04/12/2012

Casa ou apartamento? Veja o que levar em conta na hora da escolha

Fonte: ZAP Imóveis

Condomínios oferecem maior sensação de segurança do que as casas, enquanto as residências garantem mais liberdade. Verifique os prós e contras de cada opção antes de fechar o negócio

Pense bem nesta questão antes de fechar o negócio (Fotos: Thinkstock)

Casas e apartamentos têm vantagens e desvantagens. A escolha por um ou outro depende do perfil dos moradores e suas necessidades. Pense bem nesta questão antes de fechar o negócio, pois os arrependimentos podem custar caro. As diferenças, acredite, são grandes. Agora, se você quiser equilibrar os benefícios de cada um deles, verifique a possibilidade de mudar para uma casa dentro de um condomínio.

Os principais benefícios dos apartamentos são a segurança, a comodidade, a área de lazer – piscina, academia, playground – , o serviço de manutenção e a maior oferta – atualmente há mais apartamentos à venda do que casas. Somente no ZAP Imóveis a quantidade de ofertas de apartamento é maior (66%) do que a de casas (22%).

Segundo Roseli Hernandes, diretora da Lello Imóveis, não existe o certo e o errado, mas é possível identificar quais são as desvantagens que podem incomodar no dia a dia. Em um condomínio, por exemplo, a proximidade com os vizinhos é maior. Significa que eles vão ficar sabendo dos seus horários, hábitos e gostos. Se você gosta de ouvir música, terá de controlar o volume e o horário para ligar o som. As cotas condominiais representarão um gasto mensal elevado, em alguns casos. Porém, o morador terá elevadores, pessoas trabalhando para realizar a manutenção do prédio e não precisará se preocupar com cadeados em janelas.

Além disso, segundo um levantamento da Lello, na capital há diferenças de até 77% entre os preços médios de condomínios. Os arredores da Mooca aparecem como a opção mais barata, e a Bairro dos Jardins com os preços mais altos, de acordo com as ofertas anunciadas aqui no portal.

Condomínio oferece diversos benefícios como segurança e a área de lazer

“Em um condomínio você tem menos privacidade. É possível que uma hora ou outra você encontre um desafeto no corredor. Além disso, você não poderá personalizar a fachada do imóvel do jeito que quiser. Para viver em condomínio é necessário respeitar as regras internas e aceitar as decisões coletivas, concordando ou não. Isso pode ser difícil, sobretudo para quem está acostumado a uma casa padrão”.

Em uma casa, a sensação de liberdade é maior, bem como a insegurança, mas isso é relativo. Com alguns cuidados e equipamentos, como cercas elétricas, circuitos de TV, cachorros e até a contratação de um serviço de segurança, o inconveniente pode ser amenizado e até eliminado. Uma grande vantagem é não ser prejudicado com inadimplência, além de poder ter quintais, jardins e garagens exclusivos.

Casa dá mais sensação de liberdade

Nas casas de condomínio, os moradores com filhos podem ficar mais sossegados, as crianças podem brincar na rua do condomínio ou na rua fechada com mais liberdade. O risco de atropelamento é bem menor, já que só entram veículos autorizados. Além disso, os custos de manutenção da área verde e de lazer e da organização e estrutura são menores do que os de um apartamento.

Em relação à segurança, os muros altos e as guaritas são uma ajuda a mais na proteção contra ladrões. A divisão dos custos para o sistema de proteção possibilita usar equipamentos mais modernos e a probabilidade de um bandido render os moradores, neste caso, costuma ser menor, porque o acesso é vigiado.

46 Comentários

  1. Gostaria de comprar casa ou at.moro em Recife Pernambuco localizei casa e aptos em seus eMmail.

  2. Ta, mais cade a diferenca que eu esperava?nao entendi nada disso que esta escrito aiTudo isso todos sabemosQuais sao as vantagens de um e de outro?nao fala, fala isso e aquiloMais qual e mais vantajoso meu caro ZAP?

  3. Acredito que nada mais seguro do que o apartamento mesmo, hoje em dia não se pode descuidar. Pagamos o condominio, mas pelo menos temos uma segurança a mais.Fernandaterracesapartamento.blogspot.com

  4. Não moraria em apartamento por nada desse mundo, pois prezo demais a minha liberdade ficar presa em uma gaiola não é minha praia, abri a porta e dar de cara com vizinhos jamais……

  5. A sensaçãode segurança de fato é maior em apartamento, mas nem sempre esta sensação é verdadeira. Hoje existem otimos sistemas se segurança a preços acessíveis (bem mais baratos que qq condominio com certeza). Em suma: adoro casa!!

