22/12/2003

Casa para a vida toda

Fonte: Editoria Zap
Zap o especialista em imóveis Aplicação do conceito

Zap o especialista em imóveis A adaptação de um imóvel padrão para o conceito Universal Design pode – em certos casos – ser inviável. Quando existe a possibilidade de ajustes nesses imóveis-padrão, porém, o custo tende a ser mais elevado.

Já num projeto em que tenha sido utilizado o conceito Universal Design tem seus custos reduzidos na hora de adaptação. Para a arquiteta Sandra Perito, propor mudanças nas construções residenciais que contam com esse conceito traz grandes vantagens e nem sempre há custos adicionais no projeto, inclusive alguns itens não têm custo algum. “Fazer previsões para futuras adaptações não representa necessariamente um custo maior no preço da moradia, pois estamos investindo na capacidade do ambiente em se adaptar às necessidades do usuário e não em projetos especiais”, diz.

Zap o especialista em imóveis Por exemplo, projetar um banheiro acessível ao uso de cadeira de rodas, com posição de tubulação correta para não atrapalhar a instalação de barras de apoio, usar piso antiderrapante, colocar portas que abrem para fora, o que facilita o socorro de uma pessoa – lembre-se que é muito comum pessoas com idade avançada ficarem trancadas no banheiro -, posicionar o ralo de chuveiro distante do centro da ducha, instalar a pia com ralo descentralizado minimizando, assim, a tubulação na área dos joelhos – isso exatamente para casos em que a pessoa depende de cadeira de rodas -, prever a flexibilidade de instalações elétricas para qualquer layout mobiliários, são algumas vantagens de um ambiente pronto para ser adaptável.

Em relação à estica da casa, não há nenhuma alteração. O projeto – que prevê adaptações, com mudanças nos parâmetros da construção -, prioriza o conforto, a segurança e a praticidade.

Confira, nas próximas matérias, algumas possíveis soluções que devem ser previstas no projeto para eliminar barreiras e reduzir custos na adaptação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.