25/10/2018

Como financiar um imóvel em Portugal

Confira o passo a passo para você financiar um imóvel em Portugal

Fonte: ZAP em Casa
Financiar um imóvel em Portugal pode ser mais fácil do que parece e é uma boa saída para contornar o aumento dos preços, causado pelo recente aquecimento no mercado. Cada vez mais estrangeiros compram propriedades no país, seja para investir em aluguéis, montar uma casa de férias ou mudar definitivamente.
imóvel em portugal
Veja como comprar imóvel em Portugal (Foto: Shutterstock)
Os planos variam conforme o banco e o imóvel. As taxas de juros ficam entre 2,5% e 4% ao ano, com financiamento de até 70% do valor da propriedade. Em média, o prazo é de 35 anos, podendo subir para imóveis novos ou descer para compradores de mais idade.

Documentos necessários para financiar um imóvel em Portugal:

– NIF, o número de contribuinte português, equivalente ao CPF no Brasil
– Passaporte brasileiro
– Três últimos contra-cheques ou recibos de pagamento mensal
– Imposto de renda dos últimos 3 anos
– Três últimos meses de extratos bancários de todas as contas que possuir
– Carteira de trabalho assinado, contrato de trabalho ou outro comprovante equivalente
– Declaração de idoneidade do Serasa/SPC
Para financiar um imóvel em Portugal, abrir uma conta em um banco português facilita muito na hora de transferir o dinheiro do Brasil e concluir o negócio, além de ajudar na obtenção de um bom plano de credito habitacional.
Vale dar uma pesquisada nas taxas e na reputação dos bancos que atuam em Portugal no site do Banco de Portugal (www.bportugal.pt), entidade reguladora do sistema financeiro português, como o Banco Central no Brasil. Ele também oferecem uma ferramenta de simulação de um financiamento de um imóvel em Portugal (https://clientebancario.bportugal.pt/credito-habitacao). Os sites dos bancos também oferecem simuladores.

Alguns bancos de Portugal:

BPI
Para liberar o financiamento, também será preciso entregar toda a documentação relativa ao imóvel. Em geral, as imobiliárias ou o corretor responsável ajudam na elaboração ou solicitação desses papeis.

Documentação do imóvel:

– Certidão do Registro Predial, também conhecida como certidão de teor, confirma e legitima o proprietário e o comprador. Informa todos os proprietários que o imóvel já teve, vale seis meses e pode ser solicitada online (https://www.predialonline.pt/PredialOnline/FRM001RPOLCP_input.action).
– Caderneta Predial, serve para que os interessados saibam qual a situação fiscal do imóvel. Deve ser solicitado nas Finanças da cidade onde está a propriedade.
– Licença de Utilização, atesta para que serve o imóvel que você pretende adquirir, como comercial ou residencial. Deve ser solicitada na prefeitura.
– Ficha Técnica de Habitação, é exigida para descrever as características técnicas e funcionais do imóvel. Também na prefeitura.
imóvel em portugal
Veja como comprar imóvel em Portugal (Foto: Shutterstock)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.