30/01/2014

Coloque um pouco de nostalgia na decoração

Inspire-se no Dia da Saudade para aproveitar fotos e móveis antigos

Coloque um pouco de nostalgia na decoração
Eleja um móvel para apoiar os porta-retratos (Foto: Thinkstock)

Você sabia que, no dia 30 de janeiro, é comemorado o Dia da Saudade? Que tal aproveitar a data para trazer um pouco de nostalgia à decoração da sua casa com móveis antigos ou porta-retratos? O ZAP Imóveis consultou alguns profissionais para ensinar como saciar a falta de uma pessoa querida abusando destes objetos.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Na opinião da arquiteta Ana Rozenblit, a mistura de móveis antigos, que podem ter sido herdados de avós, pais, tios, por exemplo, com móveis modernos pode deixar o ambiente mais chique e moderno, já que o contraste entre esses dois estilos deixa a casa mais confortável e original.

Coloque um pouco de nostalgia na decoração
Penteadeira antiga deu charme ao cômodo (Foto: Divulgação)

A arquiteta Luciana Corrêa concorda. Para ela, um móvel antigo pode perfeitamente combinar com o novo. “Caso esteja com receio da composição, faça uma pintura de outra cor, troque os puxadores ou componha com um espelho. Até mesmo uma poltrona antiga pode ser repaginada e virar o destaque do ambiente”, garante. Segundo ela, uma moldura antiga de quadro pode receber um espelho e ser colocada num lavabo, por exemplo.

Coloque um pouco de nostalgia na decoração
O contraste entre o móvel antigo e o moderno deixa a casa mais confortável e original (Foto: Thinkstock)

Para Luciana, também vale usar vários móveis antigos no mesmo ambiente, mas ela sugere que, antes, você experimente a composição. “Se não agradar, pense nos mesmos móveis em cores diferentes ou até em usos diferentes”, recomenda.

Coloque um pouco de nostalgia na decoração
Ambiente criado pela Luciana Corrêa na Mostra de Decoração do Polo Design Show, onde uma geladeira foi usada como aparador (Foto: Divulgação)

No caso das fotos antigas, Luciana recomenda que você eleja um aparador ou um determinado móvel para apoiar os porta-retratos. As molduras podem ser diferentes umas das outras.

“Não espalhe as fotos em diversos locais dentro de um mesmo ambiente. Uma parede de destaque no cômodo pode ser preenchida com diversas fotos. No caso de um corredor, essa é uma ideia perfeita para decorá-lo sem ocupar espaço”, ensina.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.