17/11/2009

Casas flutuantes e confortáveis

Fonte: O Globo

Projetos de decoração para barcos privilegiam conforto e praticidade

Projetos de decoração com conforto e praticidade (Fotos: Divulgação)
Projetos de decoração com conforto e praticidade (Fotos: Divulgação)

Rio de Janeiro – Então o frenesi das grandes cidades começa a atrapalhar a sua rotina. Depois de um longo dia de trabalho, o barulho de buzinas e aquele burburinho típico dos centros urbanos interferem no seu anseio pelo sossego e tranquilidade. Nessas horas, há quem pense, ainda que por breves momentos, em se refugiar numa praia ou serra. E por que não em um barco? Os projetos de decoração náutica podem oferecer o mesmo conforto de uma casa para quem quer descansar ou até mesmo morar numa embarcação.

“Hoje, a demanda por esse tipo de projeto cresceu bastante. Antigamente, os clientes queriam barcos mais velozes. Agora, muitos deles priorizam o conforto. Os empresários, de modo geral, querem ter a mesma praticidade que têm em casa, com um espaço em que possam receber amigos e realizar todas as atividades diárias”, explica a especialista em projetos de decoração de barcos, Ana Cláudia Moreno.

Projeto de decoração para barco, de Ana Claudia Moreno
Projeto de decoração para barco, de Ana Claudia Moreno

No projeto, ainda em desenvolvimento, de uma embarcação para passeios de uma família de Manaus, Ana Cláudia investe na decoração contemporânea, prática e multifuncional. O barco tem, aproximadamente, 35 metros de comprimento com sala, cozinha, quarto e ambiente de jogos, já que os proprietários adoram jogar um carteado. No ambiente de estar, a mesa de centro em acrílico com luz interna ganha destaque. A iluminação do teto foi toda feita com sistema de alta tecnologia que proporciona maior leveza ao espaço. Já na parte externa, foi criado um móvel para esconder a caixa de ar condicionado e outros equipamentos, preservando a concepção plástica da embarcação.

Barco com decoração moderna de jovem, de Ana Claudia Moreno
Barco com decoração moderna de jovem, de Ana Claudia Moreno

“Adotamos uma nova concepção de barco na região. Normalmente, a entrada do barco é feita pela cozinha. Neste projeto, nós a colocamos no centro. Tivemos uma grande preocupação com o design e o conforto para que os passeios e pescarias sejam mais prazerosos”, diz Ana Claudia Moreno.

Num outro projeto, a arquiteta foi contratada para transformar um barco de três irmãos, ancorado em Angra dos Reis, num lugar para receber hóspedes. Com 12 metros do comprimento, a embarcação de apoio possui dois banheiros e duas cabines e um móvel que integra a cozinha à sala de estar. Nele, há espaço para microondas, geladeira, pia e fogão.

Decoração clean em barco de jovens
Decoração clean em barco de jovens

“O preto e o rosa guiam a decoração do barco. Usei também almofadas feitas à mão com exclusividade. Os móveis foram todos feitos com carvalho americano. Além disso, a área externa também é muito boa”, diz Ana Cláudia Moreno.

A decoração de um barco para jovens e filhos adolescentes da arquiteta Tânia Ortega tem todo o charme pelo estilo clean e iluminação sofisticada. A embarcação tem 115 pés com quatro espaçosas suítes, cozinha ampla e até home theater.

“Fiz esse barco na Itália, onde foram comprados todos os móveis, e finalizei aqui no Brasil. Os tecidos que revestem os sofás, apesar de terem o toque de algodão, são impermeáveis e, portanto, podem ser usados em áreas externas. O principal foco do projeto foi a iluminação que foi planejada dentro dos móveis e tudo com fita de led. Em todo o mobiliário se encontra uma iluminação difusa, colocada em sancas, inclusive no banheiro”, diz a arquiteta.

De acordo com Tânia Ortega, o processo de decoração e projeto de um barco pode demorar de dois meses a um ano. É sempre um desafio, pois além da falta de espaço, é preciso ter cuidado com a escolha dos móveis e materiais. Tudo deve ser pensado com cautela, desde o abajur até os copos que precisam ter suporte de fixação. Além disso, antes de planejar os ambientes, é necessário conhecer os hábitos da família e descobrir os seus anseios para navegar no rio ou no mar.

Decoração em barcos
Decoração em barcos

“Essa personalização de casas flutuantes com luxo e conforto tem se tornado uma tendência que vem se consolidando a cada ano. Eu me tornei numa investigadora nata de produtos que sejam adequados para se usar em barcos. A arte de decorar um barco requer uma visão diferenciada, em todos os sentidos: desde os móveis até os revestimentos. Um armário pode ter duas aberturas de portas, um lado para a sala e o outro, para a cozinha. O degrau de uma escada pode virar uma gaveta, enfim, até um utensílio pode ser usado com outras funções, em vez de um único uso específico. Ou seja, em um barco o menos é mais sempre. A organização é o ponto mais importante em uma embarcação”, conta Tânia Ortega.

ENCONTRE SEU IMÓVEL NO ZAP:

 

LEIA MAIS:

ESTÚDIOS DE MÚSICA GANHAM ESPAÇO EM PROJETOS DE ARQUITETURA PARA RESIDÊNCIAS

CONFIRA OS AMBIENTES DECORADOS COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.