  6. MUITO BOM O SEU COMENTÁRIO MAIS DEPENDER DO GOSTO DOS CLIENTES POIS TEM ALGUNS QUE TEM O SONHO DE TER UM APARTAMENTO E OUTROS DE UMA UMA CASA

  7. Sou consultor de imóveis e o 1º ap é o mais difícil! É sempre aconselhável comprar na planta com condições facilitadas de entrada. Varia muito de região para região. Exemplo: Zonas norte, leste e centro temos apartamentos a partir de 5,5 mil à 7 mil o valor do m², em Guarulhos tenho lançamentos com 40 itens de lazer à partir de 3.950 o valor do m².

  8. APESAR DE MORAR EM APARTAMENTO, A PESSOA TERÁ MAIS DESVANTAGEM PORQUE ALEM DE VOCÊ PAGAR UM CONDOMÍNIO CARO QUE É COMO ALUGUEL, A PESSOA AINDA VAI TER DE PAGAR A ENERGIA DO CONDOMÍNIO, O TELEFONE DO CONDOMÍNIO E AS SUAS CONTAS DE ÁGUA E LUZ E NÃO TERÁ ALGUNS DIREITOS. JÁ QUEM MORA EM CASA QUE NÃO SEJA DE CONDOMÍNIO PODE NÃO TER A SEGURANÇA MAS TERÁ MENOS PREOCUPAÇÕES POIS, NÃO TERÁ DE PAGAR TAXA CONDOMINIAL, ÁGUA E LUZ DE CONDOMÍNIO E OS MORADORES DA CASA TERÃO MAIS LIBERDADE DE APROVEITAR A VIDA. JÁ MOREI EM APARTAMENTO E SEI O COMO É RUIM E POR ISSO EU MORO HOJE EM CASA E NA MINHA OPINIÃO É MAIS VANTAJOSO. A INSEGURANÇA ACONTECE EM TODOS OS LUGARES E INDEPENDENTE SE A PESSOA MORA EM CASA OU APARTAMENTO.FAÇA COMO EU CONVERTA-SE E DEIXE DEUS TOMAR DE CONTA DA SUA CASA, DO SEU CARRO E DA SUA FAMÍLIA, POIS, FOI O QUE EU FIZ E HOJE SÓ TENHO QUE AGRADECER A DEUS POR TUDO E POR TODA A PROTEÇÃO QUE ELE DA PARA A MINHA FAMÍLIA, E PARA OS MEUS BENS QUE SÃO UM CARRO E A MINHA CASA.FIQUEM COM DEUS!!!!!!!

  9. Moro em Teresina perto do Teresina Shooping estou vendendo a minha casa terreno 15×32,50 area contruida 230mº preço 580.000,00 tel 86 99437688

  10. do jeito que anda a violencia hoje em dia, nem apartamento é mais seguro, pois os ladroes entram e acabam prendendo/amarrando os porteiros e acabam fazendo um belo de “arrastam” em todos os apartamentos e quem passa pela rua jamais imagina o que esta acontecendo dentro do edifício.

  11. do jeito que anda a violencia hoje em dia, nem apartamento é mais seguro, pois os ladroes entram e acabam prendendo/amarrando os porteiros e acabam fazendo um belo de “arrastam” em todos os apartamentos

  12. Não moraria em casa aqui em SP. Nada melhor pra mim do que poder entrar e sair do meu condomínio com segurança, viajar e ficar dias fora de casa sem me preocupar…não sou caseira, então apto me completa!

  13. poderia mostrar algo mais ao preço acessivél de uma pessoa comum, sem muito luxo, sem muita besteirinha que causa fatura para o bolso de vcs e vim atona na realidade, tipo conforto, moradia barata, como manter mesmo em um lugar pequeno manter um bom lugar de se viver.

  14. Oi Lucimara, vc está muito equivocada quanto a morar em um apartamento!Moro em um AP.que tem quintal privativo, coloquei piscina, churrasqueira, recebo minha família, amigos. isso só pra meu apartamento.todos que vão lá em casa ficam querendo comprar um também, pois pensavam igual a vc. Sem contar com câmeras de segurança.queria muito morar em uma casa por causa das crianças, mas quando conheci esse modelo de aparatamento, me apaixonei e é igual ou melhor que uma casa!!! fica a sugestão.

  15. A segurança de um apartamento é muuuuuuuuuuito relativa. Basta observar como seus vizinhos passam chaves à estranhos, ou cuidados ao entrar e sair do prédio, tanto à pé como de carro. Sem falar que o vizinho pode bater à sua porta, mas atrás está um mané armado …

  16. A ideia de mais seguro em apartamento é uma triste ilusão, quanto as regras elas existem para quem as segue, muitos burlam as mesmas e se beneficiam disso, estar seguro vai muito além de ter uma guarita e cameras, infelizmente o problema mora acima, dos lados e as vezes até sindicos e funcionarios com abusos de poder.

