27/05/2015

Saiba como levantar uma parede sem correr riscos

Sigas as dicas e evite problemas como parede torta e desperdício de dinheiro

Fonte: 100 Pepinos*

“Ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede”. Só na música, mesmo. Na vida real, as paredes são muito importantes: dividem ambientes, garantem a privacidade, protegem do sol e do frio e são ainda suporte para os quadros e para aquela cor linda que vai deixar a casa com a sua cara.

Porém, para levantar paredes é preciso muita atenção! Veja nossas dicas.

como-levantar-uma-parede-com-segurança
Paredes dividem ambientes e são bons suportes para objetos de decoração, como quadros (Fotos: Shutterstock)

+ Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema

+ Acerte nas medidas da sua casa e evite dor de cabeça na reforma

Tipo de parede

A escolha do tipo de parede deve ser feita na fase de projeto, para que você construa com o sistema apropriado. Ela pode ser de vedação ou estrutural. A de vedação é feita com blocos cerâmicos ou de concreto, tijolos de barro ou drywall (esse último é indicado para paredes internas). A estrutural é feita de bloco cerâmico, concreto estrutural ou tijolo de solo-cimento.

Não decidiu ainda? Os dois tipos apresentam características e funções diferentes. Quando as paredes são de vedação, usa-se uma estrutura de apoio formada por pilares ou colunas (verticais) ligados por vigas (horizontais) para sustentação.

como-levantar0uma-parede-sem-erro
Seja qual for o tipo de parede, evite ter um resultado insatisfatório. Parede torta pode significar um grande problema estrutural para sua casa

Na alvenaria estrutural, toda a parede é de suporte. Nos dois casos, o assentamento é parecido, mas as paredes estruturais não podem ser rasgadas ou demolidas como as paredes de vedação, que permitem essas alterações desde que sejam preservados as vigas e pilares.

Qualquer que seja escolha, assegure-se que o pedreiro vai manter o nível da parede, (alinhamento horizontal), o prumo (alinhamento vertical) e o esquadro (angulação no encontro de duas paredes). Confira o trabalho para saber se tudo está correto, olhe bem as juntas e tome cuidado com o armazenamento e tempo de uso das argamassas. Paredes tortas podem até cair!

Atenção às instalações

As instalações hidráulicas e elétricas vão passar por dentro dos blocos vazados ou drywall, ou em parede de tijolo comum. O pedreiro fará recortes na parede para embutir. Antes de fazer o acabamento com argamassa, teste as instalações!

Lembre-se das portas e janelas

Na construção, quando a parede atingir a altura e posição de portas e janelas, deixe os vãos e verifique se foram instaladas vigas de suporte em cima e embaixo das aberturas (vergas e contra-vergas) ou estruturas metálicas de reforço em paredes drywall. Elas reforçam as aberturas e distribuem o peso da parede, evitando fissuras na parede e no revestimento e a deformação de portas e janelas.

como-levantar-uma-parede-sem-erro
Lembre-se do espaço para portas e janelas

Não deixe a parede sem revestimento

Nunca deixe uma parede pronta (já erguida) sem proteção. Deve-se revestir com chapisco de cimento e areia, com argamassas prontas ou com gesso (neste caso, só em áreas internas). E se desejar depois faça o acabamento fino. Nos tijolinhos aparentes aplique seladora.

As paredes devem ser muito bem executadas para evitar problemas nos serviços seguintes: chapisco, reboco, azulejos ou pinturas.

Mão de obra boa é fundamental

Quem vai fazer sua parede é o pedreiro. Escolha um bom profissional e combine previamente o que será feito!

como-levantar-uma-parede-na-casa
Contem sempre com bons profissionais, que fiquem atentos aos detalhes

Um detalhe importante de como levantar uma parede

Para assentar os blocos, usa-se argamassa. Você pode comprar sacos com a mistura pronta para adicionar água ou fazer a mistura com cimento, cal e areia manualmente ou com betoneiras manuais na obra. Não esqueça de acrescentaro aditivo impermeabilizante na argamassa de assentamento das duas primeiras fileiras dos blocos ou tijolos. É fundamental repeitar o tempo de secagem da argamassa de assentamento.

 

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

 

 

+ Confira o manual da reforma perfeita

+ Conheça 7 pepinos que podem estar invisíveis em sua obra

+ Saiba o que fazer se o pedreiro sumir no meio da obra

+ Valorize seu apartamento com reformas pontuais. Veja como

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

2 Comentários

  1. Sou deficiente, meu quarto o Armario e enbutido na parede toda do quarto, tem uma parte do Armario que mofo bastante e ate a parede do Armario e fora, estou precisando de Orientacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.