16/05/2011

CDHU vai construir 200 unidades habitacionais sustentáveis em São Paulo

Fonte: O Globo
Perspectiva da casa, com a fachada diferenciada (Imagem: Divulgação)
Perspectiva da casa, com a fachada diferenciada (Imagem: Divulgação)

Até o final do ano começam a ser construídas 200 unidades habitacionais sustentáveis em Botucatu, no interior de São Paulo. Iniciativa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o projeto tem custo estimado de R$ 1 mil por metro quadrado, 25% acima do valor pela mesma área de uma unidade convencional. As casas de dois e três quartos – e com medidas entre 53 metros quadrados e 63 metros quadrados – são do escritório paulista 24.7 Arquitetura, vencedor do concurso “Habitação para Todos de 2010”, promovido pela CDHU e voltado para a criação de novas tipologias para unidades de interesse social e sustentável.

Cada habitação conta com sistemas de exaustão de ar quente, massa térmica para aquecimento no inverno, paredes especiais que evitam perdas térmicas e pátio interno, além de proteções solares. A cobertura da casa foi planejada de forma que o morador possa acessá-la, através de uma escada, para plantar hortaliças. Diferentemente dos conjuntos tradicionais, o projeto também defende a heterogeneização das fachadas.

Plantas podem ser colocadas nas paredes externas da casa e na cobertura (Imagem: Divulgação)
Plantas podem ser colocadas nas paredes externas da casa e na cobertura (Imagem: Divulgação)

“Quando se pensa em conjunto habitacional é comum imaginar edificações iguais, sem qualquer diferenciação entre uma e outra. Neste projeto, as unidades podem ter suas partes externas revestidas por cimento vazado ou por outros materiais, como monoblocos ou paredes lisas. Também é possível investir em cores diferentes para quebrar a monotonia habitual”, explica Giuliano Pelaio, um dos sócios do escritório responsável pela inovação.

Segundo Pelaio, 90% da sustentabilidade de um projeto é alcançado graças à correta interpretação climática do local; e não pela especificação de materiais ecológicos. “E neste projeto não foi diferente”, afirma o arquiteto. Para se ter uma ideia, o formato alongado e estreito das casas garante a iluminação dos ambientes, já que, de acordo com a inclinação do sol, o formato quadrado ou retangular de certas dimensões impossibilitaria o alcance da luz em toda a sua extensão.

LEIA MAIS:

Confira dicas para fazer um jardim perfumado

Dez espécies de plantas fáceis de cuidar para mudar o astral do ambiente sem dar muito trabalho

36 Comentários

  1. Otima possibilidade de contibuir com o meio ambiente. gostaria de saber qual a localizaçaõ do empreendimento e qual a estimativa de custo e termino da obra

  2. precisamos que a cdhu faça novos imoveis em sao paulo , principalmente adaptados , os deficientes pedem socorro pois esta muito dificil para comprar um imovel.

  3. quero muito poder adquirir um desses imovel que vaõ ser construido pela CDHU no interior qual saõ as cidades e valores do imoveis e quem se enquadra no processo renda apartir de quantos salarios minimos desde de já agradeço a atençao

  4. Gostaria de saber os valores e como que posso fazer para adquiri um Apartamento desse. Grato.

  5. nossa adorei a indeia com a fe que eu tenho em deus eu vou conseguir um dia a minha casinha prpria porque presisso mesmo pois moro de aluguel enao astou suportando mais paga luguel.

  6. Amei estas casas,são diferentes,lindas ,aqui em Paraíso sp onde moro,acho que vão construir casas dp CDHU,eu pago aluguel e não estou aguentando mais,eu quero uma casa dessa,porque são lindas e preciso urgente espero que nossa prefeita contrua casas desses projetos,onde a pessoa pode escolher o tamanho da casa.

  7. marro de favor na casa da minha irmã só que ela morreu. e meu cunhado quer vender a casa. o quanto antes eu estou apavorada. fui na caixa economica e pela minha renda e a do meu marido só posso fazer um financiamento de no maximo 90.000 mil reais,sera que tenho condicões no plano da CDHU

  8. Como faço para exigir e conseguir a minha casa pela CDHU? Pois até o presente momento só estou com os papeis em mãos já faz mais de 4 anos que só escuta promessas que nunca são cumpridas, vejo os comercias na TV, que tem casa pronta,mais até agora ninguém me deu uma posição.Peço que leiam com atenção,e mandem resposta no meu e-mail, pois estou precisando muito, estou moro de favor com meu filho,preciso muito que essa casa se é que existe mesmo saia logo do papel.Agradeço a atenção.

  9. Caros, gostaria muito de ser informado de como fazer para ter uma dessas maravilhosas casas. Tenho 32 anos e não encontro uma forma de ter a tão sonhada casa própia pelos meios privados, até hoje só ouvi não. Me ajudem. Grato pela atenção.

  10. como que eu faço para adquirir uma casa ou apartamento do CDHU morro em SP Capital e não pode ter restrição no nome para fazer a inscrição? e como eu faço a inscrição?

  11. sou moradora de aluguel em sao paulo capital,na vila Buarque, nâo ta fàcio eu gostària de saber se o progeto do nosso prefeito, sobre moradia popular no centro esta valendo para os moradores de baixa renda.morar no barrio deficulta trabalhar, ja que trabalhamos na regiâo.

  12. gostaria de saber como posso participar desse sorteio se e dificio com seguir um apartamento dessetenho dois filhps gostaria de saber quando começa a escriçaõ.

  13. Queria saber como faço para entrar nesse projeto,pois tenho 18 anos e penso em casar e não tenho condições de comprar um imóvel.

  14. GOSTARIA DE SABER COMO SE ESCREVER NU CDHU POIS TENHO MUITA VONTADE DE TER MINHA CASA NAO TENHO COMO COMPRA UMA CASA PARTICULAR

  15. preciso comprar uma casa, pois sou aposentada, por invalidez, com renda mensal de +/- $700,00, gostaria de um imóvel na região de Osasco.Obrigada

  16. Adorei muito essa ideia quero muito poder adquirir um desses imovél que vai se construir já faz um tempo que estou atraz desse apartamento cdhu gostaria de saber como faço pra me escrever.

  17. me cadastrei em dois mil e cinco gostaria que tivesse um andamento para pessoas com os 40 anos para poder curtir onde vai morar.Eu por exemplo to com cinquenta quando sair a minha casa vou estar bem velhinha e nao vou ter mais prazer em cuidar da minha casa,concordam comigo?pois é isso ai.

  18. Gostaria de saber se tem algum imovel pra ser vendido em Mogi Guaçu SP ou Leilao de imoveis que esta em atraso na cidade obrigado.

  19. eu gostaria de paticipa desse imovel do cdhu tem qer ser no bras sp moro na rua santa rosa 271 ap 42 cp 03007040 10 anos

  20. Oi eu morrou de a luquel eu queria tanto uma cs desta .Eu queria que Deus mim abençoe quê eu consegue.como é que eu tenho o que fazê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.