27/12/2013

Como se fosse uma casa

Como se fosse uma casa

Fonte: Revista do ZAP

Relação direta com a varanda valoriza em apartamento no Centro da Capital a disposição de pátio e playground iguais aos de uma casa

Quando se fala na cobertura de um imóvel, logo se pensa no lugar mais alto. Mas, neste caso, a cobertura de 450 metros quadrados se transferiu para o primeiro andar de um prédio no Centro de Florianópolis.

A escolha por essa característica foi dos próprios donos — um jovem casal de empresários com dois filhos, sendo um menino de oito anos e uma menina de dois. Apesar de eles residirem num apartamento, desejavam que os espaços de convívio tivessem jeito de casa. Nesse sentido, o imóvel adquirido no primeiro andar e interligado à ampla área externa fez toda a diferença.

Apartamento-casa-decoração


 
Aliás, a parte que abrange a varanda tem tamanho igual ao do interior do apartamento, o que possibilitou diferentes ambientes e usos. Para fazer algumas modificações e a ambientação, o casal procurou o arquiteto Marco Antônio Medeiros.

“Foi por indicação do antigo proprietário que já era meu cliente que eles chegaram até mim. Para minha surpresa a atual dona era uma amiga de infância e há muito tempo não a encontrava”, diz o arquiteto.

O trabalho que envolveu a reforma de toda área interna e parcialmente da externa, segundo o profissional, foi bem tranquilo. Marco Antônio teve total liberdade na escolha dos materiais e acabamentos. Foram necessárias a troca de revestimentos, das louças, dos metais, foram refeitos a pintura, o gesso e toda luminotécnica.
 
O projeto seguiu uma linha contemporânea enfatizando a mistura de elementos clássicos e atuais, o mix de cores e texturas. No quesito cores, uma composição perfeita entre preto, turquesa, fendi e coral, tons escolhidos pelo arquiteto, mas que deixaram os proprietários satisfeitos pelo resultado final.

O piso de todo o apartamento foi substituído por laminado vinílico, inclusive na cozinha e área de serviços.

A iluminação também teve atenção especial, lembra Marco Antônio. O projeto valorizou diferentes cenários tanto com as luzes indiretas vindas da sanca invertida quanto pelos abajures e fitas de LED, localizados em pontos estratégicos na sala e na área externa.

Apartamento-casa-decoração

Com uma modificação no living se criou uma abertura que funciona como passa-pratos para a cozinha, e que é disfaçado com o uso de portas espelhadas na cor fumê. Uma cristaleira emoldura o passa-pratos e guarda as peças preferidas dos proprietários


Apartamento-casa-decoração

Na composição do estar, mesas de centro redondas foram escolhidas estrategicamente para não machucar as crianças. O tapete abrange somente o estar para delimitar a área próxima ao jantar. As poltronas giratórias de tom turquesa dão o contraste.

Exterior para viver intensamente

A área externa deste apartamento localizado no primeiro andar é generosa. Tem o mesmo tamanho da área interna do imóvel. Para se ter uma ideia, o espaço disponível possibilita diferentes ambientes para usos diversificados da família, que mesmo vivendo num apartamento, gosta de se sentir como se morasse realmente numa casa.

“Não à toa, acomodamos na grande varanda um playground equipado para a diversão das crianças”,  destaca Marco Antônio Medeiros.
 
Para maior comodidade dos adultos, foi incorporado ao ambiente externo um pergolado com mesa para almoços, churrasqueira coberta e mesa com banco estilo bistrô desenhado pelo escritório do arquiteto.

 

Apartamento-casa-decoração

O projeto de paisagismo também assinado pelo arquiteto tem vasos feitos de resina, específicos para a área externa. O mix de plantas tanto o tipo quanto o tamanho, segundo Marco Antônio, foi pensado para criar um pouco de privacidade com o entorno.

 

Apartamento-casa-decoração

Um dos primeiros pedidos dos clientes era o de criar um espaço para as crianças brincarem com segurança. A casinha é desenho do arquiteto, pensada para os dois filhos de idades diferentes. O espaço ganhou grama sintética.

O PROFISSIONAL
Arquiteto Marco Antônio Medeiros
www.marcoantoniomedeiros.com.br
marcoantoniomedeiros@gmail.com
(48) 3333-0233

Leia mais:
>> Sacadas e varandas integradas ampliam as possibilidades de uso da área social
>> Apartamento de frente para o mar foge do clichê de uma casa de praia

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.