23/06/2014

Como é o imóvel que o porto-alegrense procura?

Como é o imóvel que o porto-alegrense procura?

Fonte: Revista do ZAP

Equilíbrio entre bairros mais buscados e os que concentram imóveis à venda é o que aponta levantamento do Pense Imóveis referente ao mercado imobiliário nos primeiros meses de 2014

Considerando-se que todas as visualizações de anúncios no Pense Imóveis sejam indicações de interesse de compra, podemos desenhar o perfil de imóvel desejado pelo comprador em Porto Alegre neste ano, de janeiro a maio. E ele possui dois dormitórios, entre 60 m² e 150 m² de área e uma ou nenhuma vaga de garagem. Além disso, custa entre R$ 150 mil e R$ 300 mil e se localiza no Centro. Esses resultados correspondem à maioria das características dos imóveis que foram vistos com detalhes no site.

:: Veja imóveis à venda no Centro de Porto Alegre

O perfil das buscas varia de acordo com os bairros pesquisados. Por exemplo, no Menino Deus, bairro que consta como segundo mais procurado no site, 47% dos imóveis visualizados não possuem garagem, uma característica do local que, por ter construções mais antigas, possui diversos edifícios sem esse benefício. Também se pode observar um certo equilíbrio entre a concentração de ofertas e a demanda de cada bairro. Enquanto o Centro fica em primeiro lugar entre os mais buscados (com 17% do total de ofertas visualizadas no site), o bairro aparece em quarto lugar na lista de números de ofertas. A Cidade Baixa e o Bom Fim, porém, que ficam entre os dez mais procurados, não figuram na lista dos dez bairros com maior número de ofertas (veja mais detalhes abaixo).

Mais buscados x Número de ofertas
A comparação entre bairros com maior demanda e os que têm maior número de anúncios de imóveis demonstra que o mercado está equilibrado, apesar de algumas regiões muito procuradas não aparecem na listagem de ofertas.  Isso certamente aumenta os valores praticados em determinados locais, como Bom Fim e Cidade Baixa.

demanda-procura-porto alegre

demanda-procura-imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.