A tendência mundial é reutilizar e reciclar, mesmo quando se trata de materiais de construção. Ambientes sustentáveis já fazem parte de diversas mostras, mas as arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas inovaram levando uma residência contêiner para a Casa Cor Paraná 2014. Com foco em funcionalidade e conforto, os ambientes suíte, sala de estar, jantar, cozinha e garagem foram dispostos em quatro contêineres e receberam acabamento especial.
Nosso objetivo foi mostrar que existem soluções construtivas e arquitetônicas ecológicas para projetar, sem deixar de lado o conforto e o bom design que uma moradia pode e deve ter. De rápida execução, o projeto da Casa Contêiner se encaixa perfeitamente em qualquer contexto, terreno e condições climáticas, além de ter um custo reduzido em até 40%, explicam as profissionais.
Apesar de ser formado por uma estrutura reutilizada, o projeto preza por um fino acabamento, com utilização de materiais nobres como mármore e porcelanato mesclados à madeira nos revestimentos do piso e paredes. A divisão entre os ambientes sociais foi feita com o próprio mobiliário, em sua maioria marcenaria. Na paleta de cores, tons terrosos e neutros levam charme e conforto aos ambientes.
As profissionais mantiveram a estrutura externa aparente. O vidro utilizado integra a área externa ao interior. Além disso, as aberturas também otimizam a ventilação e a entrada de iluminação natural nos ambientes. O LED, mais econômico e sustentável, foi utilizado em todo o projeto luminotécnico, juntamente com as persianas motorizadas, que possibilitam a criação de diversos cenários.