01/03/2016

Aprenda a retirar o resto de cola que fica nos potes

Veja como se livrar daquela cola que pode ficar agarrada em algumas embalagens ao se retirar o rótulo

Fonte: ZAP em Casa

Quem nunca se irritou ou perdeu horas tentando raspar aqueles restinhos de cola adesiva que ficam presos na parede, em embalagens, copos e outros objetos que podem perfeitamente ser reutilizados, retirando apenas as etiquetas? Confira abaixo algumas dicas de como tirar cola de embalagem.

+ Economize: Amaciante possui inúmeras funções na hora da limpeza

+ Dicas para combater o mosquito que transmite: a Dengue, Zika vírus e Chikungunya

É possível remover restos de adesivos com alguns produtos de cozinha mesmo. Em embalagens de vidro, por exemplo, óleo de cozinha funciona muito bem para dissolver a cola e limpar as superfícies. Se o vidro for mais forte, pode-se usar uma esponja embebida numa pequena quantidade de óleo. Em objetos mais delicados, um guardanapo ou pepel toalha resolvem o problema.

como_tirar_cola_de_vidro
Dicas caseiras ajudam a retirar o resto de cola que fica nas embalagens de vidro e de plástico (Foto: Reprodução/Don”t Waste the Crumbs)

Além do óleo, o vinagre comum é ótimo para limpar recipientes plásticos. Espalhe vinagre de vinho branco sobre toda a área a ser limpa e esfregue levemente com os dedos ou uma esponja de cozinha. A cola deve sair facilmente. Após o procedimento, lave bem a área onde o vinagre foi usado para evitar odores posteriores.

Se a cola estiver numa superfície muito suja, a dica de ouro é usar outro adesivo para retirá-la. Um pedaço de fita crepe é capaz de tirar a sujeira e os resíduos de cola juntos. Isso é particularmente útil em paredes ou móveis, onde todo cuidado é pouco para não riscar a tinta ou a madeira, por exemplo.

embalagem_vidro
Com dicas simples, o rótulo é retirado por inteiro e os postes podem ser reaproveitados. (Foto: Reprodução/Don”t Waste the Crumbs)

 

Ainda assim, o álcool em gel já é uma mão na roda. Um pano seco com um pouco do produto já é capaz de limpar superfícies sem muito esforço. Não é tão eficiente quando o antigo álcool líquido, que não é mais vendido, mas consegue bons resultados.

No entanto, se nada disso resolver, existem removedores específicos para cada tipo de cola e superfície disponíveis no mercado. Aí, vale tomar cuidado para comprar o produto certo e seguir as instruções de uso à risca, para não danificar a região onde está o resto da cola.

 

+ Espante e elimine as baratas sem usar veneno

+ Veja como plantar um limoeiro para aromatizar a casa

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Confira 10 ideias geniais para organizar a maquiagem

+ Deixe o box do banheiro organizado com praticidade

+ Saiba montar um kit de ferramentas de jardim para cuidar das plantas

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

5 Comentários

  1. excelente dica; reutilizo vidros em diversas situações e estas duas facilitarão meu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.