24/05/2020

Como cuidar da pele do rosto em casa?

A pele facial é uma das áreas mais afetadas pelo estresse, tensão emocional e estilos de vida errados. Mas existem muitas soluções para ter sempre uma pele brilhante e uniforme. Descubra aqui estratégias úteis

Fonte: ZAP em Casa | La Cucina Italiana

Já pensou em aproveitar o tempo livre em casa para cuidar da pele? Muitas vezes enfrentamos preocupações, estresse, que acabam afetando a saúde da nossa pele, principalmente do rosto. Durante o dia, assumimos expressões longas e franzidas, que por sua vez, facilitam o aparecimento de rugas, por exemplo, na testa e ao redor da área da boca. Tensões emocionais e desconfortos internos também podem promover vermelhidão, irritação e outras doenças, como espinhas. Por esse motivo, resolvemos conversar com uma especialista que apresentou uma rotina de beleza sob medida, com dicas de como cuidar da pele do rosto em casa.

moça limpando a pele e seguindo as dicas de como cuidar da pele do rosto em casa
Procedimentos em casa podem ajudar a manter a pele perfeita (Foto: Shutterstock)

Como cuidar da pele do rosto em relação às espinhas e impurezas?

As tensões emocionais e a possibilidade de ter sempre à disposição a geladeira e a despensa aumentam o risco de ceder mais facilmente para os pecados da gula. A nutrição incorreta pode ter consequências negativas sobre a beleza da pele. A ingestão excessiva de alimentos ricos em carboidratos refinados e açúcares, como pizza, macarrão, pão, doces e lanches industriais, por exemplo, afeta o estado de saúde da pele. “Primeiramente precisamos deixar claro que o excesso é prejudicial, pois, promove o envelhecimento e põe em risco o brilho e a hidratação da pele. Uma dose extra de carboidratos também promove a destruição de elastina e colágeno, duas proteínas presentes no tecido conjuntivo”, diz Caroline Bastita, esteticista. O primeiro favorece sua elasticidade. Em vez disso, o colágeno o protege e o mantém tonificado e compacto. Mas tem mais. Uma dieta rica em carboidratos promove estados inflamatórios, responsáveis ​​por muitos distúrbios da pele, como espinhas e acne, acrescenta a especialista.

Como acabar com espinhas?

O conselho é preferir uma dieta equilibrada, rica em vegetais à mesa. “Legumes e frutas da estação fornecem vitaminas e antioxidantes que protegem a pele da inflamação e dos radicais livres. Mesmo os alimentos que fornecem ácidos graxos essenciais, como peixe azul (sardinha, anchova, cavala, arenque), salmão, azeite extra-virgem, oleaginosas são aliados da pele”, diz Caroline.

Não cometa esse erro: ficar sem limpar o rosto

Dicas para as mulheres que não usam maquiagem com frequência e também para os homens, é preciso limpar o rosto! Essa etapa é fundamental na rotina diária da beleza. Ele permite remover impurezas, responsáveis ​​por proporcionar o aparecimento de cravos e espinhas. De manhã, em particular, permite remover o sebo produzido pela pele à noite. À noite, no entanto, permite que você se livre de todas as substâncias que se depositam na pele durante o dia devido à poluição e aos agentes poluentes. Para remover efetivamente quaisquer impurezas, o ideal é usar produtos delicados, como a água micelar, principalmente antes de dormir, pois permite remover o sebo produzido pele enquanto você dorme.

como cuidar da pele do rosto com espinhas?
Cuidados com a alimentação e limpeza diária impedem o aparecimento de espinhas (Foto: Shutterstock)

Como evitar o envelhecimento digital? 

Quando estamos em casa e até no trabalho, passamos muito tempo em frente às telas de PCs, tablets e smartphones e isso pode afetar a saúde da sua pele. “A exposição excessiva à luz azul dos dispositivos digitais promove o estresse oxidativo, que acelera o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento”, explica Caroline.

E o que fazer para minimizar os riscos?

“É necessário proteger a pele com tratamentos e cremes à base de antioxidantes. Entre essas, destacam-se a vitamina C e a vitamina E, que a protegem das agressões externas e elevam suas defesas. Além disso, é importante manter os dispositivos afastados do rosto e diminuir o brilho da tela. Além disso, pode ser útil várias vezes ao dia dar uma pausa para fazer uma massagem facial para facilitar a oxigenação dos tecidos da pele”.

como cuidar da pele do rosto em casa após mexer muito no celular e no computador
Faça pausas durante o dia com massagens circulares no rosto (Foto: Shutterstock)

O que fazer para apagar o cansaço

Devido às preocupações, à noite muitas vezes descansamos pouco e mal e, consequentemente, pela manhã nos encontramos com um rosto cansado e desgastado. Para tornar a pele do rosto mais brilhante e bonita, recomenda-se aplicar uma máscara hidratante que você pode fazer em casa e aplicar algumas vezes por semana.

Receita da máscara caseira para cuidar da pele do rosto

Basta misturar 1 colher de sopa de mel com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e aplicar a mistura no rosto com massagens circulares leves. Depois de deixar agir por 4 minutos, lave o rosto com água morna, sugere Caroline Batista.

Leia também:

+ Exercícios físicos para serem feitos em casa após o trabalho

+ Veja 5 esfoliantes caseiros para uma pele perfeita

+ Especialista dá dicas de como cuidar do corpo e da mente

+ Descubra quais são as plantas medicinais e quais os benefícios

+ Pensa em mudar de casa? O ZAP te ajuda!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.