18/12/2017

Como limpar piso laminado

Descubra os cuidados necessários na hora de higienizar esta delicada superfície

Fonte: ZAP em Casa

Se você tem piso laminado em casa ou está em dúvida sobre qual tipo de piso instalar na sua reforma, deve saber que ele é um dos mais sensíveis e requer atenção dobrada durante a limpeza e a utilização no dia a dia.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Por isso, abaixo você descobre como limpar piso laminado e dicas indispensáveis para dar a ele os cuidados necessários.

FREQUÊNCIA

O ideal é que o piso laminado receba uma limpeza preventiva todos os dias, feita com o aspirador ou um pano levemente umedecido na sequência. No entanto, dependendo do tanto de pessoas que circulam pela casa, você pode optar por fazer essa limpeza entre uma e duas vezes na semana.

(Foto: Shutterstock)

E para uma limpeza mais completa, João Pedro Lúcio, técnico de serviços da rede Maria Brasileira, explica que existem produtos específicos para higienização pesada de laminados: “Mas deve sempre ser seguidas as instruções de uso de cada produto”, alerta ele.

PANO IDEAL

Para ter mais eficiência na limpeza, procure não usar qualquer pano, como os de algodão, por exemplo. “Dê sempre preferência a panos de microfibra, eles absorvem 7 vezes mais sujeira que um pano de algodão, que no final só empurra a sujeira e não a extrai. Os de microfibras são excelentes para serem usados tanto a seco como umedecidos, além de atrair a poeira quando passado a seco, eles absorvem com mais facilidade a água quando são molhados”, explica Renato Ticoulat, fundador da Limpeza com Zelo e diretor executivo da JAN PRO Brasil.

PASSO A PASSO

Ambos os profissionais indicam que a retirada do excesso de sujeira e pó seja feito com um aspirador, vassouras na maior parte das vezes levantam a poeira, ao invés de juntá-la, o que faz com que ela volte a cair na superfície depois. Renato Ticoulat, indica uma colher de sopa de detergente neutro em 5 litros de água como solução de limpeza.

(Foto: Shutterstock)

Umedeça um pano limpo na solução e torça bastante, até ele ficar bem seco – problema é que não existe no supermercado detergente de limpeza de piso neutro e sim de louça, o que causa muita confusão. Neste sentido, o que importa é que ele seja alcalino. Não se deve usar sabão de coco, que tem sódio, nem sabão em pó de lavar roupa”, detalhe ele. E aqui a dica é: caso não encontre o detergente ideal, use somente água! Depois, passe o pano em todas as dimensões do piso e espere secar para pisar.

TRUQUES CASEIROS

Usar vinagre de vinho branco na proporção de três colheres de sopa para um litro de água ajuda a dar uma limpeza mais completa ao piso, principalmente se a casa tem moradores alérgicos ou animais domésticos, conforme sugere João Pedro Lúcio. “É importante não usar bicarbonato de sódio na mistura do vinagre. O bicarbonato deixará o piso branco”, alerta ele.  

MANCHAS

Como já citado, o piso laminado é muito sensível, portanto qualquer líquido ou creme derramado nele pode causar manchas e até mesmo estufá-lo. Renato Ticoulat explica que ceras e produtos à base de silicone, lixas, escovas de aço, enceradeiras, materiais cortantes e até produtos ácidos que não são limpos na hora, como vinho, por exemplo, podem danificar e corroer o piso.

Mas ele também explica que existem formas de limpar manchas que às vezes parecem impossíveis de sumirem. “O álcool, por exemplo, é um produto que pode ser usado para remoção recentes de tintas de canetas. A mistura de água e detergente neutro, ajuda a eliminar manchas de batom e tintas látex. Um pano umedecido com uma solução de sabão neutro, mais 50% de água morna e 50% de álcool, retira manchas de causadas por vinho, café e sucos de uva. Se a sujeira tiver sido causada por gordura, aplique detergente desengordurante puro sobre a mancha, e depois retire o excesso com um pano.  Se o problema for com esmaltes ou colas, o removedor de esmaltes vai ajudar na remoção”, detalha ele. 

+ Madeira e azulejo são opções sofisticadas e práticas para o piso

+ Calefação do piso deixa o ambiente quentinho e aconchegante

+ Saiba como escolher o piso para a sala

+ Use a criatividade na hora de escolher o piso do box

+ Tire dúvidas sobre o piso de vinílico

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de pisos e escolha o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.