01/04/2015

Tire dúvidas sobre o funcionamento do micro-ondas

Saiba o que é mito ou verdade sobre esse eletrodoméstico

Fonte: Revista do ZAP

Prático e portátil, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais usados no dia a dia da dona de casa. Além de descongelar e aquecer alimentos, ele também prepara algumas refeições sem grandes esforços por parte do morador.

micro-ondas como funciona
O micro-ondas é destinado a aquecer e preparar comidas e bebidas (Fotos: Shutterstock)

+ Saiba como acabar com o mau cheiro nos ambientes e eletrodomésticos

+ 19 formas de usar o bicarbonato de sódio como aliado na faxina

Porém, para garantir o bom uso e a conservação do aparelho é importante seguir algumas dicas, além de ficar alerta aos mitos e verdades que envolvem sua utilização.

Pensando nisso, o ZAP consultou especialistas das principais fabricantes* desse eletrodoméstico para esclarecer algumas dúvidas. Confira as respostas a seguir:

1. É perigoso esquentar água no micro-ondas?

Dependendo do tipo de recipiente e do processo de aquecimento, pode ocorrer um superaquecimento da água. Então, quando a vasilha é movimentada ou se coloca algo para dissolver nessa água (pó de café, por exemplo), as bolhas podem se formar instantaneamente, espirrando o líquido quente. Por isso, é recomendado manter a bebida dentro do micro-ondas por alguns segundos, antes do consumo.

2. Que materiais (vidro, plástico) são mais recomendados para servir de suporte para a comida no micro-ondas?

Os materiais mais recomendados para irem ao micro-ondas são: vidro, silicone e cerâmica. Metais, plásticos não próprios para micro-ondas e papéis devem ser verificados constantemente quando levados ao eletrodoméstico, devido à possibilidade de incêndio.

micro-ondas esquentar comida
Os materiais mais recomendados para irem ao micro-ondas são: vidro, silicone e cerâmica

Veja ofertas de eletrodomésticos para sua casa

3. Posso colocar um pote fechado de comida para esquentar no micro-ondas?

Não. Esquentar refeições em potes ou embalagens totalmente fechadas pode ocasionar estouro.

4. Dá para secar roupa no micro-ondas?

Não. O micro-ondas é destinado a aquecer e preparar comidas e bebidas. A secagem de roupas e o aquecimento de almofadas, chinelos, esponjas, panos úmidos e similares podem levar ao risco de ignição, lesão e fogo.

5. Como tirar mau cheiro do micro-ondas?

Para tirar o cheiro de pipoca ou de outros alimentos, ponha uma vasilha de água com algumas rodelas de limão para ferver dentro do aparelho por, pelo menos, sete minutos em frequência máxima.

6. Como limpar o micro-ondas?

Pano úmido e detergente neutro já são suficientes para realizar a limpeza externa e interna. Não utilize facas e objetos pontiagudos para realizar essa manutenção, porque pode riscar a pintura do produto, além de danificá-lo.*

micro-ondas limpeza
Pano úmido e detergente neutro já são suficientes para realizar a limpeza externa e interna do micro-ondas (Fotos: Shutterstock)

7. Posso colocar alumínio no micro-ondas?

Não. Acontece que um pedaço de metal razoavelmente grosso funciona como um espelho, refletindo as ondas. Se você colocar uma panela de metal pesado com comida dentro do aparelho, a comida não esquenta, pois a panela protege das ondas. É por isso que o interior do eletrodoméstico é essencialmente uma caixa segura, que impede que as micro-ondas se espalhem.

Pedaços grandes, como as paredes dos micro-ondas, geralmente conseguem suportar essas correntes sem qualquer problema. No entanto, pedaços finos, como o papel alumínio, são sobrecarregados por essas correntes e aquecem muito rápido – tão rápido que podem até causar um incêndio. Além disso, se o papel alumínio estiver amassado a ponto de formar qualquer canto afiado, a corrente elétrica que passa pelo papel irá causar faíscas. Se essas faíscas atingirem outra coisa dentro do forno – talvez um pedaço de papel – isso pode gerar o início de um incêndio.

Outras dicas essenciais:

Legumes e alimentos com casca como batata, berinjela, ovo e frango, podem ser preparados no micro-ondas desde que, antes de aquecê-los, sejam perfurados ou cortados, evitando que estourem.

Evite ligar o micro-ondas na mesma tomada de outros aparelhos; desta forma o rendimento do aparelho não diminui e evitam-se acidentes.

Panos não protegem o micro-ondas, pelo contrário, as saídas de ar não podem ser obstruídas. Por este motivo as distâncias mínimas entre o micro-ondas, paredes e outros eletrodomésticos, que constam no manual de instruções, devem ser respeitadas.

 

* Colaboraram para essa reportagem: Luana Inocentes, gerente de produto da Electrolux; Rosângela Campos, consultora de organização; Especialistas da Midea Carrier; Engenharia de Serviços da Whirlpool (dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid).

 

 

+ Saiba o que é mito ou verdade sobre o uso da geladeira

+ Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do ar-condicionado

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

+ Veja ideias para usar embalagens na decoração

+ Veja dicas de decoração de cozinha pequena

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Transforme sua sala em uma tarde com menos de mil reais. Assista ao vídeo

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

4 Comentários

  1. É possível aquecer no micro-ondas a comida que está acondicionada em marmita de isopor? Aquelas marmitas que vem do restaurante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.