  17. Apertamento não dá… é mesmo um treme-treme. Por mais luxo que se tenha num apto, a educação dos outros com certeza nunca será a mesma da sua. Só os inferiores não ligam, mas os mais cultos se incomodam e logo acabam mudando para uma casa. Mas tem que ter cacife pra i$$o… senão, fica no apto mesmo…

  18. EU PREFIRO APT,E SEMPRE MOREI APT.E CONCORDO TUDO ISSO QUE VCS FALARAM…EU JÁ MOREI,CASA E GASTA MAIS…COM MANUTENÇÃO,SEM DUVUDAS.

  19. Morar em casa é muito melhor. Privacidade, autonomia e sossego são realidades inalcansáveis em apartamento. Imagina, gente morando em cima, embaixo, de um lado, do outro lado… Crianças mal educadas e sem limites gritando, fulanitas caminhando com sapatos barulhentos… Morar em casa é maravilhoso.

  20. Não gostei da reportagem, o titulo é este “Casa ou apartamento? Veja o que levar em conta na hora da escolha” deixo a deseja não vi informaçoes reias só o obivel!

  21. SOU DAQUELAS INTERIONA CONVICTA. TENHO 03 FILHAS E UMA FOI MORAR NA CAPITAL(MORO EM TOCANTINS) A PRINCIPIO ELA MOROU EM UMA CASA DEPOIS ALUGOU UM APARTAMENTO E EU JACU…rsrsrs NUM GOSTEI NADIDINHA! E DE TANTO ANDAR NO APARTAMENTO DA CAPITAL NÃO É QUE AMEI A IDEIA DE ADQUIRIR UM!…..PRONTO ACABEI DE COMPRAR E ESTOU TODA PROSA DECORANDO ELE!

  22. Moro em uma casa em condomínio de classe média. Sempre morei em apto. e há 6 anos mudei para esta casa, achando que meu problema estava resolvido: liberdade de uma casa e segurança de apto. Pura ilusão! Crianças barulhentas e mal educadas; dondocas circulando procurando fofocas e falando dos seus fofos como se fossem reencarnação de Jesus; desrespeito com o jardim dos vizinhos, achando que até a garagem das casas são parte da área comum! E o valor do condomínio então! Um aluguel!! Vou mudar para uma casa padrão e acho que vou ser mais feliz!!

  23. deveria ter mais condominio fechado com casas com um preço para populaçao com um poder aquisitivo baixo e nao so apartamento, vcs nao acham?

  24. Prezados,Gentileza informar de quem é a responsabilidade de pagar a taxa de evolução de obra?Grato,Alisson Santos

  25. Boa tarde, sou especialista em segurança pública, hoje quadrilhas que se especialisaram em fazer assaltos em condiminios aterrorizam a polpulaçao de classe media e classe alta, não é por a caso, um condominio em bem dificil de ser visto quando vc está la dentro, sem falar que a policia só vai la quando é chamada, ja em bairros de classe baixa eles patrulham e abordam varias pessoas em poucas horas, enquanto isso o magnata achando que está mais segura só ilusao, e ai ainda acham que AP é mais seguro que casa… se tomar alguns cuidados em sua ksa sera muito dificil sofrer um assalto ou sequestro relampago. se quiserem dicas podem me enviar um email…

  26. Já morei em casas e apartamentos. Gostava muito de morar em casa pela liberdade, pelo contato com a Natureza e por outras vantagens que vocês já mencionaram, mas quando me vi, com minha esposa e meus filhos, sob a mira de revólveres com quatro bandidos dentro de casa vasculhando tudo para fugirem no nosso próprio carro, jurei que me mudaria para um apartamento logo que pudesse. E nossa casa era supersegura. Fomos assaltados justamente quando eu tirava o carro da garagem para levar meu filho, que estava passando mal, ao médico. Agora moramos no décimo andar de um condomínio confortável. Temos uma sensação muito grande de segurança, viajamos tranquilos, sem sobressaltos, sem maiores preocupações. Depois do que aconteceu conosco, acho que dificilmente voltarei a morar em casa. Em suma, cada um tem sua preferência, que deve ser respeitada, e cada caso é um caso! O importante é que a pessoa se sinta bem onde mora, seja em casa, seja em apartamento.

