11/01/2007

Casa própria para “estrangeiros”

Fonte: Jornal da Tarde

Caixa vai abrir uma linha de financiamento exclusiva para brasileiros que moram no exterior

Caio Guatelli/AEZap o especialista em imóveisObjetivo é facilitar o acesso à casa própria para quem volta ao Brasil

A Caixa Econômica Federal quer lançar ainda neste ano uma linha de financiamento habitacional voltada exclusivamente para os brasileiros residentes no exterior. O objetivo é dar crédito para que eles possam comprar um imóvel no Brasil quando voltarem ao País.

“Estamos falando de um mercado que pode chegar aos 2,5 milhões de pessoas”, disse o superintendente de negócios internacionais da Caixa, Flávio Petró.

A idéia é adequar o novo produto aos anseios dos brasileiros que vivem no Japão, nos Estados Unidos e na Europa. “Provavelmente o prazo de financiamento será reduzido dos nossos 20 anos habituais para algo mais próximo dos cinco anos”, comentou o executivo.

Segundo Petró, já foi possível identificar que boa parte dos brasileiros que foi morar no exterior tem planos para comprar um imóvel no Brasil num prazo relativamente curto. “Muitos não querem ficar fora do país por um período de tempo muito longo.” Com prazo menor, o custo do empréstimo também poderá ficar mais em conta para o emigrante. “Os juros serão proporcionais ao prazo do financiamento”, disse Petró. O financiamento, segundo o executivo, só poderá ser usado na aquisição de imóveis no Brasil. O pedido do empréstimo terá que ser feito diretamente no site da Caixa. “A internet já é muito usada pelos emigrantes nas remessas de recursos para contas de poupança mantida na Caixa.”

O lançamento do novo produto faz parte da estratégia de internacionalização da Caixa, iniciada no segundo semestre de 2006, quando a instituição recebeu do Banco Central sinal verde para operar com câmbio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.