05/06/2013

Casa se torna amiga do meio ambiente ao usar materiais reciclados na decoração

Ao invés de serem desperdiçados, garrafa pet, rolhas e pneus podem ser utilizados para incrementar o visual do imóvel

Fonte: ZAP Imóveis

Não adianta ter uma decoração sofisticada em casa se, ao olhar para ela todo dia, precisar encarar aquele sentimento de culpa por maltratar o meio ambiente. O visual não precisa ser sem graça para ser sustentável, pelo contrário. É possível elaborar um espaço charmoso utilizando materiais reciclados.

No ambiente “Praça dos Encontros”, de Sérgio Astrauskiene, a poltrona Monalisa é feita de garrafas pet (Fotos: Divulgação)

Com a questão da sustentabilidade sendo bastante discutida, muitos profissionais optam por não usar madeiras brutas em projetos residenciais, mas sim utilizar madeiras de demolição ou as que são reflorestadas. “A tendência é utilizar o mdf (chapa de fibra de madeira de média densidade) e mdp (painel de partículas de média densidade)”, diz a arquiteta Fernanda Jung.

O plástico também está perdendo seu espaço, pois, de acordo com a profissional, ele solta toxinas. “O indicado para bancadas, por exemplo, é o uso do silestone, que é 99% antibacteriano e tem fácil manutenção”, sugere Fernanda.

Angela Tasca usa em seu projeto Home Theater madeiras ecológicas no piso e nos móveis, iluminação com lâmpadas leds e automoção que evita uso abusivo de energia

Faça você mesmo – Não é preciso a ajuda de um especialista para criar uma decoração com material reciclado. Garrafas pets, papelão, pneus e outros itens podem ser a estrela de um ambiente amigo da natureza.

Assim como a garrafa pet, a rolha é um item que seria jogado fora, mas pode ser reaproveitada em formas decorativas. Fernanda apresentou um painel em seu espaço Bistrô na Casa Cor Paraná 2012 com material reutilizado que atende bem às preocupações dos ambientalistas.

A arquiteta ensina como fazer tal decoração em casa: “Colecione rolhas de garrafas de vinho e de espumante, depois as intercale em um mdf ou diretamente na parede.” Por terem cores diferentes, elas criam um efeito mais colorido. “Para aplicá-las, utilize cola de contato [também conhecida como cola de sapateiro] ou cola quente”, orienta a especialista.

Painel de rolhas e painel de MDF com garrada pet, do projeto de Fernanda Jung (Foto: Gerson Lima/Divulgação)

De acordo com Fernanda, os carpetes tradicionais estão sendo substituídos. “Tapetes de fibra sintética, feitos em PVC e garrafa pet fundida, estão conquistando espaço. Eles podem ser usados em placas ou mantas”, diz.

Pneus podem ser reaproveitados. “É possível fazer um vaso com as câmeras deste objeto”, afirma Fernanda.

O papelão também pode provocar efeitos interessantes. “Em uma viagem à Milão, fui a um restaurante em que as mesas e cadeiras eram feitas com este material, formando uma espécie de origami”, relata Fernanda.

Terraço Gourmet do Jogador, de Teresa Simões, oferece madeira de demolição na mesa

45 Comentários

  1. Parabéns! sou amante do reciclavel tenho um terreno em um bairro a onde gostaria de construir uma casa simples com todo material reciclado.gostaria de receber materialcomo confeccionar peças utilitarias.

  2. Neste terraco gourmet, achei mto interessante o forro, qual o material usado na parte branca, parece telha sintetica? Estou certo? Agradeco por responderem.

  3. Olá! Gostei muito desse artigo sobre material reciclável, como saber mais sobre esse assunto. Aguardo retorno…abs

  4. Amo artesanato e estas invenções estão belíssimas eu as usarias com certeza, gosto muito de artesanato, pena que não tenho este dom da perfeição.

  5. “O plástico também está perdendo seu espaço,… ele solta toxinas”. O reaproveitamento é a significante da idéia,porém, PET e pneus são tóxicos tbém.Acredito em elementos decorativos com reaproveitamento, mais que isso é delírio.Os exemplo são belos, parabéns.

  6. parabéns Fernanda adorei as idéias das rolhas,eu gosto de reciclar varias coisas tambem,tenho cada ideia gosto muito de ver pessoas assim como vc,sucesso para vc e toda família.

  7. Madeira de demolição valoriza a peça, trás originalidade para o ambiente e a estética do simetricamente perfeito.

  8. acho super interessante essa coisas de reciclagem eu vou começar a trabalha com isso logo a reciclagem vai fazer parte da minha renda eu tenho visto que vai ajudar muito o meio ambiente e tbm a vida social nao so do planeta como de muitas fmilia que usa isso cmo fonte de renda

  9. LINDO, Fantastico; mas o mais importante que é respeitoso, com a arvore que já não é; mas sobrevive junto as necessidades atuais de maneira belissima.

  10. eu amei tudo isso é muito enteressante e muito lindo sinseramente nuca tinha visto nada parecido está de parabens esse sim é proficional vale apena agente vêr esta obra.

  11. Procuro,aplicar a metodologia dos 03 R,Reutilizar, Renovar e Reaproveitar. Esta atitude me deixa bastante em paz com o meio ambiente. Parabéns por estes trabalhos tão criativos. Ternho em casa banquetas feitas de garrafa de coca-cola. Eu separo todo o meu lixo.

  12. Parabens, muito util e aconchegantealem de ser bem aproveitado ecologicamente a natureza so tem a agradecer…E de bom gosto e harmonioso viver numambiente bem decorado…adorei..

  13. marivilhosa essa reportagem pois ensina de modo bem racional a conscientização do reciclar,isso faz uma diferença enorme pois viver e ser na sociedade consumista,temos oportunidade de viver e fazer uso racional do meio ambiente .muito obrigada o meio ambiente agradece!

  14. QUE BOM QUE DEUS DEIXOU PESSOAS ASSIM COM INTELIGENCIA E CRIATIVIDADE,E NOS MOSTRA QUE SOMOS CAPAZES DE MUDAR BASTA QUERERMOS,E RECICLAR E TUDO DE BOM

  15. Parabens, adoro ver estas coisas, estou tentando fazer alguma coisa com tampinhas de cerveja, você tem alguma idéia? obrigada.

  16. Sou totalmente adepta ao reciclável.Achei ótima a idéia de arquitetos e designers em aplicá-las nos ambientes, simplesmente ficou lindo e prático.Parabéns!

  17. Amo essas ideias, protegendo o meio ambiente, como faço pra receber projetos de moveis com pet. Gostaria de criar para mim, pois mudei de Estado e não trouxe moveis. Grata!! Aguardo um e-mail.

  18. Muito interessante, a sustentabilidade deve ser um tema que todos arquitetos deveriam levar em consideração…Muito interessante as ideias!!!

  19. Achei maravilhoso, as pessoas deveriam pensar em um futuro bem próximo, onde a tecnologia deve ser direcionada para resolver os problemas ambientais e buscar soluções inovadoras, criativas e de muito luxo e bom gosto! Sempre acreditei na tese de que não é preciso abrir mão do luxo aproveitando o que há de bom no lixo… Sou desenhista arquitetônico e estudei engenharia civil, mas não conclui o curso.

  20. Trabalho maravilhosoooo, muito feliz que esse tipo de trabalho esteja sendo desenvolvido cada vez mais, isso prova que nem tudo está perdido, ajudar a natureza com requinte. AMEEEEEEIII.

  21. EU ACHO MUITO LEGAL O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAS,GOSTARIA DE MAIS DICAS…UM GRANDE ABRAÇO!1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.