14/04/2015

Saiba como funciona a lava-louças

Segundo fabricante, aparelho ajuda a economizar água e não gera desperdício

Fonte: Revista do ZAP

A lava-louças é um dos eletrodomésticos mais buscados por quem preza pela praticidade na hora de limpar a casa. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desse aparelho. Em alguns casos, surgem mitos ou falsas ideias sobre a performance do produto.

como funciona a lava-louças
A lava-louças higieniza os itens com água em alta temperatura (Foto: Shutterstock)

+ Tire dúvidas sobre o funcionamento do micro-ondas

+ Saiba como acabar com o mau cheiro nos ambientes e eletrodomésticos

Para sanar algumas dessas perguntas, o ZAP consultou especialistas de uma das principais fabricantes* de lava-louças do mercado. Confira as respostas a seguir:

A lava-louças gasta muita água?

Ao contrário do que muita gente acha, a lava-louças economiza até 80% de água se comparada com uma lavagem manual (na pia), onde a torneira fica ligada todo o tempo.

A lava-louças faz uma limpeza correta ou deixa a desejar?

O aparelho higieniza a louça com água em alta temperatura (65°C), retira completamente o sabão e não danifica as peças, lavando desde panelas a utensílios delicados. Entretanto, é importante que o consumidor acomode corretamente as louças para garantir o bom desempenho.

Precisa dar aquela lavadinha nas louças antes de colocá-las na máquina?

Não é necessário deixar a louça de molho antes de colocar na máquina. Basta raspar as sobras de alimento ou acionar a função pré-lavagem. Apertando um botão, a lava-louças faz tudo sozinha, liberando o consumidor para usufruir o tempo livre.

A lava-louças gera mais custos ao morador?

Lavadoras são munidas de dosadores para que se utilize somente o necessário de detergente e não haja desperdício. Com um quilo (1kg) de detergente em pó a lava-louças é capaz de realizar cerca de 50 lavagens – considerando uma lavadora média.

*Colaboração: Eletrolux

 

 

+ Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do ar-condicionado

+ Confira dicas para manter o colchão sempre novo

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Confira seis ideias para reaproveitar uma sapateira antiga na decoração

+ Aprenda a criar e cultivar uma horta em casa em pequenos espaços. Veja o vídeo

+ Veja ideias para reaproveitar água do chuveiro e da máquina de lavar

+ Empresas transformam fotos do Instagram em itens de decoração

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

19 Comentários

  1. Tinha dúvidas referente ao desempenho das lava louças, agora que comprei aminha é indispensável lá em casa, a louça e panelas sai limpinha, melhor que lavadas manualmente, é só acomodar as louças de forma correta na máquinaEnquanto ela trabalha eu descanso!!!

  2. Já tive um lava-louças e confirmo as informações dos fabricantes. É um eletrodoméstico indispensável para quem trabalha, tem família e pouco tempo. Mas os preços estão absurdamente caros para um produto que não é um artigo de luxo e sim um auxílio valioso para quem gosta de limpeza.

  3. Esclarecimento sobre o funcionamento da lava-louças bem objetiva, de forma bem básica tira dúvidas comuns de muitos, obrigado.

  4. E em termo de consumo de energia?Aqui no Paraná reajustou 70% de aumento nos últimos 5 meses o kW tá mais cotado que o dólar

  5. Tenho essas pequenas da Brastemp há muitos anos, estou no terceiro modelo. Infelizmente é necessário uma pré limpeza dos utensílios. Qualquer detritozinho grudado na louça, dificilmente sai na lavagem. Garfos e faca são um bom exemplo, se não passar uma esponja antes para retirar qualquer sobra, eles sairão com aparência suja da lava-louças. Isso independe do sabão usado, viu!?

  6. Muito esclarecedora a matéria, registro minha satisfação por um eletrodoméstico tão necessário em uma casa quanto uma lavadoura de roupas, nós mulheres que trabalhamos e cuidamos da família devemos encontrar utilidades que façam nosso dia menos desgastante sem contar que os problemas com as unhas acabaram!!!

  7. gosto muito de dicas sobre tudo pois me sinto bem ajudando a melhorar a performasse no dia a dia das pessoas.Sds.

  8. gosto muito de dicas sobre tudo pois me sinto bem ajudando a melhorar a performance no dia a dia das pessoas.Sds.

  9. Eu tenho em casa e quando instalei minha água diminuiu 40,00 reais.. As louças saem bem mais limpas.. todos os cantinhos bem limpos, além de esterilizar tudo com a água quente. Antes lavava 6 a 7 vezes por dia louça, agora apenas 2. Super recomendo.

  10. Obrigados pelos úteis esclarecimentos.Se me pudessem informar se num movel de cozinha com 3,25 cm onde lavam os pios e placa de indução, a espessura da pedra colocada em silestone de 2 cm é espessura indicada e o balcão das refeições com 1,90 m também será com a espessura de 2 cm, será correto? Obrigados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.