11/02/2016

Espante e elimine as baratas sem usar veneno

Plantas como louro e eucalipto são fortes aliadas no combate aos insetos

Fonte: ZAP em Casa

Nada é mais indesejável em uma casa do que baratas. Para mandar embora e até mesmo evitar esse tipo de visita é muito comum o uso de inseticidas industrializados, mas seu uso indiscriminado pode ser prejudicial para a saúde. Veja abaixo como eliminar as baratas sem utilizar veneno.

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

De acordo com o engenheiro agrônomo Fabio Moraes, da Universidade Orgânica, a maioria dos princípios ativos usados no combate a esse tipo de inseto é muito perigosa e com potencial de poluição ambiental. “Sem falar que os inseticidas devem ser cuidadosamente manejados para que não contamine os alimentos e devem ficar longe das crianças”.

inseticida_barata
Inseticidas industrializados podem ser nocivos para os alimentos e crianças (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Uma saída menos nociva e mais econômica é apostar em receitas caseiras feitas com ingredientes naturais encontrados em supermercados e até pela internet. “Assim como os inseticidas convencionais, as soluções naturais podem exercer o efeito de repelência, quando o composto químico impede a alimentação e afasta as baratas do local, e também provocar a morte por inibição da alimentação causada por uma infecção no organismo dos insetos”.

Os compostos naturais mais utilizados como repelentes são os extratos de plantas como louro, eucalipto, mamona, jambolão e extrato de neem indiano. Para preparar a receita, pegue folhas dessas plantas e deixe secar na sombra. Depois triture até formar um pó. É possível fazer o extrato aquoso usando 100g do pó para cada 900 ml de água. Neste caso, deixe descansar por 48 horas e depois basta coar em um filtro de papel.

folha_de_louro_barata
Folhas de louro agem como repelente natural (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Aplique o pó ou pulverize a solução nas frestas das portas e nas bordas e interior dos ralos. Para aumentar a eficiência, basta usar nesses locais chumaços de algodão embebidos na receita. “Esses extratos não matam as baratas, apenas tem efeito repelente”, lembra o engenheiro.

Para eliminá-las, a solução é misturar açúcar refinado e bicarbonato de sódio, em quantidades iguais, depositar o pó em tampas de garrafa e espalhar pela casa nos pontos mais críticos. A morte nesse caso é causada por uma reação química do bicarbonato de sódio no estômago da barata.

Uma alternativa para matá-las é usar inseticidas biológicos a base do fungo Metarhizum anisopliae e da bactéria Bacillus thuringiensis, usados para o controle de populações desse tipo de inseto. Eles podem ser encontrados em supermercados, lojas agropecuárias e de jardinagem.

ralo_banheiro_barata
Solução deve ser aplicada principalmente em ralos e portas (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Fuja das baratas:

– Elas adoram locais escuros, úmidos e quentes para se esconder e se alimentar;
– Saem geralmente à noite e preferem a cozinha e a sala, justamente pela facilidade em encontrar restos de alimentos nesses locais;
– Terrenos baldios com lixo orgânico são um verdadeiro parque de diversões para elas;
– Fique de olho na caixa de gordura da casa e do apartamento. É um ponto chave para a reprodução delas.

 

+ Cortinas, sofás e tapetes necessitam de limpeza duas vezes por ano

+ Cantinho do pet também pode fazer parte da decoração da casa

+ Veja 10 utilidades diferentes para objetos que você nunca imaginou

+ Confira 36 dicas para decorar e manter sua cozinha sempre limpa

+ Aprenda truques para descobrir se há vazamento de água na sua casa

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

9 Comentários

  1. Adorei a dica. Gostaria, se possível, de saber como posso naturalmente eliminar o mosquito da dengue e pernilongos. Aqui em minha cidade é infestado. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.