27/12/2006

Casa pronta para a festa

Fonte: O Globo

Soluções simples para preparar o ambiente para a noite de réveillon

O Ano Novo está logo ali: em uma semana, a casa tem de estar pronta para receber os convidados para o réveillon, e é preciso bolar algo especial. Pois o tamanho da criatividade pode valer mais do que o investimento na produção. Nesta edição, o “Morar Bem” traz algumas sugestões simples, fáceis de executar nesses dias de contagem regressiva.

Abrir um espaço generoso na sala é o ponto de partida. E, como tamanho nunca foi documento, a arquiteta Dorys Daher projetou um ambiente de apenas 35 metros quadrados. Um tapete aderente ao piso, com quadrados nas cores preta e branca, garante o clima de pista de dança e protege a tábua corrida – na Saara, o metro quadrado de um tapete do tipo custa R$10.

O GloboZap o especialista em imóveis

O arquiteto Maurício Nóbrega, por sua vez, receberá os amigos num espaço rústico produzido em sua garagem. Como a área é aberta, em caso de tempo bom, o céu será o limite. Se houver chuvas e trovoadas, a questão será resolvida por um toldo – cujo aluguel de dois dias, nas lojas especializadas, sai por R$450 no modelo de lona, com sete por seis metros:

– E usei sofá da Indonésia e almofadas de Marrocos, que já tinha em casa. 

Se a sala é generosa, a imaginação pode ir longe. A arquiteta Patrícia Van Hoegaerden projetou vários espaços para a sala de 60 metros quadrados, de forma a integrá-la à varanda. E depois de mover os móveis para que as pessoas possam dançar, colocará na varanda um bar charmoso, com frutas e iluminação de velas.

O GloboZap o especialista em imóveisVidros transparentes com bolas brancas e brilhantes

 

 

Para criar impacto e sacudir todos os sentidos dos convidados, a designer de flores Luciana King pensou numa mesa de encher os olhos. Os arranjos feitos com lavanda e alecrim garantem o perfume. E, em meio a louças brancas e simples, arranjo com tudo que o novo ano pede: romãs, flores brancas e, para atrair prosperidade, castiçais com pingentes de cristal:

– Os lugares à mesa estarão marcados com alcachofras verdadeiras, com os nomes dos convidados.

Tarefa é transformar os conceitos tradicionais em projetos modernos

O GloboZap o especialista em imóveisPara atrair prosperidade, arquiteta espalha cordão de pérolas pelos sofás

Atrair bons fluidos para o ano que está por vir é o desejo de quem quer fazer do ano seguinte um período melhor do que o que ficou para trás. Para isso, as pessoas costumam, por exemplo, caprichar no branco e usar cristais e pérolas.

A arquiteta Dorys Daher fez diferente do convencional, sem abrir mão da tradição. As pérolas, presas a um cordão, foram espalhadas em grande quantidade sobre os sofás. Um jeito de atrair prosperidade.

Criar alguns nichos é outra preocupação dos profissionais. Na hora de abrir espaço na sala, os móveis menores, como pufes, por exemplo, podem ganhar um cantinho bem produzido na varanda, sugere o arquiteto Ricardo Mello:

– Os pufes são sempre curingas. Podem ser levados de um canto para o outro. Além disso, podem ser usados para improvisar um pequeno ambiente de estar. E sugiro que o branco sirva de base para se brincar com as cores. Aliás, todas as tonalidades do arco-íris, segundo os entendidos no assunto, são recomendadas para trazer prosperidade em 2007.

O GloboZap o especialista em imóveisSala integrada à varanda

Alguns objetos, baratos e fáceis de se encontrar podem dar uma graça especial à decoração. A arquiteta Patrícia Van Hoegaerden usou vidros transparentes com bolas de natal brancas e brilhantes na mesa da varanda, onde também foram colocadas frutas para preparar bebidas:

– São pequenos detalhes capazes de fazer diferença.

E aqueles que têm talento especial para os trabalhos manuais podem modificar peças para a decoração da ceia. Foi o que fez a designer de flores Luciana King. Além dos arranjos, ela cuidou pessoalmente de preparar os castiçais, originalmente de ferro bruto, dando-lhes o tom branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.