28/05/2014

Como proceder se houver o racionamento de água

Por enquanto, medida não deve ser tomada, mas saiba como agir caso ocorra

Fonte: ZAP Imóveis

Por enquanto, o racionamento de água está descartado na Região Metropolitana de São Paulo. Apesar do nível baixo nos reservatórios, racionar o fornecimento de água para a população na maior cidade do País deve ser a última opção.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Um eventual racionamento significaria ligar e desligar, várias vezes, a água que chega até residências e empresas, o que, além do inconveniente da falta de água, poderia provocar problemas como a variação de pressão dentro da rede.

Como diz o velho ditado, ‘o seguro morreu de velho’, e é bom você já se precaver e saber como proceder caso a água seja racionada. Segundo a arquiteta Nátali de Mello, é preciso seguir as regras básicas de economia de água.

Confira as dicas:

Deixe a torneira fechada para escovar os dentes e lavar a louça (Fotos: Shutterstock)

– Tome banhos rápidos;
– Use a capacidade máxima da máquina de lavar roupa, ou seja, deixe as roupas acumularem para serem lavadas;

– Utilize regador em vez de mangueira para molhar plantas no quintal ou varandas;

 

– Não lave o quintal. Varra-o

 

– Lave o carro com frequência menor. E quando lavar, use balde. Se o carro estiver muito sujo por dentro, use o aspirador

– Você pode tomar outras iniciativas, como captar água da chuva. Use baldes para a captação e aproveite essa água para lavar carros ou quintais e regar plantas.

– Cubra a piscina enquanto não estiver sendo usada. Isso evita a evaporação

– Mantenha os encanamentos sempre em dia: faça manutenção constantemente para evitar vazamentos e desperdícios.
– Economizar luz também economiza água, lembre-se disso! Desligue os aparelhos quando não estiverem sendo usados. Assista menos TV, leia mais livros! Deixe as janelas e cortinas bem abertas, para evitar acender muitas luzes.
– E se você for construir uma casa, pense em utilizar sistema de reuso de água e aquecimento solar. A mudança de hábito é o nosso maior aliado para a economia de água e energia!

19 Comentários

  1. dica no ultimo enxague de roupa na maquina encha um tambor de agua p lavar o carro e quintal,pode ser de plastico ou latão vc deve encontar tambores de lixo com tampa.ou comprar uma cx dágua pequena e deixe no chão prox da maquina ok,isso ajudará economizar ak falta agua quase tds os dias cedo ate n madrugada.ta feia a coisa.

  2. Acho que é uma questão de educação e criar um hábito de concientização, pois essas medidas eu já tomo desde muito pequena. Éramos orientados pelos mais velhos a não disperdiçar nada, não sómente a agua. Não adianta economizar só quando falta algo , devemos nos prevenir sempre.

  3. É uma questão de educação. Devemos nos previnir sempre, não adianta ersperar faltar para começarmos a economizar.

  4. não adianta economizar água a não ser que a intensão seja a de pagar menos. O que adianta é produzir água, deixando de desmatar e reflorestando pelo menos 40% do foi desmatado. Se não for possível fazer isto, não adianta nada economizar no consumo, porque vai faltar de qualquer jeito, mais cedo ou mais tarde, mas a questão é só de tempo.

  5. yes,eu uso a água da máquina de lavar,para lavar áreas,calçadas,garagem,etc e ainda mais,uso a água com amaciante do enxague para lavar as ultimas peças(remessa).

  6. Será que ainda há quem escova os dentes,lava louça,carro,etc com a torneia ligada? E pior será que ainda exista quem lave carro com mangueira e quintal?Essa sim é uma atitude de troglodita.

  7. Concordo com algumas respostas,mas o bom mesmo era que se todos fossem educados desde criança a economizar não só aguá ,mas todo tipo de alimentos também.

  8. Tudo deve ser economizado.Resido em Guarulhos. Muito antes da estiagem,ou seja a uns 4 anos atras,toda tarde a água era fechada. Agora temos água dia sim dia não. Moro em um bairro considerado de classe média alta. Existem bairros que ficam desde ha muito tempo sem água por vários dias.è difícil entender. A estiagem é em todo o estado,porque alguns municípios tem rodízio de água?

  9. Amigos, faço captação da agua da chuva em tambores, no momento do banho através de um balde plastico e agua da maquina de lavar. Se alguem sentir no coração fica ai minha sugestão de economia. Ok.

  10. acho a campanha para economizar agua muita timida tem que mostrar todos osdias os reservatorio secos/ multarque lava calçada/ carro/mas tudodepende de educação ambiental, vamosensinar as crianças é muito mais facil somente elas conseguem convencer os adultos que eles não vão deixar nada para a proxima geração.