  27. Sempre moramos em casa padrão (fora de condomínio). Colocamos na cabeça que um apartamento seria melhor e mudamos. Hoje, com a graça de Deus, voltamos a morar numa casa fora de condomínio. Independente de ser apartamentos ou casas, morar em condomínio é um verdadeiro lixo. Nota: Independente do padrão e localização.Em condomínio uns respeitam e outro destroem. Sempre tem um sem vergonha de um síndico e comissões(pois quem se candidata a estes cargos geralmente não prestam, claro) para “ADMINISTAR” seu dinheiro, jogando fora com supérflos e deixando de executar as necessidades prioritárias. Fora que sempre tem um para te encher o saco, pois mesmo você não atrapalhando ninguém, não se pode estacionar de ré na garagem, não se pode usar a churrasqueira coletiva até a hora que quiser, tem que aguentar coisas erradas e “aceitar”, porque ninguém corrige o mundo, ou seja, prefiro as “desvantagens” de uma casa do que morar em cortiços verticais ou horizontais……

  28. Ahh, e para completar, em condomínio, a gente paga o rateio das despesas dos inadimplentes, coisa que existe em qualquer classe social….Portanto pessoal, não optem pela emoção, e sim pela razão!

  29. Tudo bem q hj em dia não estamos seguros em lugar nenhum, portanto prefiro o lugar menos provável q um bandido irá entrar. E quanto ao valor do condomínio, não chega nem perto do valor de um aluguel de uma boa casa, acreditem

  30. moro em Guarulhos onde o m2 em um bairro de classe média custa em torno de R$ 5 mil reais o PT esta acabando com as arvores e a qualidade de vida por aqui que moro ha 40 anos, nao entendo porque onde moro em casa apenas com uma casa simples e um terreno cheio de arvores frutiferas é pouco valorizado uma area de 500 m2 que nem existe mais por aqui, mas do lado construiram um galpao numa area residencial trsite realidade desta politica podre do PT em guarulhos

  31. Ola, procuro uma casa no litoral, na verdade o q for melhor custo beneficio, apartamento, casa, etc;..Sou de Pinda e sempre quis um lugar pra mim e minha familia em ubatuba.Por favor avalie essas informações e me ajude, não pode ser acima de 140000.AttEdmarcos

  32. Moro em um sobrado que tem 240 m² de area construida, adoro minha casa, tenho todo o conforto que uma família precisa.Inclusive area de lazer.Não trocaria por um apartamento nem a pau, pois a sensação de liberdade não tem conparação.Posso até comprar um apartamento para investimento.Alguém tem algum com precinho bom.

  33. Olha só na minha opinião o melhor mesmo e apartamento eu me sinto mais segura e não me sinto presa de maneira nenhuma moro em um apto na Barra da Tijuca RJ e simplesmente amo, tenho animais de estimação e tudo mais e claro q depende do condomínio q VC vai morar no meu caso o meu apartamento é meu

  34. Bom estou numa duvida cruel. Moro hoje em um apto confortavel, com piscinas , aquecidas , sacadas grandes e gourmet, enfim, um otimo apto, porém estou cansada de olhar para a cara do vizinho, no haal, no elevador, quando quero utilizar o salao de festas , fazer um festinha , tenho que convidar o predio inteiro, senão ficam bicudos, sinceramente acho que cansei e quero uma casa… tenho um terreno num condominio fechado e vejo a tranquilidade. Quanto a segurança acho que ficarei segura, e a liberdade tambem, pois é isso que busco hj, liberdade, sem vizinho ficar olhando meus horários , e se entrometendo na minha vida. Liberdade , espaço, cachorro, meu jardim.. e isso que busco…

  35. Tanta gente falando besteira. Tenho casa e tenho apartamento. Casa porque é melhor para viver e apartamento devido a localização, onde tenho apartamento não existe + casa. O condomínio de meu apartamento é uma nota preta, custa 1.200, pago caro e digo a você que não tem metade da segurança da minha casa. O povo que mora em casa e não que fazer investimento em segurança, só dando risada viu. Agora preferem confiar em porteiros que geralmente são totalmente despreparados! Kkkk e ainda dizem que estão seguras em condomínio. Kkkkkkkkk Pode ser o melhor apartamento do mundo, nunca chegará aos pés de uma casa do equivalente padrão é claro. O problema é que o povo compara apartamento de segunda categoria com casa de terceira categoria! O apartamento tem que ser de padrão equivalente a casa. Faça essa comparação é veja que a casa sempre vai ganhar na disputa!

  36. Já observaram que cada um tem uma opinião e desdenha a opinião do outro?Eu queria ver opiniões particulares para tirar as minhas conclusões,mas …Têm gente até dizendo que quem mora em apartamento é inferior (cultural e financeiramente).Não acho,pois tenho uma casa grande e boa,mas vou alugá-la para morar em apartamento?Conclusão:Só calçando menus sapatos para saber onde o calo aperta né?

  37. Já observaram que cada um tem uma opinião e desdenha a opinião do outro?Eu queria ver opiniões particulares para tirar as minhas conclusões,mas …Têm gente até dizendo que quem mora em apartamento é inferior (cultural e financeiramente).Não acho,pois tenho uma casa grande e boa,mas vou alugá-la para morar em apartamento?Conclusão:Só calçando menus sapatos para saber onde o calo aperta né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.