23/10/2012

Closets bem feitos podem valorizar até 5% os imóveis na hora da venda

Fonte: O Globo

Saiba o que faz um armário ser prático e funcional

Closet (Foto: Divulgação)

 

Escolher o imóvel para comprar já não é tarefa fácil. E esse é, muitas vezes, apenas o primeiro passo. Depois da compra, ainda é preciso definir as obras que serão feitas, o mobiliário, a decoração e uma série de detalhes. Quem opta por comprar um apartamento limpo, então, sem nenhum armário planejado ainda precisa decidir: fazer ou não closets? Eis a questão!

Afinal, ter um closet pensado para as suas necessidades é, sem dúvida, uma ótima solução. Mas e na hora de alugar ou vender esse imóvel? O closet não desvalorizaria o apartamento? A resposta é, quase sempre, não. Mas é preciso pensar não somente na sua necessidade e planejar bem esse espaço. É comum, por exemplo, em apartamentos antigos e amplos, de quatro quartos, fazer obras que transformem o imóvel em três quartos para ampliação dos quartos e a inclusão de closets.

Para sapatos, o ideal são prateleiras deslizantes e vãos de 15 centímetros. Os pares não devem ser empilhados (Fotos: Divulgação/ Atitude Caprichosa)

“Não necessariamente esse tipo de obra vai desvalorizar o imóvel. Mas o ideal, em casos assim, é fazer a obra de uma maneira que ela possa ser revertida facilmente”, alerta o corretor Marx Maranhão, que é supervisor de vendas da Brasil Brokers Ética.

Mas, em casos menos radicais, esse tipo de móvel planejado pode valorizar o imóvel em até 5%. Até porque, como lembra Maranhão, é muito difícil encontrar mão de obra no mercado para esse tipo de serviço. Então, em alguns casos, é possível até alcançar valores acima do mercado.

“Qualquer benefício valoriza o imóvel. Se há três imóveis parecidos no mercado e apenas um tem closet ou outros benefícios, ele certamente vai ser vendido mais rapidamente”, assegura o corretor.

Divisórias transparentes ajudam na organização de peças pequenas em gavetas. Gravatas, por exemplo, podem ser enroladas

Edison Parente, diretor da imobiliária Renascença, especializada em locação, diz que para aluguel a liquidez é ainda maior.

“Para um imóvel ser alugado com rapidez, é importante oferecer o “kit locação”: armários, box blindex, esquadrias de alumínio. Se tiver só o closet, a valorização do aluguel pode chegar a 15%.”

Mas, como, afinal, é um bom closet? O que deve ter? Para a personal organizer Luciana Teixeira, um bom closet deve ter espaço, ser bem planejado e iluminado (se possível, com lâmpadas direcionadas) e, de preferência, branco, pois a cor dá aparência de limpeza e deixa o ambiente mais leve.

“A área mínima possível é de quatro metros quadrados, com uma circulação de pelo menos 80 centímetros. Mas, vale ressaltar, um closet ideal teria pelo menos seis metros quadrados. Sempre que possível, é bom prever um lugar para sentar. É um conforto na hora de colocar sapatos, ou mesmo bater uma papinho com uma amiga enquanto se arruma. E existem pufes lindos que dão muito charme a esse ambiente”, ressalta Luciana.

Confira as medidas ideais e o passo a passo do planejamento de um bom closet, segundo Luciana.

Espaço: O primeiro passo desse planejamento é verificar o espaço disponível para o closet ocupar. A área mínima é de quatro metros quadrados, com uma circulação de pelo menos 80 centímetros.

Materiais: Armários brancos ou de cores claras dão mais aparência de limpeza, deixam o ambiente mais leve e auxiliam na difusão da luz, facilitando na procura por peças no seu interior e na fidelidade das cores das roupas.

Abertos ou fechados: Existem closets sem portas, com tudo aberto, e com portas de abrir ou de correr. Combinar as duas opções é sempre uma boa solução. Mas portas de correr devem ser bem feitas e utilizar boas ferragens e trilhos. Apesar de economizar espaço, contudo, elas tomam normalmente 10 centímetros do espaço interno para os trilhos.

Espelho: Um bom recurso é revestir uma dessas portas com espelho.

Iluminação: Tente direcionar lâmpadas para seu guarda-roupas.

Pufes: Sempre que possível, preveja um lugar para se sentar no seu closet.

Personalização: Preveja espaços para suas necessidades. Se usa muito vestido longo, faça um nicho um pouco maior para eles. Uma solução fácil para definir as medidas exatas é medir com fita métrica o espaço que usa para guardar suas roupas separadas por tipos: longos; calças; blusas, blazers e casacos.

Sapatos: Preveja um setor exclusivo, para que não se misturem às roupas. Prateleiras corrediças são muito funcionais e devem acomodar até dois pares, um de frente ao outro. Vãos de 15 centímetros são suficentes, já que não se deve empilhar sapatos.

Profundidade: A profundidade mínima do closet deve ser de 60 centímetros (mais a profundidade das portas escolhidas). Quanto à altura, pode ocupar todo o pé direito do imóvel.

Cabideiro: Para ternos, blazers e camisas devem ter vão de 1,10m de altura. Para vestidos e casacos longos, o vão deve ser 1,65m. E calceiros devem ter altura de 85 cm.

Gavetas: As de acessórios e miudezas podem ter 10 cm de altura. Para roupas, 18 cm. Usar divisórias como colmeias plásticas ou de acrílico feitas sob medida ajuda na organização.

Prateleiras: Devem ter, no mínimo, 50 cm e uma altura de 20cm a 30cm. As superiores, usadas para guardar malas e caixas com coisas de pouco uso, podem ter vão de 45 cm de altura. Mas é sempre bom considerar o tamanho das malas ou o volume das coisas que quer guardar nesse espaço e adequá-lo.

Bolsas: Funcionam muito bem nichos de 40 cm X 40 cm.

21 Comentários

  1. Comprei um apartamento de 98 metros quadrados, sendo 3 quartos (1 suíte). Os quartos têm armários embutidos mas são pequenos e a suíte não é grande o suficiente para se criar um closet.Sou solteiro e pretendo ter filhos, então pensei em transformar um dos quartos em um closet enorme, para todos da futura família, ou então um closet com depósito de bugigangas…O que acham? Obrigado.

  2. Amei estava realmente pensando neste assunto estou reformando meu apartamento.Caiu do céu este assunto,estou satisfeita com as dicas.Obrigada

  3. gostei muito das ideias,gostaria de receber sempre. tirar duvidas, sugestões quantos mais detalhes seria muito melhor. PARABENS!

  4. Olá! tenho um quarto de 10m2… e gostaria de saber se é possível fazer um closet, se sim qual seria o tamanho adequado visto que o quarto já é pequeno, é possível??

  5. Perfeito! Vou construir minha casa e sem dúvidas,vou usar essa idéia maravilhosa no meu quarto. um grande abraço pra equipe.

  6. boa noite! eu tenho um terreno de 7 metro de frente e 25 de fundura, eu eu queria um modelo de uma planta pode ser?obrigado

  7. Olá Micheli. A melhor opção para você é buscar ajuda especializada na área de arquitetura e engenharia civil, na sua própria cidade. Obrigada!

  8. Adorei as dicas,pois muitos profissionais não nos oferecem essas explicações ou sugestoes,tem como imprimir as dicas???Obrigada. Denilza

  9. Olá Denilza. Sim, você pode imprimir as reportagens. Basta escolher essa opção no navegador que você utiliza (procure por “imprimir página”) ou selecionar o texto, copiar e colar num arquivo word. Na sequência é só imprimir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.