25/02/2007

Cheias de encantos mil

Fonte: O Globo

Série de prédios conta a história do Império

 

O GloboZap o especialista em imóveis

Conjuntos mais representativos dividem entre si o espaço urbano do Rio, dizem arquitetos

Do estilo colonial — marcado pelo contraste entre as paredes brancas e as pedras de cantaria nas fachadas — sobreviveram principalmente os fortes e as igrejas. Mas há jóias da arquitetura civil, como o Paço Imperial, na Praça XV.

— Há uma série de prédios contando a história do Império no Brasil — destaca o consultor de Desenvolvimento Urbano da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, David Cardeman.

Em 1808, para dar ares cosmopolitas ao Rio, Dom João VI importou um grupo de arquitetos e escultores franceses. Era o início do Rio neoclássico. Há muitos exemplares na cidade, como o Arquivo Nacional. Além da simetria, os frontões (os triângulos que, em geral, ornamentam as fachadas) são as características mais fortes.

De fins do século XIX até a década de 20, os elementos rebuscados do ecletismo quebraram a formalidade neoclássica. Em Santa Teresa, há muitos exemplos, como o prédio em que hoje funciona o Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat).

O art déco não chegou a ser um movimento, mas um conjunto de manifestações artísticas, que entrou no Brasil quase ao mesmo tempo que o modernismo. Na arquitetura, as fachadas têm rigor geométrico com elementos em materiais nobres. Como exemplo, o Edifício Biarritz, no Flamengo.

A partir da década de 30, o Rio se tornou um canteiro de obras da arquitetura moderna.

— O Palácio Gustavo Capanema foi projetado por uma equipe liderada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer a partir dos cinco princípios de Le Corbusier (construção sobre pilotis, terraço-jardim, fachada livre, planta livre e brise-soleil). E se tornou um ícone da arquitetura moderna internacional — assinala o arquiteto e urbanista Antônio Agenor Barbosa, acrescentando que a cidade abriga os conjuntos arquitetônicos mais importantes de cada estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.