Depois de ter certeza sobre o imóvel escolhido, a hora é de pesquisar o vendedor. “Verifique junto aos órgãos de defesa do consumidor e na Justiça se a construtora e a incorporadora não têm reclamações anteriores ou processos judiciais”, orienta a técnica de defesa do consumidor da Fundação Procon-SP, Renata Reis.
O passo seguinte é pedir referência sobre as empresas e a compradores de outros empreendimentos vendidos anteriormente e que já foram entregues. Eles poderão dizer se tudo o que foi prometido foi cumprido, e o próprio comprador poderá comprovar visualmente se as instalações são bem feitas, além de atestar o padrão construtivo da empresa.
“Ao consultar outros imóveis, o comprador deve conversar abertamente com o síndico e com outros moradores e perguntar muito sobre o empreendimento. É importante checar se os prazos foram cumpridos”, conta Renata. “São alguns passos para se caminhar para uma compra segura”, completa.
Depois disso, o consumidor deve pedir uma cópia da proposta de compra e do contrato do imóvel. Esses documentos devem ser analisados por um advogado ou por técnicos de defesa do consumidor antes de serem assinados.
Leia também
Propaganda é a ‘prova’ do negócio