19/10/2009

Com materiais mais modernos, as cozinhas ganham curvas sinuosas

Fonte: O Globo
Cozinha: Móveis ganham formas sinuosas (Foto: Divulgação)
Cozinha: Móveis ganham formas sinuosas (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – De curvas é feito todo o universo, já sentenciou o mestre da arquitetura Oscar Niemeyer. Mas, nas cozinhas, elas quase não apareciam. Até agora. Com a ajuda de matérias-primas mais modernas, as linhas e os ângulos retos passam a ser substituídos pelo design de formas sinuosas.

Um desses materiais é o corian, composto de pedras (70%) e resina acrílica (30%). Como é termo-moldado, permite a criação de cantos arredondados. E suas emendas são imperceptíveis. O vidro também chega à cozinha, em novas versões, como o acidato, que leva um banho de ácido: é semelhante ao jateado, mas com a vantagem de não apresentar manchas de gordura.

A cozinha Bossa, que a carioca Treselle acaba de lançar, rompe com o rigor das linhas retas e apresenta um design de curvas suaves. Uma bancada de refeições de quinas arredondadas acompanha o movimento em “S” da ilha de cozinha.

“Uma das novidades dessa linha é o tampo da ilha, de um tipo de vidro temperado e com tratamento anti-riscos. E ele pode ser incolor ou pintado de qualquer cor”, explica Luiz José Leite, um dos sócios da marca, ressaltando que, no mostruário da loja, no CasaShopping, a decoração foi complementada com coifa cilíndrica e com cadeiras Tulipa, de Eero Saarinem, que tem formas arredondadas.

ENCONTRE IMÓVEIS NO ZAP:

100.000 IMÓVEIS EM SÃO PAULO. CLIQUE AQUI E VEJA AS OFERTAS

45.000 IMÓVEIS NO RIO DE JANEIRO. CLIQUE AQUI E VEJA AS OFERTAS

LEIA MAIS:

SOLUÇÕES DE MARCENARIA COM MOVIMENTO MUDAM A CARA DE AMBIENTES

ARQUITETOS INVESTEM NA CRIAÇÃO DE MÓVEIS MULTIFUNCIONAIS E COM DESENHOS DIFERENTES

53 Comentários

  1. Está linda,o móvel em S traz beleza e suavidade,o contraste do branco com a cor da madeira tira todo o aspecto de cozinha: lugar que a gente entra e nunca consegue sair. Só não concoro com o móvel não ir até o tento , pis no dia a dia vira depósito de poeira e consequentemente, masi serviço.

  2. Prefiro ainda, as Cozinhas em estilo Reto, pois dá mais robuteze um visual futurista.As Cozinhas com formas arredondadas já estão muito cansativas, pois ficaram mais de 20 anos em uso.

  3. Em uma reportagem como esta, existe a necessidade de se apresentar mais fotos pois, a descrição não nos leva à realidade artística do que realmente se trata.

  4. Espetacular a tecnologia, principalmente para idosos e crianças.Formatação de beleza e praticidade. Sabe-se la o custo de tanta “mordomia funcional”. Tenho 81 anos e levo esperança de utilizar um ou outro equipamento.PARABENS doutores arquitetos, desenhistas, etccccccccccccc.

  5. A única novidade nisso tudo são as linhas sinuosas na madeira, que não é lá muito prática se tratando de cozinhas, que exigem encaixes inteligentes para o melhor aproveitamento do espaço, a maior preocupação das pessoas. O Corian, o vidro acidato e o vidro temperado pintado são velhos conhecidos de quem está por dentro do mercado moveleiro.

  6. O desenho até q ficou bonitinho, mas cá engtre nós, que imóvel atual de classe média poderá comportar este tamanho de cozinha? Penso q arquitetos deveriam pensar mais em praticidade, ter o pé no chão…

  7. Como tudo (ou quase tudo) nesta era apelidada de “pós-moderna” á falta doutro(s) nome, volta-se ao passado. As cozinhas funcionais – adotadas nos EUA da primeira metade dos anos-40, tempos da Segunda Guerra, quando se deixou de cozinhar em casa como no Brasil dos anos-70/80 – eram no início de formas também arredondadas. Destruindo-se o espírito de vanguarda, os “pós-modernos” recorrem ao passado recente, de vez que sua criatividade se aproxima do zero. O grande Walter Benjamin já escrevera sobre o assunto, em suas análises sobre o Sempre-Igual. Além do mais, a foto da ilustração não mostra arredondamentos (nas quinas), mas ondulações no meio do mobiliário, por sinal nada atrativas e meio-Kitsch.

  8. Apaixonei-me por essa cozinha. Acho que as formas sinuosas são sensuais, delicadas e femininas e, por isso mesmo, elegantes e belas.Parabéns aos criadores desse belo móvel e aos decoradores dessa cozinha clean, moderna e super bonita.

