18/03/2015

Cheia de charme, casa construída por alemães vira cenário para artistas

Casa convencional se transforma em galeria de arte durante um fim de semana em São Paulo, com visitação gratuita

Fonte: Revista do ZAP

De um lado, uma casa cheia de charme e com um clima aconchegante, que por trás de toda sua arquitetura, janelas, portas e em cada tijolinho, esconde uma história interessante para contar e que precisa de público para apreciar seus detalhes marcantes. Do outro, artistas contemporâneos com diversos tipos de obras interessantes; que não tem acesso fácil a galerias de arte, no entanto gostariam de um local diferenciado para expor seus trabalhos.

Casas em Exposição
Imóvel foi construído por casal de alemães há 74 anos e passou restauração em algumas áreas, como nas janelas

Destas duas necessidades surgiu uma solução muito interessante – um projeto cultural inusitado, que fará deste imóvel à venda, palco de uma exposição de obra de arte (que não deixa de incluir o cenário como obra também), com quadros e esculturas. O evento será gratuito e ocorre neste fim de semana na capital paulista.

Arquitetura – Construída por um casal de alemães em um terreno de 420 metros, em 1941, na rua Poconé 477, na capital Paulista, o imóvel cederá espaço para artistas “sem galerias” terem a oportunidade de mostrarem seu talento.

Durante estes 74 anos, o imóvel teve apenas dois proprietários, e apenas em 2011 passou por uma grande reforma estrutural com a ajuda do arquiteto Guilherme Paoliello, mas sem mudar a essência, que era e continua sendo o charme do local. Pisos e janelas de pinho rosa foram restaurados, revelando a resistente beleza dos materiais nobres usados na sólida construção.

Jardim tem, entre suas plantas, uma jabuticabeira e um pé de romã
Jardim tem, entre suas plantas, uma jabuticabeira e um pé de romã

Essa nova construção é propositalmente moderna, a fim de assumir as intervenções contemporâneas na residência, porém fazendo uma justaposição harmoniosa de estilos ao usar os mesmos elementos construtivos e paleta de cor coordenada.

Os proprietários também quiseram trazer vida aos jardins que circundam a casa, construindo nos fundos, sob o grande muro de arrimo, uma horta orgânica, e plantando diversas árvores frutíferas que se juntaram à jabuticabeira e ao pé de romã que já se encontravam plantados por proprietários anteriores. 

casa-em-exposição-FCB-ZAP
Casa com amplo espaço, oferece área para artistas exporem suas obras (Fotos: Divulgação)

Arte – Para rechear a decoração, alguns artistas contemporâneos foram convidados para acrescentarem mais beleza à arquitetura da casa e atraírem um público que muitas vezes pode não ser frequentador de galerias, mas que acaba de alguma forma sendo atraído e movido pela arte, diz o curador do evento, Marcelo Sassur, da Hubb – Arte em Projetos.

Obras das artistas Dani Malta e Eliana Angélica estarão expostas na charmosa casa da rua Poconé
Obras de Dani Malta e Eliana Angélica devem ser expostas na charmosa casa da rua Poconé

“Esse foi nosso maior desafio, pois buscamos nomes não consagrados, mas que tivessem grande valor artístico e de estilo. Todos os artistas escolhidos se mostraram extremamente interessados em fazer parte de uma ação tão inusitada como essa”, diz Hubb. 

A casa receberá esculturas e quadros. A peça à esquerda é de Thiago Cagiano e a do lado de Rim Chiaradia
A casa receberá esculturas e quadros. A peça à esquerda é de Thiago Cagiano e a do lado de Rim Chiaradia

 

De acordo com o curador, o evento também ocorrerá nos dias 28 e 29/03, em um outra casa, também em São Paulo, e terá o mesmo objetivo. O endereço da próxima casa que se transformará em galeria de arte é Rua Dona Ana Helena de Salles Gusmão, 176, a partir das 10h.

 

Serviço:

Casas em Exposição” 

Data: 21 e 22/03

End.: Rua Poconé, 477 – Sumaré – São Paulo

Horário: 10h às 18h

Entrada: gratuita

Mais informações acesse “Casas em Exposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.