06/08/2016

Como fazer a decoração de quarto de solteiro sem erro

Estilo pode mudar de acordo com a personalidade do morador. É fundamental garantir, por exemplo, praticidade no quarto masculino

Fonte: ZAP em Casa

A dica para acertar na decoração de quarto de solteiro é planejar a reforma. Nada de comprar móveis sem antes ter certeza do lugar e da proporção ideal da peça. Também é fundamental observar a quantidade de área disponível, para não afetar o espaço de circulação do ambiente.

“Seja qual for a planta do quarto, o melhor é organizar o mobiliário de forma que o local não pareça atulhado”, afirma Maruska Baars Gomes, designer de interiores. A saída para conseguir é investir em móveis práticos e multiuso. Abuse de itens como pufes, prateleiras, baús e nichos.

decoracao de quarto de solteiro cama
Para ganhar espaço deixe a cama encostada na parede (Fotos: Shutterstock)

+ Saiba como comprar e aplicar papel de parede sem erro

+ Veja como decorar um quarto de casal de filhos de sexos e idades diferentes

Um erro comum na decoração dos quartos é usar camas maiores do que o espaço realmente suporta. O ambiente dos solteiros pode até receber uma cama de casal, no entanto, nunca as de tamanho king quando a área disponível for pequena. Lembre-se de que a distância mínima entre o móvel e a parede (ou o guarda roupa) deve ser de 70 centímetros.

O grande trunfo é usar a cama de solteiro e encostar uma das laterais na parede, conseguindo mais amplitude no quarto. Quem apostar nos modelos boxes pode ainda aproveitar o espaço inferior e guardar parte da roupa de cama.

decoracao de quarto de solteiro com nichos
Nichos dão leveza e funcionalidade ao quarto pequeno

O próximo passo da reforma e decoração é organizar os móveis. É importante ter peças com divisões internas e itens práticos– guarda-roupas com portas de correr e gaveteiros, por exemplo.

Outra dica que economiza espaço e contribui para deixar o quarto em ordem é abusar de araras ao invés de armários. A desvantagem dos aramados é que as roupas expostas acabam ficando empoeiradas com o passar do tempo.

A decoração do quarto de solteiro varia de acordo com a personalidade do morador. É fundamental garantir, por exemplo, praticidade no quarto masculino. A saída é investir em persianas rolô e tapetes de fácil limpeza (como os de vinil ou nylon). Além disso, não se esqueça de instalar painéis fotográficos e pequenas coleções nas estantes.

 

Já o quarto feminino pode contar com mais detalhes e itens decorativos. Uma ideia é usar tecidos rendados na roupa de cama, cortinas românticas, além de tapetes felpudos para garantir o aconchego do local. Móveis de estilo provençal também são interessantes para as moças, assim como as cabeceiras revestidas por tecidos e papéis de parede.

decoracao de quarto de solteiro menina
Itens e detalhes mais românticos cabem bem no quarto feminino

A reforma do quarto continua com a escolha das cores. É fundamental lembrar de que o ambiente precisa ter uma decoração que garanta a tranquilidade do sono dos moradores. Isso significa evitar tonalidades vibrantes e quentes (vermelho e laranja são grandes vilãs) e estampas com desenhos em excesso. O recomendado é apostar nas famosas cores neutras, pastel e claras (bege, branco, cinza e off-white). E deixe o colorido para os detalhes.

A iluminação do quarto de solteiro é mais um aspecto a ser definido durante a reforma. O indicado é usar abajures na mesinha de cabeceira e luminárias de parede próximas à cama. Mas garanta também a iluminação central, com lustre ou a presença de vários spots espalhados ao longo do teto.

Outra possibilidade de iluminar é instalar fitas LED dentro dos nichos e atrás da cabeceira da cama, o que traz a beleza da luz indireta ao espaço. O projeto luminotécnico inclui ainda acertar na escolha das lâmpadas. Os modelos amarelados são os que garantem a sensação de aconchego.

 

 

+ Como fugir do óbvio na decoração do quarto do bebê

+ Itens de decoração de casamento podem ser feitos em casa. Aprenda

+ Veja 9 maneiras práticas e criativas para organizar bijuterias

+ Faça você mesmo uma composição de quadros na parede. Veja o vídeo

+ Saiba o que é dip-dye e veja como aplicar em móveis e objetos

+ Veja outros produtos para decorar o quarto de solteiro 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

9 Comentários

  1. Bom dia, estou pretendendo fazer um quarto para minha filha de 13 anos e se possivel gostaria que me dessem uma dicas, como escrivaninha para estudo, guarda roupa modulado e o quarto dela já possui gesso com rebaixamento.Desde já agradeço.grata

  2. Tenho um quarto que é usado por meu filho mais velho 3 x por semana. Eventualmente recebo meus netos gemeos de 3 anos pra dormir.Como decorar de forma a agradar gregos e troianos???O rigada!

  3. Boa noite ,meu quarto é pequeno,tenho uma estante que era da sala ,que deixa o quarto pesado ,como ela é madeira ,tenho dó em desfazer ,pensei em transformar em uma guarda -roupa ,colocando porta de correr ,e mantendo á dentro do guarda -roupa ,só que gostaria de novas ideias .Obrigada .

  4. Olá, Eliana! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  5. Olá bom dia! No quarto do meu filho tem uma cama de casal, é obrigatório ter 2 travesseiros ? Ou posso colocar apenas 1 e algumas almofadas?

  6. Olá, Marta! Como está? Nesse caso aconselhamos que conversem e vejam como preferem. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.