28/09/2021

Como fazer a integração da sala com a sacada

A integração da sala com a sacada garante fluidez no ambiente e amplia o espaço, mas é preciso cuidado para alterar os ambientes

A fluidez da integração da sala com a sacada é apenas uma das vantagens desse tipo de projeto arquitetônico. Unir os dois ambientes também resulta na ampliação do espaço, importante principalmente para imóveis pequenos. Além disso, é uma forma moderna de receber, com menos paredes e barreiras. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para fazer a integração da sala com a varanda.

Leia também

+ Reforma do apartamento: planeje suas necessidades antes

+ É melhor trocar ou reformar portas?

Uma das vantagens da integração da sala é o ganho de espaço. “Ela amplia a área útil de espaços pequenos e pode proporcionar ainda mais bem-estar para os moradores”, afirma a arquiteta Bianca Atalla, do escritório Oliva Arquitetura. Além disso, ao optar pela integração da sala, é importante definir o efeito desejado para acertar na decoração. “Se a ideia é utilizar a varanda como extensão da sala, é interessante manter o mesmo padrão de decoração. Agora, se ela for funcionar como cantinho avulso, é possível ‘setorizar’ esse espaço com tapetes e decorações que se diferem dos outros ambientes”, explica a arquiteta Fernanda Mendonça, do mesmo escritório. 

Conforto e proteção

A instalação da cortina de vidro é um recurso usado para garantir maior conforto. “É essencial para a proteção contra intempéries de chuva e sol, além do conforto térmico. No outono e inverno, por exemplo, ninguém se sentirá confortável em estar, por um longo período, sentindo frio”, pontua Fernanda.

Outro ponto é quanto ao piso. “Recomendamos que seja instalado o mesmo piso em toda a casa, principalmente em ambientes menores porque costuma dar mais fluidez e sensação de que a casa é maior”, diz Bianca. Porém, deve-se evitar o piso de madeira na varanda. “Ele pode deformar em contato com a água ou apresentar problemas em função da incidência do sol. Porcelanato é uma excelente pedida e atende com eficácia na parte técnica e estética por conta da variedade de acabamentos”, sugere. 

Outros detalhes também devem ser atendidos. “O tecido que reveste as cadeiras deve ser resistente à água e protegido contra raios solares. No tocante à iluminação, conferimos com as normas do edifício o tipo de luz e acessórios que devem ser especificados na varanda”, ressalta Bianca.

A atenção também deve se voltar às mudanças estruturais. “Para remoção de paredes e remodelação do layout da casa é imprescindível que um arquiteto analise a planta para verificar se não haverá nenhum problema após a demolição. Assim, o profissional poderá direcionar a equipe de obra para execução do trabalho”, conclui Fernanda.

Leia mais

+ Energia cara? Veja 4 dicas para economizar na conta de casa

+ 6 dicas de Feng Shui para atrair boas energias para sua casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.