27/02/2018

Veja como usar papel de parede no banheiro

 Dê uma nova cara ao ambiente sem passar por grandes reformas

Fonte: ZAP em Casa

Para começar um “quebra quebra” de reforma no banheiro, é preciso estar financeira e psicologicamente disposto e estável, já que este é um tipo de obra que pode gerar muita dor de cabeça. Mas, é possível se livrar da sensação de estar enjoado da decoração de uma forma prática e rápida: utilizando papel de parede no banheiro.

Foto: Reprodução/Pinterest

Antigamente, era comum ter o pé atrás para adotar essa opção em cômodos como o banheiro, já que a tecnologia não era tão avançada e o prejuízo poderia ser grande caso o papel de parede deteriorasse com o vapor do ambiente. Dessa forma, era muito mais frequente que ele fosse utilizado apenas em lavabos.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Mas, a arquiteta e urbanista Danielle Andraos, do escritório Arquitetura Possível, explica que hoje, com o avanço da qualidade dos papéis de parede, tudo só depende da decisão certa na hora da compra: “Com a escolha dos materiais indicados, resistentes à umidade e ao vapor, pode-se deixar a criatividade aflorar e usá-los em quaisquer paredes até mesmo dentro do box dando uma cara super atual ao ambiente”.

Os mais indicados são o vinílico e lavável. O primeiro é feito de PVC e tem base de tela ou papel, conforme explicam as arquitetas Nathiara Pozzebon e Juliane Richetti, da Arqhezze Arquitetura. Segundo elas, essa opção conta com um tratamento que dá à ela um aspecto de tecido e aumenta a durabilidade, já que é muito resistente à umidade.

Já o papel de parede impermeável, como o próprio nome já diz, é protegido da exposição à água e conta com uma infinidade de texturas enorme, desde as que imitam couro, cobre e madeira até as estampadas.

Foto: Reprodução/Pinterest

Apesar de toda essa moderna tecnologia que te possibilita decorar o banheiro de modo fácil, a dupla de arquitetas da Arqhezze explica que é preciso investigar o local antes de instalar o papel de parede: “A umidade não ocorre somente nos ambientes tipicamente úmidos, como banheiro, lavanderia e cozinha. Muitas casas possuem mofos nas paredes das salas e quartos. Isso pode ocorrer devido a má impermeabilização das paredes na construção, a pouca iluminação ou a falta de ventilação”. Se houver este problema no ambiente, nem as opções adequadas resistirão.

A opção que você talvez tenha ficado curioso a qual você pode colocar dentro do box é bastante inovadora e recebe o nome de papel de parede com proteção de fibra de vidro, que na verdade é um revestimento com a mesma facilidade de aplicação que os papéis de parede. “Ele possui uma maior durabilidade, é lavável, antimofo, não mancha e não desbota com o tempo, o que permite seu uso sem receio até mesmo na área chuveiro”, detalha Danielle Andraos. 

Foto: Reprodução/Pinterest

Além dos atributos técnicos que são práticos, o papel de parede volta em 2018 como uma forte tendência e um de seus pontos fortes é a versatilidade, já que as opções de estampas e texturas são infinitas.

Para dar um ar refinado e especial ao ambiente, você pode se basear nas opções que hoje estão em alta, como os de concreto aparente, cimento queimado, 3D, retrôs, listras e os geométricos. Aliando estas tendências ao seu próprio estilo, você terá a garantia de um banheiro renovado e lindo!

+ Aprenda a combinar os azulejos geométricos e dê um ‘up’ na sua casa

+ Saiba como acertar na decoração de cozinha

+ Peles artificiais para decorar a casa

+ Saiba como pendurar quadros e não errar

+ Boho chic: da moda para a decoração

+ 6 dicas sobre o uso das luminárias retrô

+ Como fazer a decoração de uma sala de estar pequena

+ Azulejo terracota é versátil e dá tom natural ao ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.