30/03/2004

Como montar um home office

Fonte: Editoria Zap

Como integrar – em uma casa já estruturada – um eficiente e confortável escritório? Em primeiro lugar escolha o espaço a ser reservado ao trabalho. Depois, defina o quanto quer investir e faça a lista dos equipamentos que, no geral, devem economizar espaço e ter múltiplos usos.

Zap o especialista em imóveis Home office

Zap o especialista em imóveis Nos últimos anos, muita coisa mudou nas relações de trabalho. A tendência mundial, também acompanhada pelo Brasil, aponta para o crescimento do número de profissionais de diferentes setores da sociedade trabalhando na própria residência. Mas como transformar, num passe de mágica, o pequeno apartamento, a casa já estruturada onde tudo funciona bem, em eficiente e confortável escritório integrado à estrutura doméstica?
Em primeiro lugar, é preciso escolher o espaço reservado ao trabalho. Use desde um local independente, como quarto ou sala, ou tente outras soluções: quarto da empregada ou de despejo, garagem, corredor onde fica um nicho para armário, o vão formado embaixo da escada ou até mesmo um <!–closet.–>closet.

Defina previamente o quanto vai investir e faça a listagem dos equipamentos básicos necessários”, afirma a arquiteta Bianca Mattaraia. Estética, funcionalidade e bem-estar, segundo ela, são itens básicos na montagem do escritório, acompanhados de projeto de instalação da parte elétrica aparente ou embutida.

Para quem pretende realizar tudo sozinho, a arquiteta Alessandra Ribeiro sugere fazer uma planta simples da área reservada ao escritório, contendo todas as medidas do espaço. Isso ajuda muito na hora de definir e comprar mobiliário, equipamentos e acessórios.

A escolha do mobiliário básico fica condicionada à atividade profissional, a área da casa ocupada e aos recursos disponíveis. Basicamente não podem faltar mesa, cadeira, gaveteiro e armário. O uso de sofás e estantes dependerá do espaço e pode incluir um canto agradável de leitura. Quanto à escolha do móvel, as medidas devem atender padrões ergonômicos. O uso de móveis com rodízios é recomendado se houver utilidade, caso contrário não se justifica em ambientes muito pequenos ou com carpete, pois as rodinhas podem danificar o revestimento.

Emaranhado de fios — Não se assuste com a montanha de fios dos equipamentos. Um eletricista de confiança pode armazená-los em canaletas de madeira, feitas sob encomenda ao marceneiro, depois acopladas ao rodapé do quarto. Canaletas de plástico pintadas da cor da parede também são uma alternativa. Hoje, segundo a arquiteta Alessandra Ribeiro, existem no mercado peças do mobiliário com espaço reservado para passar a fiação de todos os equipamentos de escritório.

Dê atenção especial também à iluminação, que ocupa papel fundamental no ambiente de trabalho. Por isso a escolha de lâmpadas e luminárias deve ser criteriosa. “A iluminação incandescente é a menos indicada porque esquenta o ambiente e cansa a vista. Prefira luz fria (lâmpadas fluorescentes), de cor branca, e uma luminária de mesa, com lâmpada PL de leve tom amarelado”, diz Alessandra.

A arquiteta Bianca Mattaraia recomenda o uso de persianas porque são mais práticas, fáceis de limpar e, no final, ainda oferecem um bom resultado estético. “A escolha do piso é indiferente, fica condicionada ao gosto de cada um”, afirma. Para quem deseja ambiente de trabalho harmonioso e equilibrado, Bianca aconselha dispensar atenção especial à ventilação natural ou ao ar condicionado.

Quanto às cores dos móveis ideais, ela não recomenda as mais escuras, pois diminuem o ambiente, deixando-o pesado. Mas não é proibido fazer uso de algum elemento de cor escura na decoração, embora os tons mais claros e pastel sejam os mais indicados, pois descansam os olhos.

Na hora de planejar e montar um home office o limite está nas paredes, portas e janelas pré-existentes. Importante, segundo Bianca, é saber aproveitar as áreas, as partes de cima das paredes, optar por móveis que economizam espaço e tenham múltiplos usos, sejam confortáveis e formem um conjunto harmonioso para passar várias horas do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.