08/05/2016

Saiba como desentupir pia e o que fazer para evitar o problema

Manutenção correta da caixa de gordura é o segredo para evitar esse tipo de problema

Fonte: ZAP em Casa

Uma das maiores aflições da dona de casa é ver a pia da cozinha entupida. Por vezes, água simplesmente demora para escoar, e isso também se transforma num problemão.

como-desentupir-pia-entupida
Pia entupida é sinal de falta de manutenção de ralos e caixa de gordura (Fotos: Shutterstock)

+ Receitas caseiras deixam móveis e acessórios com cara de novos

+ Agências especializadas facilitam a reforma ou a limpeza da sua casa

Em ambos os casos, o morador pode ter descuidado da manutenção da caixa de gordura. Mas você sabe o que é e para que serve o equipamento?

Ela é como um grande balde, que fica abaixo do piso, deixando ver apenas a tampa. Sua função é impedir que a gordura dos alimentos – que vai com a água ralo abaixo – chegue à rede de esgoto.

como-desentupir-pia-caixa
Caixa de gordura (Foto: Reprodução – Revista Pense Imóveis)

A caixa de gordura tem as medidas calculadas pelo engenheiro, no momento do projeto do imóvel, levando em conta o número de pessoas que vão usar a cozinha. Na caixa há uma quantidade pré-determinada de água, que serve como “filtro” da água gordurosa que vem da pia da cozinha e da máquina de lavar louças.

Esse líquido oleoso entra por um tubo, cai na água que já está no dispositivo e sai pelo lado oposto, sem a gordura. “Como água e óleo não se misturam, devido ao tempo de passagem, a gordura boia e só a água passa”, resume engenheiro civil José Roberto Scarpetta Alves.

Manutenção da caixa de gordura

Feitas de concreto ou de plástico PVC, as caixas de gordura possuem tampa removível para facilitar a limpeza. Nela, a sujeira se apresenta como uma espécie de “casca” e deve ser retirada, ensacada e jogada no lixo orgânico.

como-desentupir-pia-empresa
Em casos extremos é bom contar com a ajuda de empresas especializadas

Esse procedimento deve ser feito de seis em seis meses em casas, e de três em três meses em prédios, e pode ser realizado por empresas especializadas ou com o uso de bactérias que “comem” a gordura. Essas bactérias são vendidas em formato de farelo seco e são encontradas em lojas especializadas.

É bom salientar que os resíduos que sobrarem da limpeza da caixa não devem ser jogados na rede de água novamente – como no vaso sanitário. Isso pode provocar entupimento do sistema.

Gordura no ralo da pia – como evitar

como-desentupir-pia-prato
Jogue fora os excessos de alimentos do prato e só depois realize o procedimento comum na pia (Foto: Shutterstock)

O excesso de resíduos no ralo pode causar escoamento lento da água, entupimentos da tubulação e mau cheiro. Em casos extremos, pode haver transbordamento da caixa de gordura – quando a limpeza não é feita no período correto – ou retorno do líquido sujo pelo ralo da pia – o que ocorre quando a caixa está cheia e a água que chega nela não consegue seguir adiante.

Scarpetta conta que a caixa só retém a gordura que consegue chegar até ela. Antes disso, o óleo que desce com a água pela pia vai se acumulando na tubulação. Dessa forma, pedaços de alimentos podem acabar aderindo à parede do cano. “Esse material acaba criando uma espécie de bola, que diminui a vazão da tubulação e faz a água da pia demorar para escoar”, diz o engenheiro.

A dica básica para evitar essa situação é não jogar restos de comida na pia, descartando as sobras de pratos e panelas no lixo antes de lavar a louça. “Passar papel toalha na superfície do utensílio, retirando todo o excesso de gordura antes de lavá-lo, também ajuda a evitar essa situação, além de economizar água”, ensina.

Outra dica é jogar cerca de dois litros de água fervida na pia depois de lavar a louça. “O tubo resiste”, garante o engenheiro. O líquido quente vai descolando a gordura grudada na tubulação.

pia-da-cozinha
Manutenção correta da caixa de gordura e do ralo garantem uma pia sempre limpa

E deixar a torneira aberta quando a pia começa a demorar para escoar a água, funciona? “Até funciona, mas muito mal, pois a água fria não remove a gordura acumulada”, pontua o engenheiro.

Afinal: como desentupir a pia em casa?

O desentupimento pode ser feito, ainda, com produtos à base de soda cáustica (à venda em lojas especializadas ou supermercados). A substância é jogada no ralo, age por alguns minutos e depois é limpa com água corrente, sem que a pessoa encoste nela. “É perigoso e tóxico, e deve ser usado longe de crianças e com muito cuidado”, alerta Scarpetta.

E usar refrigerante a base de soda, como os refrigerantes de cola, funciona? “Não é cientificamente comprovado”, diz.

 

 

+ Saiba como limpar seu depurador de ar e deixar a cozinha livre da gordura

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

+ Aprenda a eliminar a fumaça do churrasco

+ Proteja suas roupas e sapatos do mofo com dicas fáceis

+ Confira 10 passos para fugir do desperdício e economizar

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

23 Comentários

  1. Nos tempos de hoje, filhos e netos as vezes os filhos fazem exatamente ao contrário. Excelentes dicas, meus parabéns destes alertas a casa estará sempre com cheiro de limpeza.

  2. Sabão caseiro é feito à base de óleo de cozinha usado, (reciclagem) e soda cáustica. Portanto se vc jogar soda cáustica na sua caixa de Gordura, provavelmente terá sua pia entupida também, não por gordura mas por sabão que se formará. Pense nisso….

  3. As dicas têm sido muito úteis aqui em casa e estou divulgando com parentes e amigos. Obrigado.

  4. Soda cáustica petrifica a gordura e aí sim o entupimento fica sinistro. Experiência vivida em minha casa.

  5. minha casa tem piso branco com as paredes verde orvalho e um fundo quiui que moveis combinam nesta decoração

  6. Comprei num supermercado um negócio chamado ralo japonês, super prático e barato. A sujeira cai ali e eu descarto no lixo os restos, nunca entupi a pia por isso.

  7. gostei das dicas, mas gostaria de saber tudo sobre churrasco, como deixar a carne suculenta, tempero adequadro etc.

  8. Só não gostei dessa dica: “Outra dica é jogar cerca de dois litros de água fervida na pia depois de lavar a louça.”Se todo mundo começar a fazer isso todos os dias não vamos ter água mais nem p lavr a louça.

  9. Para quem tem cubas de inox e quer se livrar de entupimento a dica é instalar um ralo com coletor de resíduos, tipo ralo japonês. Vi em sites.google.com/site/kitsuzukicom comprei e instalei. A pia nunca mais entope e os resíduos ficam retidos, não descem para a tubulação. Achei muito bom esse produto.

  10. Tenho torneira quente na pia por necessidade,,,pois quando morava em SP há meses muitos frios….Depois q me mudei p o interior onde o clima é mais p o quente continuei com a torneira,,,porém uso no morno….Isso ajuda a derreter a gordura restante penso eu…pois morei em três casas desde que me casei e todas com mais de 10 anos e nunca tive esse problema…comentei aqui p efeito de informação…rsrsrs

  11. Olá, Antonio! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  12. Olá, Yara! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.