  11. FAÇA SUA PARTEELETRICIDADE QUE UTILIZAMOS:Sem saber-mos, num simples toque de um interruptor de luz podemos estar poluindo nosso planeta. Por que?Para a geração de eletricidade existem várias maneiras, sendo a mais comum, através de usinas alimentadas a gás, óleos, carvão e água.As mais usuais em nosso país é através da água (usinas hidroelétricas).Grandes usinas necessitam de alagar várias extensões de terras, causando um impacto ambiental monstruoso: perda de área de terras férteis, alagamento de florestas, mudança da biodiversidade local e muitos outros fatores que vão ajudar na poluição do planeta.Poderia escrever páginas e páginas mostrando onde e quais os elementos que fazem mal ao nosso planeta (no caso de construção de uma usina).Quando a mamãe falava para o filinho no banho: – Fecha esta torneira e saia daí. Com certeza ela estava preocupada com a conta da concessionária. Porém se você não tem problema com o valor da conta, com certeza você também cuidará para diminuir ao máximo o consumo de tudo, quando verificar que, o consumo, de modo geral, é que polui nosso planeta.Veja o caso da eletricidade:Quanto maior for o consumo, mais usinas terão que serem construídas, aí teremos mais impacto no ambiente.ÁGUA QUE UTILIZAMOSComo a água chega à torneira?Retira-se de rios poluídos ou lagos (necessárias bombas, energia elétrica, etc.).Faz-se o tratamento em estações apropriadas (necessário bombas, energia, elementos químicos) Nota: A energia elétrica vem das Usinas. Os elementos químicos vêm da natureza, porém até chegarem às estações, há… quanta poluição e destruição para conseguí-los.Portanto, você pode lavar louças, bem lavadas, com pouca água, ou com muita. Depende da sua consciência. Mesmo acontece com o banho.Vamos parar por aqui, dicas simples de economia:• Utilize o máximo a luz natural;• Ao sair de um ambiente com luz artificial, desligue o interruptor;• Utilizar o aparelho de ar condicionado somente quando estiver no ambiente e da seguinte forma: feche todas as janelas e portas para evitar a perda da refrigeração.• Tomar banho de forma racional (se cantar no banheiro, cante samba, e nunca valsa);• Ao lavar a louça, abra de forma racional a torneira, não desperdice detergente e enxágüe o maior número de utensílios, de uma só vez.• Nunca escovar os dentes, com a torneira aberta.• Até o seu creme dental pode estar sendo gasto com volume desnecessário. 5 gramas na escova ou 10 gramas fazem o mesmo efeito.A Natureza agradece.José Roberto SiolinTécnico Industrial em EletrotécnicaCREA- 5060667010

  12. Conscientização é preciso sempre. Deixar a população cada dia mais ciente da necessidade e utilização da água. Parabéns!Apenas, as instituições de distribuição de água deverão serem mais responsáveis e fiscalizadas.

  13. SABESP – Tal empresa nunca fez investimentos prevendo falta de chuvas e outros fatores climáticos e agora fica crucificando a população com racionamentos. Eu mesma fazia tanta economia !!! reaproveitava até água do chuveiro, máquina… mas quando o cavalete estorou e ficou esguichando água por 6 SEIS LONGOS DIAS e implorando para que os FP viessem consertar, resolvi não privar minha família desse descaso. Somente aqui no BRAZIL tem isso.

  14. Não é possível q falte água no Brasil, o país com as maiores reservas de água doce do planeta.Cambada de ladrões incomPTentes!E sim, vamos captar água da chuva e gerar energia éolica nos telhados. Século XXI chegou…E fundamental: Esterilizar a rataria favelada, não há país que aguente isso.

  15. Onde moro a 50 anos, quando não existia água fornecida pela Sabesp, a solução naquela época era cavar um poço. Quando a Sabesp surgiu, meu pai quis entupi-lo, mas minha mãe foi contra e o preservamos. Hoje tenho esse mesmo poço com 13 metros de profundidade e com 8 metros de água e 2 metros de largura. Tenho água a vontade e de graça durante todo o ano, mais do que o suficiente pra desperdiçar com lavagens de calçadas, carro, quintal… e ninguém pode reclamar que faço isso, pois afinal… foram idiotas entupindo os próprios poços!!

  16. Vem pro interior, tenha qualidade de vida com água de poço artesiano, no outro ponto as crianças economiza mais água que os adultos …aprenda com elas fazem….

  17. Sempre dei muito importancia para a àgua, cho algo estremamente iportante em nossas vidas,quando criança tomava banho em rio no sitio onde morávamos. sonei anos com o rio onde poliram até compus uma musica para ele. Mas não sou profissional artística, desde que compus a musica ramente sonho com este, que era apenas um riacho.A musica fala deste rio e de todos os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.