24/06/2007

Certidão digital facilita registro de imóvel em SP

Fonte: O Globo

Tecnologia deve dar rapidez à concessão de inanciamentos

Pode estar chegando ao fim a burocracia para se obter um registro de imóvel. Em São Paulo, já é possível pegar a certidão pela internet, em modelo que tem a mesma validade jurídica da concedida pelo registro tradicional. Regulamentada pela lei 11.419, de 19/12/2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, a certidão digital já era fornecida em caráter experimental desde o início do ano.

A nova tecnologia, viabilizada pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) — que representa os 18 cartórios em funcionamento na cidade — não tem custo adicional e pode ser obtida por pessoas físicas ou jurídicas. A medida facilita a vida dos compradores, evitando que eles percam o bem por desconhecer ações de execução de dívida contra o vendedor, que são passíveis de resultar em penhora.

Processo garante proteção maior contra falsificações

Além disso, depois de receber a certidão pela internet, o comprador do imóvel pode enviá-la por e-mail para o banco em que pretende se candidatar ao financiamento imobiliário, dando fim aos gastos com cópias autenticadas.

Desde a implantação da certidão digital, mostram dados do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), a velocidade da aprovação de contratos vem aumentando. Segundo Flauzilino Araújo dos Santos, presidente da Arisp, outra vantagem está na maior segurança contra falsificações:

— O visualizador do documento registra qualquer alteração no texto, por mínima que seja, e acusa a mexida quando ele é aberto novamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.