13/08/2008

Casa própria será financiada na imobiliária

Fonte: Diário de São Paulo

Projeto piloto, que irá permitir ao mutuário fechar o contrato diretamente com a imobiliária, sem precisar passar pelo banco, está em andamento em Belo Horizonte e São Paulo

SÃO PAULO – Financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal deverá ser mais rápido e menos burocrático a partir de outubro. O banco pretende lançar o “correspondente imobiliário”, que irá permitir ao mutuário fechar o contrato diretamente com a imobiliária, sem precisar passar pelo banco. A novidade foi divulgada ontem, no segundo encontro de líderes do sindicato dos corretores (Creci), em São Paulo.

O projeto piloto está em andamento em Belo Horizonte e São Paulo. “A idéia inicial era lançar em agosto, mas deixaremos para outubro. O corretor fará a entrevista com o cliente, juntará os documentos e ele não vai precisar ir à agência. Até mesmo o contrato será assinado na própria imobiliária”, explicou o gerente regional de negócios da Caixa, Camilo de Lelis Goes.

Zap o especialista em imóveisCerca de 6,5 milhões de brasileiros que moram de aluguel no país vão ganhar mais uma opção na hora de locar um imóvel

O gerente de habitação da Caixa, Luiz Carlos Previlato, acrescenta que o prazo para sair o financiamento deve cair de 25 dias (média hoje sem uso do FGTS) para 15 dias. “Terá o contrato fechado e os documentos prontos em um prazo bem curto”, avalia. O objetivo do banco é descentralizar o trabalho e, dessa forma, ganhar em agilidade.

O presidente do Creci, José Augusto Viana Neto, resume: “as imobiliárias passam a ser como as lotéricas. O cliente utiliza como se estivesse indo na Caixa”, resume. Na próxima semana, Viana Neto irá a Brasília solicitar que a avaliação dos imóveis seja feita também pelos corretores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.