24/12/2008

Como fazer bonito na hora da ceia

Fonte: O Globo

Dicas para decorar a casa e a mesa neste Natal

Fotos: DivulgaçãoZap o especialista em imóveisDecoração de Natal criada por Letícia Vilardo

RIO – Vale a pena caprichar na ambientação da casa nos períodos de festas, especialmente para quem receberá convidados. Na tentativa de lhe dar uma mãozinha para fazer bonito na ceia de Natal aí vão algumas dicas de profissionais, cuja função é tornar os ambientes mais belos.

Letícia Vilardo, gerente de alimentos e bebidas do Pestana Rio Atlântica, aposta nas combinações branco e dourado e vermelho e dourado para o Natal deste ano. Como elemento bem brasileiro, ela acrescenta a palha para compor o visual da mesa de jantar. Recomenda o uso de jogos americanos em tecidos, sous-plats de capim-dourado e pratos brancos ou vermelhos e guardanapos de tecido branco. Para deixar a mesa mais elegante, ela sugere o uso de cipó e fita de cetim dourada em volta dos guardanapos, prendendo-os com um laçinho. Se a idéia é deixar o ambiente mais descontraído, Letícia diz que fica muito bonito inverter as cores dos pratos, sous-plats e dos jogos americanos na disposição da mesa.

– Dá para valorizar a ocasião produzindo uma mesa bonita e elegante com peças simples e baratas como as fitas, o cipó e as velas. É muito prazeroso ver o rosto das pessoas encantadas diante de uma boa arrumação – afirma Letícia.

As velas, ela garante, dão um charme especial ao ambiente, pois oferecem uma iluminação indireta. No hotel, ela conta que investirá nos cachepôs de cera com pequenas velas na parte interna nas mesas. Alguns cuidados devem ser observados com atenção: a altura dos cachepôs, que não podem ser muito altos, dificultando que as pessoas vejam umas às outras, e a intensidade da iluminação, pois os convidados precisam enxergar bem o que vão comer.

Zap o especialista em imóveisVelas dão toque especial à decorção das festas de final de ano

Outra opção que dá um efeito bonito, segundo Letícia, é colocar velas de diferentes tamanhos. Para a entrada e nas varandas de um lar, ela também garante que fica um charme investir num cachepô mais alto com velas, fazendo o papel de luminária.

Como as flores e plantas também deixam os ambientes mais belos, Letícia indica enfeitar os vasos com a espécie bico-de-papagaio que trazem as cores universais do Natal.

A designer de interiores Paola Ribeiro, que assina uma das mesas e Natal da H. Stern Home, aposta no vermelho e verde também nas flores e folhagens, assim como nos utensílios que vão à mesa como peças de vidros e cristais nas cores verde, vermelho e incolor. Também recomenda o uso de jogos americanos e sous-plats que tornam as mesas mais leves e atuais . Paola também gosta da idéia das velas e castiçais na mesa para criar um clima aconchegante.

Agora se o problema para transformar o lar é falta de tempo, a empresária Mônica Kochen, da Rosa Kochen, oferece o serviço de decoração express, em que o cliente agenda, com antecedência, uma visita para que um dos profissionais da equipe dela conheça os ambientes a serem decorados e assim oferecer diferentes opções de arranjos e acessórios. O leque é amplo. Há abajures, castiçais, taças vasos, papai-noel em vários modelos. O cliente compra cada um dos itens e a equipe deixa tudo prontinho para a chegada dos convidados.

VELAS E CASTIÇAIS  – As velas garantem uma luz especial aos ambientes e têm tudo a ver com as festas de final de ano. Os castiçais valorizam ainda mais o item. Há opções para todos os gostos e de diferentes materiais: vidro, ferro, cerâmica, prata e acrílico. Há inclusive em materiais reciclados como os de alumínio. Os tamanhos e formatos também são variados tanto das velas como castiçais, que ficam um charme em meio aos arranjos de flores.

Zap o especialista em imóveisVelas dão aconchego ao ambiente

Na Rosa Kochen, há opções sofisticadas e coloridas. Na Candle Design, as sócias Beth Pádua e Letícia Carvalho desenvolvem uma infinidade de modelos de velas e de castiçais. Na Casa & Vídeo, há modelos decorativos que fazem sucesso opções custam pouco e dão ar descontraído.

Caso não tenha mais tempo procurar a peça ideal para embelezar a sua ceia, é possível decorar as velas com bijuterias ou colocá-las dentro de copos coloridos ou potes de vidro.
A dica é preencher o pote com sal grosso e colocar velas, de preferência brancas. Elas devem ser arrumadas de modo que não fiquem na mesma altura, e sim inclinadas, dando um ar natural ao arranjo. Garrafas de vinho vazias preenchendo-as com “lágrimas” de velas multicoloridas, dessas que misturam vários tons também podem ser uma alternativa para ambientes mais rústicos. Velas nas mesmas cores das toalhas e dos guardanapos também rende um efeito bacana.

Para garantir um ar mais intimista, vale apostar nas velas flutuantes. Sempre pequenas e com um aroma agradável, elas garantem um clima de bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.