25/04/2011

Casa ou apartamento? Que tal os dois num lugar só?

Fonte: O Globo
Sala de apartamento decorado por Renata Basques para parecer uma casa (Divulgação: Gustavo Xavier)
Sala de apartamento decorado por Renata Basques para parecer uma casa (Divulgação: Gustavo Xavier)

Rio de Janeiro – Você é do tipo que adoraria morar em casa? Em cidades como o Rio, isso é cada vez mais privilégio para poucos. Mas é possível ter em apartamentos, tanto espaçosos como os bem pequenininhos, o conforto e o aconchego que, no geral, só uma casa proporciona. E o melhor, as dicas são bem simples, daquelas ao alcance de qualquer um. As arquitetas Renata Basques e Marina Dubal destacam alguns itens essenciais:

Área de convivência: Para quem tem espaço, a dica é optar por um mobiliário maior, como sofás generosos na profundidade e na dimensão, com muitas almofadas e tecidos de diferentes texturas. Quando isso não é possível, a solução pode estar na distribuição dos assentos: “um layout onde a conversação seja privilegiada e envolva as pessoas que estejam no ambiente, permitindo conversar, sentar, ver TV, dar uma festa“, explica Renata. Já Marina aposta na valorização do pé-direito alto aliado a elementos verticais e espelhos, além de cores claras. “Essa combinação cria profundidade”, diz. Cortinas de tecido natural, como linho, do teto ao piso, também ajudam nesse aspecto.

Apartamento decorado por Marina Dubal (Divulgação: Henrique Queiroga)
Apartamento decorado por Marina Dubal (Divulgação: Henrique Queiroga)

Mobiliário: “Móveis com palhinha, em madeira, e, onde for possível, mobiliário mais generoso, nos remetem às casas antigas, de nossos avós. É esse o grande “x” da questão, tudo que remete e lembra aconchego deve ser resgatado quando queremos inserir este aspecto em um ambiente. Apartamentos, principalmente os com piso frio, precisam de cores e madeira para aquecer o espaço”, ensina Renata. Para Marina, a mistura do moderno com o antigo também é bem-vinda: “Isso traz equilíbrio e originalidade. O importante é ter atenção na combinação dos móveis com as cores. Se o espaço estiver muito neutro, objetos que criam um contraponto podem conferir personalidade”.

Jardim: Quem mora no térreo ou tem varanda está em vantagem nesse quesito, claro. Mas, para Renata, uma plantinha em um canto da sala já dá vida nova a qualquer apartamento. “Jardim vertical também é um recurso em locais onde não há muito espaço e fornecem ambientação agradável”, diz.

Ventilação: “Se o apartamento possuir varanda, uma boa maneira de aumentar a circulação é não fechá-la”, diz Renata. Já Marina lembra que a solução para quem não tem varanda é optar por janelas grandes, que também aumentam a iluminação do ambiente.

LEIA MAIS:

Decoração do Mais Você sempre na moda

Hora de preparar o jardim para a primavera

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.