27/09/2018

Como lavar roupas? Tire todas as suas dúvidas!

Evite manchas e deixe suas peças limpinhas e conservadas de maneira prática e rápida

Fonte: ZAP em Casa

Lavar roupa é simples: basta jogar tudo na máquina e apertar o botão. Sério que você pensa assim? Não faça isso! Tá certo que as máquinas evoluíram, mas elas não fazem tudo sozinhas. Preparamos dicas preciosas para não estragar suas roupas (nem sua máquina).

Roupa branca

Claro que a roupa branca deve ser separada da colorida na hora lavagem. E manchas devem ser tiradas antes da colocação na máquina. “Se a roupa for totalmente branca e você quer reativar o mesmo branco de quando ela saiu da loja, use um copo de álcool, 1/3 de detergente neutro e água bem quente. Deixe de molho em um balde e enxágue normalmente”, ensina a personal organizer Rosângela Campos.

Evite manchas e deixe suas peças limpinhas e conservadas de maneira prática e rápida (Foto: Shutterstock)

Roupa colorida

Coloque na máquina, separada de roupa branca, mas antes veja se há alguma sujeira resistente que precisa ser retirada. “Se forem roupas escuras, pode colocar, junto com o sabão ou na água da lavagem, anil líquido. Ajuda a manter a cor escura da roupa”, explica personal organizer Priscila Sabóia.

Produtos

Rosângela diz que, com a grande variedade de produtos nos supermercados, muitas donas de casa acabam exagerando e danificando as roupas. “Costumo usar somente sabão em pó, 500 ml de amaciante concentrado e diluído em 1,5 litro de água, álcool para as roupas brancas e sabão neutro”.

Evite manchas e deixe suas peças limpinhas e conservadas de maneira prática e rápida (Foto: Shutterstock)

Tudo na máquina?

Tirando aquelas peças muito delicadas (o ideal é sempre olhar a etiqueta da roupa), basta escolher o ciclo correto de lavagem para cada material. Se sua máquina tem água quente, preste atenção. “A água quente é mais utilizada para lavar as roupas brancas, muito sujas ou com manchas de gordura. Peça nova não deve ser lavada de primeira na água quente”, pontua Priscila. Toda vez que a roupa for delicada, use saquinhos específicos para isso.

Evite manchas e deixe suas peças limpinhas e conservadas de maneira prática e rápida (Foto: Shutterstock)

Usar alvejante

Nunca, na opinião da personal organizer Rosângela Campos. “Pode respingar numa peça preta que estava perto na lavanderia e você danificou a roupa para sempre. O uso de alvejante em excesso deixa a peça frágil e ela vai acabar se deteriorando mais rápido”.

Lavar na mão

Para lavar uma peça na mão, o ideal é você deixar um pouco de molho, pois vai ajudar a tirar a sujeira grossa sem ter que esfregar muito, detalha a personal organizer Priscila Sabóia. “Depois, esfrega um pouco, se ainda for necessário.Aí enxágua e torce na mão. Se for uma peça de tricô deve ser torcida dentro de uma toalha de banho seca para não danificar”.

+ Saiba como usar a máquina de lavar corretamente

+ Veja como usar a secadora de roupas

+ Saiba como tirar mancha de ferro de passar roupa em casa

+ 5 dicas para conservar a roupa de cama

+ Veja cinco dicas para passar roupa com menos esforço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.