16/05/2016

Saiba como acabar com as formigas da sua casa

Talco de bebê e detergente são algumas das técnicas que podem ser usadas

Fonte: ZAP em Casa

Muitas donas de casa reclamam do problema de formigas domésticas, ou formigas doceiras, que aparecem na cozinha principalmente no verão. A grande dúvida é como acabar com as formigas, mas algumas soluções caseiras funcionam muito bem na maioria dos casos.

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Saiba como limpar diferentes tipos de piso

Segundo a bióloga e mestre em saúde pública, Lucia Schuller, essas técnicas devem ser usadas de forma constante, já que estão intimamente ligadas à manutenção. Já o uso de inseticidas não é aconselhável.

“Inseticidas para formigas caseiras não são eficazes, a não ser que utilize as iscas. Mas elas também não vão funcionar se não houver reduçãode abrigos para as formigas”, recomenda Lucia.

talco de bebê
Talco de bebê é um bom produto para jogar nas tomadas com formigueiro (Fotos: Reprodução/Pinterest)c

Mas, então, quais são as soluções caseiras que podem ser aplicadas? Primeiro é preciso fechar todas as frestas que encontrar. Pode ser um trabalho difícil, mas é importante para que o resultado seja positivo. Para saber onde está o formigueiro, monte uma “armadilha”.

“Ofereça mel ou açúcar umedecido em pequenas porções sobre pedaços de papel impermeável para as formigas. Elas virão e vão mostrar o caminho do esconderijo”, diz Lucia.

Depois de localizar as frestas, é hora de fechar o buraco. Para isso você pode utilizar massa de vedação, sabão ou qualquer outro material vedante. Mas, antes da aplicação, é bom injetar um pouco de água e detergente – nas mesmas medidas – porque atuam na camada protetora do corpo da formiga.

borrifador
Aplique água com detergente em todas as frestas que encontrar, exceto em tubulação elétrica e tomadas

Outros lugares em que elas gostam de aparecer é na tubulação elétrica da casa e nas tomadas. “Nesses espaços, basta jogar uma camada fina de talco de bebê e, pronto, elas vão embora rapidamente”, orienta a bióloga.

É bom frisar que a eletricidade deve ser desligada para colocar o talco. E não utilize água com detergente em tomadas ou tubulações. Essa é uma combinação que não dá liga e pode ser muito perigoso.

Durante o inverno, as formigas buscam refúgio dentro de casa e a noite elas saem em busca de alimentos, principalmente na cozinha. Para Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento, a resposta para combater as formigas está na prevenção. “Como os sentidos mais apurados da formiga são o faro e o paladar, pode-se criar barreiras para impedir a invasão dessas pragas ao ambiente doméstico”, ensina.

Dicas de prevenção:

• Identifique a origem do percurso das formigas e tape os orifícios, fendas e rachaduras;
• Cuide da limpeza da casa diariamente com água e vinagre;
• Mantenha alimentos cobertos e protegidos ou em recipientes selados;
• Não deixe expostos restos de comida ou líquidos. Limpe-os imediatamente;
• Conserve latas de lixos tampadas;
• Lave sempre os potes de comida e aplique vaselina na base das tigelas dos animais;
• Coloque barreiras defensivas, como: talco de bebê, sal, marcas de giz, cascas de laranja, canela em pó e borra de café;
• Use cheiros para afugentar as formigas, como: cravo da índia, limão, pimenta-caiena e hortelã-pimenta;
• Nunca use veneno industrializado por conta própria, os formicidas podem se espalhar no ambiente doméstico e envenenar a família e os animais domésticos;
• Se nada der certo, a saída é procurar uma empresa especializada no controle de pragas.

+ Confira 17 dicas para organizar e decorar sua cozinha

+ Saiba quais são os principais erros na decoração da cozinha

+ Dicas para decorar sua cozinha americana

+ Recicle e decore sua casa com materiais descartados em obras

+ Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

29 Comentários

  1. Achei muito proveitosa as orientações sobre as formigas, e decoração de cozinhas gostaria de receber sempre em meu email outras dicas,obrigada

  2. Gostaria de receber mais dicas sobre decoração. ObrigadaA matéria foi bastante útil em se tratando de sumir com as formigas. Abraços.

  3. Adorei todas as dicas para limpeza e organização da casa.Gostaria de uma orientação para guardar roupas de bebe e crianças evitando o mofo.Sonia

  4. Olá, Ademir! Acompanhe o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  5. Vou acabar fazendo um fichário com suas utilíssimas dicas para ficar à mão junto com o meu caderno de receitas, lá, na cozinha.

  6. eu uso ajax com lisoforme apesar de ter caído apenas oitenta mil na prestação do apartamento e eu não poder passar quase nada na casa uso veja branco limpa limbo veja verdinho para limpar vidros e azulejos do banheiros cera líquida destaque tem optmum também lustra móveis tem que ser polidor ou então com cheiro de jasmim e lavanda/ prefiro ter flores e varinhos para perfumar a casa é muito mais bonito. O ideal é água e sabão mas não exagere pode estragar quebrando as unhas pois a tampa do fogão usa muito clif fora o anti ferrugem e o detergente de ácido sulfonico então fiz até cirurgia plástica nas unhas minha mãe fala assim você fez as unhas e não pode lavar a louça então é melhor um detergente de coco/líquido tem veja álcool agora que depois de tudo isso pode fazer uma segunda limpeza/numa próxima vez substituindo os outros veja músculo/cozinha por veja álcool que limpa tudo isso é. Bom usar um creme para as mãos para dar um cheiro e amaciar frutas vermelhas ou leite de amêndoas/

  7. Olá, Lucia! Seu e-mail será incluído no nosso mailing. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  8. Olá, Margareth! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  9. Preciso de uma grande ajuda de vcs,moro em uma cada ha5 anos,casa alugada,e de 1 ano e meio para cá, comecei s percebercessas formiguinhas,mas não é de doces elas ínfimas,a gentecquase não vê, mas sente!Apareceu umas rachaduras no quibtal e derrepente essas formiguinhas,multiplicaram, já dedetizei a casa não teve jeito,elas chegam a subir no corpo da gente,o que fazer!

  10. Olá, Neide. Como está? Mesmo seguindo nossas dicas não conseguiu resolver a situação? 🙁 Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida.????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.