16/10/2003

Como escolher um alarme

Fonte: Editoria Zap

Há diversos tipos de alarme no mercado, que se diferenciam pela sofisticação e preço, principalmente. É possível optar por modelos simples — que podem ser encontrados até mesmo em hipermercados — ou por sistemas que oferecem monitoramento de segurança 24 horas, mais caros, oferecidos por empresas especializadas.

Caso queira a opção mais simples e barata, vale levar em conta um conselho: verifique cuidadosamente as características do local onde vai instalar o equipamento e as indicações do fabricante, para checar se a escolha é adequada. Há aparelhos com detector de presença, por exemplo, que serão acionados toda vez que houver movimento no ambiente. Eles são ótimos para detectar intrusos, mas disparam também à passagem de um gato. Se você tem um animal de estimação, esse não é o modelo indicado.

A instalação de sensores em portas e janelas também não impõe dificuldades. Esses aparelhos podem ser encontrados nos principais home centers e hipermercados.

Conheça alguns modelos

alarme magnético de portas ou janelas: pode ser fixado facilmente em portas e janelas, pois já vem com fita dupla face e bateria. É útil para assustar intrusos ou para avisar que alguma janela foi aberta. O alarme normalmente é de 100dB e desliga-se automaticamente após 30 segundos. Possui chave liga-desliga.

alarme de janela que detecta vibração: indicado somente para janelas. Ele dispara sirene de até 100dB quando houver alguma batida (vibração) no vidro. A sirene toca automaticamente após 30 segundos. Fácil instalação: já vem com fitas dupla face e bateria.

alarme magnético de porta com teclado: ao abrir a porta, quem entra tem um período de tempo (programável) para digitar o código secreto e desativar o alarme. Também pode ser usado como campainha de abertura de porta. Pode-se programar o tempo que o alarme ficará tocando. Possui memória que informa, ao ser desativar o alarme, se a porta foi aberta no período em que o alarme estava ligado.

alarme com sensor de presença: possui tecnologia de contagem de pulsos que previne alarmes falsos. Pode funcionar com bateria 9V ou fonte de alimentação (não inclusa). Permite conexão de sirene externa e uso de suporte direcionável de fixação. Possui teclado para programação de código secreto (até seis dígitos) e memória que informa, ao desativar o alarme, se a porta foi aberta no período em que o alarme estava ativado.

alarme de teto: protege todo o ambiente, pois possui cobertura de 360°. As funções armar, desarmar e botão de pânico são comandadas pelo controle remoto. Permite ligação de sirene externa.

anunciador de presença sem fio: em geral é instalado para controle de entrada ou saída de pessoas, podendo levar a campainha sem fio onde quiser, num raio aproximado de 15 metros lineares. Possui também campainha para assustar intrusos.

sistema de alarme sem fio: Para até oito locais, com teclado iluminado, sirene interna de 110 dB e várias funções programáveis, como função campainha, memória para intrusos. Pode ter acessórios como outros sensores. O kit inclui controle remoto e adaptador de 9V.

refletores com sensores de presença: existem refletores halógenos que acendem automaticamente. Possuem controle manual e ajuste de tempo e sensibilidade. Seu alcance é de 120°.

interruptor automático de presença: Ativa a iluminação ao detectar um movimento em um raio de 10 metros. Após uma duração regulável de 10 segundos a 10 minutos, apaga automaticamente a iluminação. Ainda é possível regular o funcionamento conforme o nível de iluminação ambiente (dia, noite, penumbra, etc.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.