22/08/2017

Checklist: 6 dicas que vão facilitar a sua vida na hora de vender um imóvel

Além de tornarem o processo mais simples, elas podem valorizar o local

Fonte: ZAP em Casa

Se você tem um imóvel que estava habitado e pretende colocá-lo para vender, vale dizer que esse processo não é simples e requer alguns cuidados, tanto para tornar o local atrativo e mais fácil de ser adquirido quanto para valorizá-lo e render um lucro maior para o seu bolso.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Por isso, selecionamos seis dicas que vão fazer você evitar dores de cabeça e até entregar as chaves para o comprador em um período mais rápido. Confira:

Dê uma geral na estética do imóvel

É preciso dar alguns retoques antes de vender o imóvel (Foto: Shutterstock)

Nesta etapa você precisa detectar todos os defeitos estéticos do imóvel: pisos quebrados, lâmpadas queimadas, rachaduras, cantos enferrujados, falhas hidráulicas, móveis quebrados, etc. A princípio tudo isso pode parecer perda de dinheiro, mas na verdade estes detalhes valorizam (e muito!) o local, além de torná-lo mais atrativo e fácil de vender.

Deixe a decoração neutra

Evite objetos pessoais, o ideal é a pessoa conseguir se imaginar morando no ambiente (Foto: Shutterstock)

Se a sua mobília e decoração ainda está presente no imóvel, deixe-a mais neutra possível para a visitação de possíveis compradores. Isso é, pôsteres de time de futebol ou religiosos, papéis de parede infantis, paredes de cores muito incomuns, etc, podem causar uma má impressão no possível comprador, então evite-os e até, se for preciso, faça uma pintura geral no local.

Faça uma boa limpeza e arrumação

Tire um dia para fazer uma limpeza geral no imóvel (Foto: Shutterstock)

Por mais que o comprador vá fazer uma limpeza antes de se mudar para o imóvel, deixá-lo com a higiene e a arrumação em dia para as visitações é essencial. Além da faxina, guarde tudo o que estiver espalhado pela casa e arrume armários, pois com certeza o candidato à compra vai querer abri-los para testar as portas e verificar os espaços disponíveis.

Tire fotos de qualidade

Com o ambiente bem organizado, escolha uma câmera ou celular que tire fotos com a melhor qualidade possível (Foto: Shutterstock)

Com o ambiente bem organizado, escolha uma câmera ou celular que tire fotos com a melhor qualidade possível e fotografe os ambientes de forma ampla e sem a presença de pessoas no local. Além dos espaços como um todo, tire fotos de detalhes que você julgue positivos também. Por exemplo, se em uma pesquisa você vir que a maioria dos imóveis da região não possuem armários, enfatize os que tiver no imóvel em pelo menos uma foto. Isso com certeza aumentará o número de visitantes.

Coloque em dia todas as contas

Acerte tudo o que tiver pendente, como condomínio, contas mensais de luz, gás, água e energia (Foto: Shutterstock)

Você terá muito mais chances de vender seu imóvel caso as obrigações financeiras como IPTU, por exemplo, estejam em dia. Acerte tudo o que tiver pendente, como condomínio, contas mensais de luz, gás, água e energia e tenha como comprovar todas estas quitações. Assim que você encontrar uma imobiliária de confiança, eles poderão solicitar uma Certidão Negativa de Débito do seu imóvel, que mostrará ao interessado pelo local que as contas administradas pela prefeitura da cidade estão zeradas.

Deixe a documentação pronta

Você deve ter o contrato e a escritura do imóvel regularizados, pois isso pode influenciar (e muito!) a decisão de compra do possível comprador (Foto: Shutterstock)

Além de providenciar burocracias básicas, como tirar a conta de luz do seu nome, por exemplo, você deve ter o contrato e a escritura do imóvel regularizados, pois isso pode influenciar (e muito!) a decisão de compra do possível comprador. Ter uma imobiliária como consultora também pode ajudar muito nesse caso.

+ Veja o checklist para quem quer comprar um imóvel

+ Veja um checklist para alugar um imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.