necessárias curas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.