17/05/2021

Churrasqueira em apartamento: como escolher o modelo certo

Reunir a família e amigos para fazer um churrasco não é privilégio de quem mora em uma casa. Os amantes da carne assada que vivem em apartamento também podem ter esse momento sem sair de casa. Para isso, é preciso unir um bom projeto com o tipo ideal de churrasqueira para o ambiente. Além do gosto do proprietário, a estrutura da varanda também será determinante para a escolha do tipo de equipamento a ser instalado, seja o tradicional a carvão ou as versões a gás, elétrica e ecológica.

Para ter uma churrasqueira em apartamento, é preciso pensar na funcionalidade e praticidade do item. A necessidade do cliente é um ponto a ser analisado. “É importante, a partir das informações dos clientes, saber como vai ser o tipo de uso, se vai ser esporádico ou constante, e como ele gosta de fazer o churrasco”, diz o arquiteto Lucas Blaia, sócio de Bruno Moura no escritório Blaia e Moura Arquitetos. 

Churrasqueira em apartamento - Foto: Gisele Rampazzo
Bancada, pia e armários são itens importantes para compor o entorno da churrasqueira

Qual churrasqueira instalar em apartamento?

A estrutura também é determinante para definir qual churrasqueira instalar. “Se o imóvel tem saída para exaustão de fumaça, é indicado o modelo a carvão pela questão do sabor do churrasco. A churrasqueira ecológica é uma opção se não tiver duto. Ela produz menos fumaça e o cliente ainda sente o gosto de carne como se fosse assada no carvão. Já se temos uma varanda que não é muito grande e tem integração com a sala, indicamos a elétrica por conta da fumaça. A versão a gás também é recomendada para não incomodar os vizinhos”, explica Bruno Moura.

Além do cuidado com a escolha para ter a churrasqueira em apartamento, também é essencial projetar o ambiente em torno do item. Ter uma bancada para apoiar os utensílios e as carnes e uma pia para lavar os itens e não molhar a casa indo até a cozinha são as primeiras dicas. Mas é preciso também estar atento ao tipo de material que será usado no ambiente para que a varanda com churrasqueira não se torne um problema depois do churrasco. 

Churrasqueira em apartamento: como escolher o modelo certo
Churrasqueira com carvão e braseiro é uma das possibilidades de escolha

“Tem que pensar na questão dos materiais a serem utilizados no ambiente porque eles precisam ser fáceis de lavar. Independentemente do tipo de churrasqueira, é um ambiente que vai criar sujeira, então é preciso pensar em materiais que vão viabilizar essa questão da pós utilização. Além disso, o material precisa ser resistente por conta do calor”, conclui Lucas Blaia. 

Leia também

+ Livros em casa devem ser acessíveis para estimular a leitura

+ Busca por imóveis aquece durante período mais crítico da pandemia

+ Preço de venda residencial abre 2º trimestre com alta de 0,30% em abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.