26/03/2012

Com redução no IPI prorrogada, época é boa para trocar eletrodomésticos de casa

Com redução no IPI prorrogada, época é boa para trocar eletrodomésticos de casa

Fonte: Revista do ZAP

Redução no Imposto de Produtos Industrializados (IPI), que deveria acabar no último dia de março de 2012, foi prorrogada até junho de 2012

Trocar a geladeira, comprar um fogão novo ou uma lavadora de roupa vai continuar sendo um bom negócio. Os preços mais em conta devem continuar, pelo menos, por mais três meses. A redução no Imposto de Produtos Industrializados (IPI), que deveria acabar no último dia de março de 2012, foi prorrogada pela presidente Dilma Rousseff até junho de 2012.
 
Até junho, os consumidores poderão aproveitar os preços mais em conta na compra de produtos como geladeiras, lavadoras e fogões. A alíquota normal do imposto para uma lavadora é de 20%, refrigerador, 15%, e fogão, 4%. Com a redução do IPI, os valores caem para 10%, 5% e zero, respectivamente.

Divulgação
 















Os incentivos tem ajudado a manter o crescimento nas vendas do comércio. Em janeiro, o volume de vendas de eletrodomésticos e móveis cresceu 16,18% em relação ao mesmo mês do ano passado. No período, as lojas venderam 12,53% a mais.
 
A manutenção da medida alimenta as expectativas da Whirlpool, que produz refrigeradores em Joinville (Santa Catarina), que pretende ampliar seu crescimento. A expectativa é alcançar o desempenho obtido em 2009, quando as vendas da empresa cresceram 12,7%.
 
A Whirlpool destaca que renovação da medida é bem-vinda, já que o setor de eletrodomésticos é uma das maiores cadeias produtivas do País e faz larga utilização de matéria prima nacional.
 
“Com um prazo maior para as vendas a preços reduzidos, os consumidores tendem a gastar mais e, consequentemente, a produção deverá ser intensificada. Estimular o consumo, elevar a competitividade e movimentar a economia são alguns dos pontos destacados pela presidente para a prorrogação da medida”, ressaltou a Whirlpool em nota.
 
A fabricante de eletrodomésticos afirma ter confiança nas decisões tomadas pelo governo federal, pois visam o fortalecimento da indústria nacional.
 
A joinvilense Embraco, que fabrica compressores e os fornece para a Whirlpool, acredita que a renovação sinaliza um momento de aquecimento do mercado interno.
 

Leia mais:
>> Confira eletrodomésticos que tornam sua casa uma atração especial
>> Eletrodomésticos ganham aparência retrô
>> Combine o eletrodoméstico com a cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.