17/06/2007

Como se fosse uma área social

Fonte: O Globo

Horizontalidade e transparência são tendências na decoração das cozinhas, que ganham novo status nas casas

Fábio RossiZap o especialista em imóveisO aço, de fácil limpeza, e a madeira natural, mais resistente como MDF e aglomerado, são as opções deste projeto da Formaplas. A coifa, sobre o fogão, reforça a sensação de limpeza

 

 

 

 

 

 

 

Ambiente que não pára de ganhar destaque nas residências, as cozinhas estão cheias de novidades. A maioria delas importada da Eurocucina, feira que acontece a cada dois anos paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão. O segmento, aliás, está em plena expansão. Para se ter uma idéia, só no CasaShopping — com duas inaugurações previstas para breve — serão 15 lojas especializadas em cozinha.

Entre as principais tendências de Milão, está a horizontalidade dos balcões, que permite que tudo fique à vista. No lugar de dezenas de armários e prateleiras, menos divisórias, mas com dimensões maiores. Assim, não é preciso tirar o que está na frente para ter acesso aos utensílios dispostos ao fundo: pratos, panelas, travessas e alimentos ficam lado a lado. É o que destaca Ana Cláudia Roig, representante da Elgin Cuisine no Rio.

— Outra tendência é a mistura de materiais de acabamento. Temos projetos, por exemplo, em que os armários de baixo têm porta de laminado preto brilhante e os de cima, de vidro temperado da mesma cor. As cozinhas, aliás, estão monocromáticas ou bicolores — acrescenta Ana Cláudia.

 

Fabio Rossi Zap o especialista em imóveisAo comprido, o armário de cozinha do projeto da Elgin tem grandes dimensões e poucas divisórias: desta forma, não é necessário tirar o que está na frente para ter acesso aos utensílios guardados no fundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A feira de Milão também reforça o minimalismo nas cozinhas: tudo que pode ser considerado excesso está fora. Até puxadores, cada vez menos aparentes. É o que acontece nas linhas da Dell Anno, uma das empresas que abre, este mês, um showroom no CasaShopping, em investimento de um milhão de reais.

 

Fabio Rossi Zap o especialista em imóveisMinimalismo no desing na cozinha Dell Anno: até os puxadores são mais discretos. Portas transparentes facilitam uso dos armários

Eletrodomésticos como máquinas de lavar e microondas ficam escondidos por portas iguais às dos armários, fogões são embutidos nas bancadas. É o que ressalta Cláudio Brandão, diretor do Grupo TAC, do qual a Dell Anno faz parte:

— Tudo é pensado para facilitar a vida do morador, que hoje faz da cozinha uma área social, não só mais de serviço. Assim, as portas dos armários de algumas de nossas linhas são de vidro transparente, facilitando a visualização.

Como as pessoas fazem mais estoque para compensar o menor número de idas aos supermercados, por causa do corrido dia-a-dia, há mais lugares para armazenamento de comida. A Florense, por exemplo, mudou a boa e velha despensa ao incluir armários de dois metros de altura em alguns projetos:

— Temos gavetas refrigeradas, como complemento a geladeiras ou congeladores: tudo depende da temperatura que o dono da casa colocar. É ótimo para guardar vinhos — diz Ézio Valente, gerente de marketing da empresa.

 

Fábio Rossi Zap o especialista em imóveisGaveteiros refrigerados são uma novidade no projeto da Florense: não substituem geladeira ou congelador, mas funcionam como algo mais na conservação dos alimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Materiais nobres que se misturam

Ferragens sofisticadas abrem as portas para cima e para os lados, comprometendo o menor espaço possível e facilitando o acesso ao que está guardado. Na Formaplas, por exemplo, uma gaveta foi planejada para ocupar a quina formada entre dois armários em “L”. A empresa também privilegia o uso de materiais nobres nas cozinhas, como a madeira natural e o aço, destaca a gerente comercial, Sônia Coelho:

— O aço na cozinha representa saúde, porque é de fácil limpeza. E a iluminação na coifa, sobre o fogão, reforça essa sensação de pureza. Já para a área de lavagem, estamos trabalhando com a madeira natural, não o MDF ou o aglomerado, pois sendo de qualidade, tem alta durabilidade. E é aconchegante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.