27/02/2012

Casas e apartamentos revelam cômodos secretos, muitas vezes, de forma inesperada

Fonte: O Globo*
Casas e apartamentos revelam cômodos secretos, muitas vezes, de forma inesperada
Parede móvel revela cômodo secreto (Foto: Fred R. Conrad/The New York Times)

Casas e apartamentos de Nova York podem esconder cômodos particulares. Basta tocar nas paredes ou no fundo de um armário para encontrar uma escada oculta, uma passagem secreta, que leva a territórios desconhecidos. Algumas dessas esquisitices são heranças de singulares momentos históricos, como a Lei Seca (período entre 1920 a 1933, em que a venda, fabricação e distribuição de bebidas alcoólicas foram banidas dos EUA) .

Em uma casa da cidade à venda em Greenwich Village, que funcionava como um bar clandestino na década de 1930, havia uma porta falsa no segundo andar que levava à saída de incêndio e ao quintal vizinho – passagem muito útil quando o local era invadido por agentes de fiscalização. Por outros motivos, esses ambientes secretos podem ter sido erguidos, passando por lembranças de uma época em que os códigos de construção eram menos rigorosos para fins específicos, como esconder a prata da família.

Esses cômodos secretos são muitas vezes descobertos de forma inesperada. Um apartamento situado em Osborne, que foi construído na década de 1880, possui uma escada oculta que só foi descoberta nos anos 90, quando parte do apartamento foi reformado. Já um outro imóvel revelou um armário escondido apenas quando foi posto à venda. Alguns espaços secretos são cativantes, como a sala de uma casa no Brooklyn, que parece ter saído das páginas do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Outros, podem ter aspectos sombrios, podendo levar um hóspede, visitante ou morador a um porão escuro, ambiente preferido das almas penadas em muitos filmes de terror e suspense.

Na opinião de SJ Rozan, arquiteto de Nova York e autor de vários romances policiais, esses detalhes escondidos são especialmente apreciados pelos nova-iorquinos.

“Nesta cidade, todo mundo é um crítico de arquitetura”, diz Rozan – E então um segredo sobre um edifício pode ficar escondido pelos novaiorquinos.

Quando uma propriedade desse tipo entra no mercado, os detalhes ocultos se tornam parte do discurso de vendas. Aqui estão cinco casas em que nem tudo é o que parece.

* O Globo com informações do The New York Times.

LEIA MAIS:

Confira os 10 prédios mais feios do mundo

Arquiteto cria projeto de edifício com apartamentos móveis para grandes centros urbanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.