  9. Linhas arredondadas, alem de dar harmonia ao ambiente, diminuem riscos de acidentes. O grande problema é o espaço: os aptos na sua maioria, oferecem cozinhas que são verdadeiros corredores, que para piorar, ainda conjugam com área de serviço. Estou falando não só de aptos populares, como tb alguns de classe alta. Reconheço que hoje a cozinha está ganhando ares mais nobres na arquitetura, mas cozinhas como a da foto, está longe da realidade de muitos, o que é lamentável.

  10. eu amei essa materia minha mae tah dando uma mudada na cozinha e essas dicas cairao beme minha mae jah fazia uma ideia de curvas e tal e o vidro er td fik mt xique kkkkbjs

  11. Boa noite,Fiquei impressionado com a reportagem em questão sobre como modificar um ambiente, com materiais diversos.Quero obter mais reportagens sobre decorações de cozinhas e interiores, pois comprei um apartamento na planta e seria bom ter mais idéias.Se for possível agradeço.Att,Silvio

  12. Esta cozinha está de muito bom gosto, refinada, contemporanea e estilosa. Ja estava na hora das linhas retas darem lugar as curvas. Amei

  13. Adorei….fico encantada com a criatividade….nunca pensei que as curvas combinariam numa cozinha…..maravilhosa!!! Parábens!!!

  14. Amei……….essa cozinha,o armario a pia,a bancada…linda,realmente voces pensaram em tudo.Parabens.Leila de Pocos de Caldas.

  15. Essa nova tendência é importante, interessante, pois além de melhorar o visual do ambiente, traz mais segurança, principalmente, para crianças, evitando que os cantos pontiagudos acabem acidentando a cabeça da turminha, ferindo-as! Ademais, tudo fica mais bonito e funcional!

  16. Achei essa reportagem bastante comum. Não vi nenhuma revolução no que se refere a formas, pois eu projetei e desenhei uma mesa para cozinha com o tempo idêntico ao mostrado, isso no ano passado. É que não sou arquiteto famoso, por isso meu nome não aparece nessas coisas…Linhas orgânicas já são comum há muito tempo em todos os espaços de uma casa ou escritório.

  17. gostei muito da cozinha, mas, confesso que ainda me impressiono mais com outros modelos!Só como dica, quando forem postar alg do genero, tentem colocar mais de uma unica foto, para que tenhamos melhor visão e possamos dar opniões mais bem direcionadas!Abraços

  18. Cozinhas com curvas estão em alta e outro material moderno, que apresenta resistência à manchas, à impactos e ao calor, além da durabilidade e beleza são os laminados decorativos de alta pressão, utilizados para o revestimento de móveis e bancadas, e podem ser utilizados, quando em Postformig, para a aplicação de bordas arredondadas, permitindo assim opões originais de design em inúmeras cores.

  19. Gostei das decoraçoes arredondas!!e gostaria de receber mais detalhes sobre elas!!pode mandar vias emails pro meu endereço

  20. linda ,supermoderna,diferente de tudo que ja vi,é a cozinha dos sonhos de toda mulher,parabens para seu criador……….

  21. bossa da treselle?estao loucos..eh so conferir…essa cozinha da coleçao 2010 Organix, da TODESCHINI…www.todeschinisa.com.brcomo a yahoo permite esse tipo de coisa? eh tudo farinha do mesmo saco mesmo

  22. Que coisa linda de cozinha…maravilhosa..de cinema..mas totalmente fora da realidade das brasileiras trabalhadoras, que tem bom gosto mas “grana” nem tanto. Uma dica é nos auxiliar com lindas cozinha mas dentro de um orçamento razoável e não esse luxo. Talvez o público alvo de vocês não seja nós ( trabalhadoras) Mas..infelizmente somos maioria. Abraços.

  23. Gostei muito da ideia das curvas,afinal o proprio FEN-CHUI,indica sempre formas arredondadas,porem faltam mais fotos,para melhor compreensao.Valeu

  24. achei linda a forma nova em que estão desenhando os móveis de cozinha, embora com o progresso, as cozinhas não sejam iguais as de nossas avós com todo este espaço, este é um sonho de toda dona de casa moderna, cozinha com móveis e eletros modernos e um espaço para receber parentes e amigos.

  25. Prezados Senhores,Cozinha de uma belza leve indiscutível. No entanto a praticidade deixa à desejar, tendo em vista que a madeira da mesa na ilha, está em contato com o piso, o qual passa por diárias limpezas com água.Cordialmente,Rosângela Valentim.

  26. Olá!Gente deve haver algum ENGANO. Esta cozinha está no site da Todeschini como LANÇAMENTO! E o nome não é BOSSA!!! Essa TRESELLE nos deve ESCLARECIMENTOS!!!Aguardo!Tânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.